Topo
pesquisar

Lançamento Oblíquo

Física

PUBLICIDADE

Quando uma bola é chutada em uma partida de futebol, podemos observar que ela realiza um movimento parabólico. Esse movimento é chamado de lançamento oblíquo.

Considere um corpo sendo lançado a partir do solo, formando um ângulo ? com a horizontal, com velocidade inicial v0. Desprezando as forças dissipativas, o corpo fica sujeito apenas à ação da gravidade, descrevendo uma trajetória parabólica.

 


Movimento Horizontal

Assim como no Lançamento Horizontal, o movimento na direção do eixo x, no lançamento oblíquo, é uniforme, pois a velocidade é constante. Portanto, a função horária do movimento horizontal é:
 


x = vx.t

A distância horizontal percorrida pelo corpo desde o lançamento é chamada alcance máximo. Podemos determinar o alcance máximo pela equação:


 



Para determinar a posição do móvel em relação à horizontal temos que determinar a componente da velocidade inicial v0 na direção do eixo x. O módulo da velocidade na direção do eixo x é:


vx = v0 . cos?


Movimento Vertical

O movimento vertical está sob a ação da gravidade, isso implica que o movimento é uniformemente variado e a velocidade vy diminui à medida que a altura em relação ao solo aumenta.
O componente da velocidade inicial na direção do eixo y é:


v0y = v0 . sen?
 


As funções horárias do movimento vertical são:

Função horária do espaço
 


y = v0yt + gt2
                2

 


Função horária da velocidade
 


vy = v0y + gt


Equação de Torricelli
 


vy2 = v0y2 + 2gy
 


A altura máxima pode ser calculada usando a equação:

H = (V0 .senθ)2
   2g

 

Após atingir a altura máxima, o corpo move-se em queda livre sob ação da gravidade, e sua velocidade aumenta com o tempo.

Por kléber G. Cavalcante
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Mecânica - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "Lançamento Oblíquo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/lancamento-obliquo.htm>. Acesso em 30 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA