Topo
pesquisar

Origem dos refrigerantes de Cola

Química

Cola: o sabor que conquistou o mundo
Cola: o sabor que conquistou o mundo
PUBLICIDADE

Saiba que a bebida não alcoólica que conquistou o mundo tem origem muito antiga, foi no século XIX que a novidade chegou para ficar, e desde então é uma líder de mercado no que diz respeito aos refrigerantes.

O que talvez você não saiba é sobre as primeiras utilizações das bebidas de Cola (nome derivado de sua origem). Seu objetivo primordial não era somente ser ingerida em horas de lazer, os primeiros goles foram como medicamento, aliás, o local de vendas era justamente uma farmácia. Acreditava-se que o líquido escuro era capaz de revigorar os ânimos de quem o ingeria, era visto como um poderoso energizante capaz de levantar um “defunto”, e foi com o seguinte slogan que a bebida começou a conquistar o público:

Refrescante! Deliciosa! Revigorante!

Nessa época, a composição do “suposto medicamento” era mais incorporada e foi desta que surgiu o nome Cola, pois os ingredientes capazes de levantar os ânimos do paciente eram retirados da planta de cola.

Resta saber quem foi o criativo inventor da Refrescante! Deliciosa! Revigorante! Seu nome era John Pemberton, cuja profissão era farmacêutico. Foi no ano de 1887, em Atlanta (Geórgia), que teve início a venda das bebidas de Cola.

Os ingredientes responsáveis pelo novo estimulante são incógnitos até os dias atuais. O que podemos revelar é que a composição contava com os frutos da planta da coca e noz da cola, mas esses dois itens não são adicionados aos refrigerantes de cola produzidos atualmente. A bebida que ingerimos hoje contém como aditivos principais: caramelo, essência de baunilha, cafeína, ácido fosfórico, suco de limão, todos eles adicionados ao misterioso “xarope”, que não pode ser revelado por uma questão de sigilo empresarial. Ah! Não podemos esquecer que na época de sua descoberta a bebida não era gaseificada e mesmo assim já era sucesso.

Característica da bebida determinada por cada ingrediente: O ácido fosfórico é responsável pelo sabor refrescante (cítrico). A junção do caramelo, limão e essência de baunilha conferem os aromas dominantes, já a cafeína, é responsável pelo efeito estimulante proporcionado ao consumidor.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Origem dos refrigerantes de Cola"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/origem-dos-refrigerantes-cola.htm>. Acesso em 26 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola