Topo

Princípio de Pascal

Física

O princípio de Pascal estabelece que o acréscimo de pressão feito em um líquido transmite-se de forma integral a todos os pontos do líquido.

Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, filósofo e matemático francês de curta existência. Uma das suas afirmações foi amplamente pronunciada pela humanidade nos séculos posteriores: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Como físico, em um de seus estudos, esclareceu o princípio barométrico, a prensa hidráulica e a transmissibilidade das pressões.

O princípio físico que se emprega nos elevadores hidráulicos de postos de combustíveis e nos freios hidráulicos foi descoberto por Pascal. O enunciado do princípio de Pascal diz que:

O acréscimo de pressão produzido em um líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.

Nessa equação, temos:

F1 e F2 = Forças aplicadas aos êmbolos 1 e 2;

A1 e A2 = Áreas dos êmbolos 1 e 2.

Uma aplicação simples desse princípio é a prensa hidráulica. A prensa é um dispositivo com dois vasos comunicantes que possui dois êmbolos de diferentes áreas sobre a superfície do líquido. Veja como funciona uma prensa hidráulica no desenho a seguir:

Aqui temos o esquema de um elevador hidráulico. A prensa é um mecanismo eficaz de aumento da força aplicada. Para isso, basta construir um dispositivo com área maior do que a área à qual a força será aplicada. Fazendo isso, podemos levantar o carro. Isso também vale para o sistema de freio hidráulico de um carro.

Por Marco Aurélio da Silva

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Princípio de Pascal"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/principio-de-pascal.htm>. Acesso em 24 de marco de 2017.