A todo instante estamos em contato com alguma substância que pode ser definida como fluido. Todos os dias, por exemplo, precisamos ingerir uma determinada quantidade de água e vivemos “mergulhados” em um mar de ar atmosférico.
Os fluidos são definidos como substâncias que apresentam capacidade de fluir ou escoar, por não poderem resistir a uma força que é paralela à sua superfície (tensão de cisalhamento), e sempre assumem o formato do recipiente onde são confinados. Algumas substâncias, como o mel e o piche, levam um certo tempo para adquirir a forma do recipiente, mas um fluido sempre assumirá o mesmo formato que o recipiente onde está inserido.
Líquidos e gases são considerados fluidos porque não possuem seus átomos organizados de forma simétrica e rígida, formando uma rede cristalina, como acontece com os sólidos cristalinos.
Existem duas grandezas que caracterizam os fluidos: massa específica e pressão.
-
Massa específica
A massa específica (ρ) é fruto da razão entre a massa de um fluido e o volume ocupado por ele:
ρ = m
V
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida para massa específica é o Kg/m3.
Por serem mais compressíveis, a massa específica dos gases varia muito com a pressão, o que não ocorre com os líquidos (vide tabela).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A pressão é fruto da ação do líquido sobre as paredes de um recipiente e pode ser definida a partir da razão entre a força aplicada pelo fluido e a área de aplicação dessa força:
P = F
A
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o N/m2, também chamado de pascal (Pa). Outras unidades usadas para essa grandeza são o atm, que corresponde à pressão exercida pelo ar atmosférico a nível do mar, e o Torr, nome dado em homenagem ao Evangelista Torricelli por causa da invenção do barômetro. 1 Torr corresponde à pressão gerada por uma coluna de 760 mm de mercúrio.
1 atm = 1,01 x 105 Pa = 760 Torr
A lei de Stevin determina a pressão exercida por um fluido em repouso:
P = patm + ρ.g.h
patm = Pressão atmosférica;
ρ = Massa específica do líquido;
g = gravidade;
h = Altura da coluna de líquido considerada.
Por Joab Silas
Graduado em Física