Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é luz negra?

O que é Física?

Luz negra é uma radiação eletromagnética composta majoritariamente por luz ultravioleta, capaz de excitar compostos fosforescentes.
Algumas substâncias podem auxiliar na detecção de fluidos corporais quando iluminadas pela luz negra
Algumas substâncias podem auxiliar na detecção de fluidos corporais quando iluminadas pela luz negra
PUBLICIDADE

A luz negra é uma luz ultravioleta produzida junto a uma pequena quantidade de luz visível. Quando a luz violeta incide sobre compostos fosforescentes, tais como o mineral calcita ou o sulfeto de zinco, ela é absorvida. Após a interrupção do estímulo luminoso, os materiais fosforescentes emitem lentamente parte da energia absorvida em forma de luz visível, exibindo um brilho fraco durante longos intervalos de tempo.

A fosforescência é um tipo particular de fluorescência. Nesses fenômenos ópticos, há a absorção da radiação ultravioleta e a emissão lenta de luz visível.

A maioria das ondas eletromagnéticas produzidas pelas lâmpadas fluorescentes são raios ultravioleta, formados pela aceleração de um vapor de gás em seu interior. Essa radiação é absorvida por uma fina camada de pó branco composta de sais de fósforo, que produz a luz visível por meio da fosforescência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a camada branca é retirada das lâmpadas fluorescentes, os raios ultravioleta conseguem propagar-se para fora do bulbo da lâmpada. As roupas brancas, bem como outros compostos fosforescentes, cumprem o papel de reemitir essa energia em forma de luz visível. Alguns detergentes utilizados para clarear as roupas apresentam na composição substâncias que são excitadas na presença de raios ultravioleta e emitem luz branca, causando a impressão de o objeto estar ainda mais claro.

Existem diversos usos para a luz negra. Tecidos como ossos e unhas, além de suor e saliva, contêm compostos fosforescentes que emitem uma pequena quantidade de luz visível quando são expostos aos raios UV. É por isso que o uso da luz negra é tão comum em investigações criminais.


Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "O que é luz negra?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-luz-negra.htm. Acesso em 22 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola