Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Função dos ácidos nos refrigerantes

A presença dos ácidos nos refrigerantes desempenha papeis importantes, como a diminuição do pH, regulação do teor de açúcar e realce do sabor da bebida.

Todos os refrigerantes apresentam ácidos na sua composição
Todos os refrigerantes apresentam ácidos na sua composição
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os refrigerantes são bebidas consumidas em todo o mundo e vários são os ingredientes utilizados para a sua produção (água, metais, açúcar, concentrados, antioxidantes etc.), destacando-se os ácidos, que desempenham papel primordial. Veja a lista completa dos ingredientes obrigatórios e suas principais funções nessas bebidas:

  • água (maior componente da bebida);

  • concentrados (conferem o sabor característico);

  • sulfatos e cloretos (auxiliam na definição do sabor);

  • conservantes (evitam a deterioração causada por bactérias e fungos);

  • antioxidantes (previnem a influência do oxigênio na bebida);

  • Acidulante (regula o pH, realça o sabor e regula a doçura do açúcar).

Confira agora os ácidos comumente utilizados em refrigerantes. Vale ressaltar que apenas alguns deles são utilizados em todos; outros só são utilizados em refrigerantes específicos:

  • Ácido fosfórico - H3PO4 (presente em refrigerantes sabor cola);

  • Ácido benzoico - C7H6O2 (presente em todos os refrigerantes associados ao sódio);

  • Ácido ascórbico - C6H8O6 e isoascórbico (presentes em todos os refrigerantes);

  • Ácido tartárico - C4H6O6 (presente em refrigerantes sabor uva);

  • Ácido cítrico - C6H8O7 (presente em refrigerantes sabor limão).

Os ácidos são muito famosos em razão da capacidade corrosiva que alguns de seus representantes apresentam. Existem sim ácidos extremamente corrosivos, mas não são todos. Essas substâncias, de uma forma geral, apresentam as seguintes características físicas e químicas:

  • os ácidos, em água, sofrem o fenômeno da ionização, ou seja, produzem como cátion o grupo chamado hidrônio (H3O+);

  • apresentam sabor azedo;

  • são corrosivos;

  • são compostos covalentes;

Mas por que os ácidos são adicionados aos refrigerantes? Isso acontece principalmente pela ação acidulante, que está relacionada com o realce do sabor, diminuição do pH e também regulação do teor de açúcar. Os refrigerantes produzidos a partir de frutas apresentam ácidos naturais (cítrico e tartárico), mas outros ácidos também são adicionados com vistas a alcançar os objetivos descritos acima.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns ácidos, como o ascórbico e o isoascórbico, atuam como antioxidantes, isto é, evitam que o oxigênio atue nos componentes do refrigerante, transformando-os em substâncias indesejadas. Esses dois ácidos são ainda fonte de vitamina C.

O ácido benzoico é utilizado para o combate a micro-organismos, como fungos e bactérias, ou seja, ele atua como um conservante da bebida.

A utilização do ácido fosfórico (H3PO4) é bastante questionada porque alguns estudos científicos afirmam que essa substância, quando ionizada, libera os íons fosfato (PO43-), que é um sequestrante de cálcio, isto é, o íon fosfato tem grande afinidade pelo cátion cálcio (presente nos ossos). Assim, o consumo de refrigerante com a presença dessa substância levaria a uma diminuição do teor de cálcio no organismo do indivíduo.

Como vimos, a utilização de alguns ácidos nos refrigerantes é justificável, mas existem alguns riscos para a saúde das pessoas. Além da problemática relacionada com o cálcio, os ácidos presentes nos refrigerantes podem aumentar a inflamação estomacal em uma pessoa que já está com gastrite. Por isso, é importante, antes de fazer a ingestão dessa bebida, certificar-se sobre os riscos da sua ingestão e, principalmente, se existe algum problema de saúde preexistente. Se esse for o caso, é melhor consultar um médico para avaliar se a ingestão do refrigerante agravará ou não o problema.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Função dos ácidos nos refrigerantes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/funcao-dos-acidos-nos-refrigerantes.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante