Topo
pesquisar

Refrigerante à base de cola desentope pia?

Química

Até hoje nunca ficou comprovado se refrigerante à base de cola desentope pias ou privadas. As pessoas pensam assim em razão da presença de ácido fosfórico em sua constituição.
Será que algum refrigerante realmente desentope pias?
Será que algum refrigerante realmente desentope pias?
PUBLICIDADE

É muito comum ouvirmos as pessoas indicarem alguns refrigerantes à base de cola para desentupir pias. Mas será que isso realmente funciona?

Não. Contrariando o dito popular, refrigerantes à base de cola não servem para desentupir pias.

Mas, então, de onde surgiu essa ideia?

Bem, esses refrigerantes à base de cola (árvore da família das esterculiáceas, cuja semente contém alcaloides) contêm em sua estrutura um ácido denominado ácido ortofosfórico, que é mais conhecido por ácido fosfórico (H3PO4). Esse ácido é um sólido incolor encontrado no comércio, normalmente na forma de um líquido viscoso. O objetivo de seu uso nos refrigerantes é atribuir à bebida um sabor ácido, portanto ele age como acidulante. Ele também age como conservante, isto é, mantém o produto em bom estado (para ser consumido por mais tempo) e aumenta a percepção do sabor doce.

A confusão surge porque esse composto também é usado pela indústria com outras finalidades, como na indústria farmacêutica, na preparação de fertilizantes, em produtos antiferrugem e em produtos de material de limpeza. No entanto, as concentrações e proporções em que as soluções de ácido fosfórico são usadas em cada um desses casos são totalmente diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmula do ácido fosfórico, usado tanto em refrigerantes à base de cola como em produtos de limpeza

No caso dos refrigerantes do tipo cola, costuma-se ter 0,6 g de ácido fosfórico para cada litro da solução. Já o ácido fosfórico concentrado comercial, denominado ácido fosfórico xaporoso, é uma solução aquosa com 85% em massa desse ácido.

Também não é preciso se preocupar, porque o ácido fosfórico não faz mal ao ser humano; inclusive, em reações químicas que ocorrem em nossas células para o fornecimento de energia celular, são usados fosfatos (PO4-3), que são componentes do ácido fosfórico.

No entanto, isso não significa que você pode consumir a quantidade que quiser dessas bebidas sem que isso lhe cause danos à saúde. O excesso pode, sim, fazer mal, pois o fosfato pode reagir com o cálcio presente em nossos ossos e dentes, levando ao enfraquecimento dessas partes do corpo, causando até mesmo osteoporose, com o tempo.

Assim, a próxima vez que sua pia ou privada entupir é melhor você usar um desentupidor de pia do que desperdiçar vários litros de refrigerante.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Refrigerante à base de cola desentope pia?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/refrigerante-base-cola-desentope-pia.htm>. Acesso em 16 de novembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola