Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Refrigerante

Refrigerante em excesso pode ser prejudicial à saúde.
Refrigerante em excesso pode ser prejudicial à saúde.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O refrigerante é uma bebida que mistura corantes, conservantes, açúcar, aroma sintético de fruta e gás carbônico. Surgiu em Paris no ano de 1676, em uma empresa que misturou água, suco de limão e açúcar, época em que não haviam descoberto a água misturada ao gás carbônico.

Em 1772, foram feitas experiências por Joseph Priestley, acrescentado gás em líquidos, mas foi comercializado somente em 1830.

O mercado oferece muitas variedades de refrigerantes, dentre os mais consumidos são os do grupo cola e guaraná, ricos em cafeína. Essa tem ação diurética, estimula o sistema nervoso central, diminuindo o sono e a fadiga. Os refrigerantes do grupo cola possuem em sua composição o ácido fosfórico, substância que pode prejudicar a fixação do cálcio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O consumo da bebida tem crescido nos países desenvolvidos entre jovens e adultos e pode estar relacionado com a epidemia de obesidade. O refrigerante possui uma quantidade excessiva de açúcar, que além do sobrepeso, pode causar cáries, piorar quadros de gastrite, diabetes e níveis elevados de triglicérides.
 

Por Patrícia Lopes

 

 

Escritor do artigo
Escrito por: Patrícia Lopes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Refrigerante"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/refrigerante.htm. Acesso em 29 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante