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Competência 2 da redação do Enem

A competência 2 da redação do Enem avalia a compreensão da proposta de redação, do tema e do texto dissertativo-argumentativo.

Ilustração de uma jovem fazendo redação, a parte do Enem que é avaliada com base em cinco competências.
A competência 2 da redação do Enem avalia a adequação ao tema e ao gênero e o uso de repertório sociocultural.
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A competência 2 da redação do Enem avalia a compreensão da proposta de redação, do tema e do texto dissertativo-argumentativo. Assim, para se alcançar a nota máxima, é preciso compreender o tema e não tangenciá-lo, escrever dentro da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, e utilizar um repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo.

Leia também: Argumentação — um recurso da linguagem usado na defesa de um ponto de vista

Tópicos deste artigo

Resumo sobre competência 2 da redação do Enem

  • A competência 2 avalia três aspectos: adequação ao tema, estrutura do texto dissertativo-argumentativo e repertório sociocultural.

  • Para atingir nota máxima na competência 2, é importante analisar o tema e compreender a diferença entre tema e assunto; saber a estrutura do texto dissertativo-argumentativo; e entender os processos de utilização do repertório sociocultural.

  • O Enem avalia a redação em cinco competências. São elas: 1. avalia o domínio da escrita formal da língua; 2. compreende adequação ao tema, estrutura do gênero e repertório; 3. organização do projeto textual; 4. aspectos coesivos; 5. proposta de intervenção.

Videoaula sobre competência 2 da redação do Enem


O que se avalia na competência 2 da redação do Enem?

A competência 2 da redação do Enem avalia três aspectos essenciais: adequação ao tema; respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo; e existência de repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo.

Assim, na redação do Enem, para se atingir a nota máxima, é preciso escrever uma redação dentro da temática proposta (tangenciamento não ultrapassa o nível 1 da competência); respeitar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (não respeitar essa estrutura dificilmente ultrapassa o nível 2 da competência); e trazer um repertório sociocultural que extrapola os textos motivadores e seja legitmado, pertinente e produtivo (caso o repertório seja não legitimado ou contenha informações dos textos motivadores, ele não ultrapassará o nível 3 da competência).

Em outros termos, um repertório legitimado é aquele que apresenta uma fonte confiável (um instituto de pesquisa, um jornal ou uma revista, ou mesmo uma figura de autoridade). O repertório pertinente é aquele que possui relevância e conexão com o tema. Por fim, o repertório produtivo é aquele que funciona auxiliando satisfatoriamente na argumentação que se busca estabelecer, aparecendo, por exemplo, no início do texto e sendo retomado ao final.

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Abaixo, o quadro com a matriz de referência da competência 2, na perspectiva do corretor, divulgada pelo Inep.

Matriz de referência do corretor em relação à competência 2 da redação do Enem

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Pontuação

Situação

Nível 1 (40 pontos)

Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.

Nível 2 (80 pontos)

Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.

Nível 3 (120 pontos)

Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

Nível 4 (160 pontos)

Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

Nível 5 (200 pontos)

Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.


Dicas para tirar a nota máxima da competência 2 da redação do Enem

Dica 1: Saiba a estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Um dos elementos essenciais para se sair bem na competência 2 é justamente estar familiarizado com o texto dissertativo-argumentativo. Sendo assim, saiba exatamente quais são as suas características e estrutura.

Lembre-se de que um texto dissertativo-argumentativo é predominantemente argumentativo, portanto, é essencial que ele tenha informações apresentadas em relação direta com os argumentos.

Além disso, cabe lembrar a sua estrutura base:

  • Introdução: apresentação do tema, da tese e dos argumentos a serem abordados no texto.

  • Desenvolvimento: no Enem, é o espaço em que serão apresentados os argumentos com as informações necessárias a fim de persuadir o leitor (geralmente, um parágrafo para cada argumento, totalizando dois parágrafos de desenvolvimento/argumentação).

  • Conclusão: há a retomada da tese para o fechamento, com a apresentação de uma proposta de intervenção.

Dica 2: Analise o tema e compreenda a diferença entre tema e assunto

Para tirar nota máxima na competência 2, é preciso estar atento ao tema e não fazer uma abordagem do assunto. O que isso significa? Vejamos: em 2015, o tema da redação do Enem foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Assim, o candidato deveria abordar, dentro dessa temática, os seguintes assuntos: a persistência da violência, a violência contra a mulher e a violência contra a mulher no Brasil.

O desmembramento do tema em assuntos nos permite tirar algumas conclusões. Em primeiro lugar, no caso do tema acima, tratar de maneira genérica a violência contra a população brasileira é tratar de um assunto, que é a violência. Em segundo lugar, tratar de diversos casos de violência contra a mulher no mundo, e não inserir o Brasil na discussão, também é um problema. Por fim, é preciso evidenciar a palavra-chave “persistência”. Afinal, ela nos dá a deixa de que não é algo superado.

A dica inicial é, portanto, separar o tema encontrando as palavras-chave, isto é, seus assuntos, e procurar abordá-las em sua totalidade. Uma estratégia muito comum é distribuir os termos “violência”, “mulher” e “persistência” por todo o texto. Assim, você fará uma abordagem do tema sem tangenciá-lo.

Dica 3: Utilize repertório sociocultural

O terceiro e último elemento importante na C2 é o repertório sociocultural. O candidato precisa estar ciente de que, ao utilizar informações do chamado senso comum, isto é, opiniões sem dados ou fontes verificáveis, ele não alcançará a nota máxima. Há também casos em que são usadas as informações dos textos motivadores e, ainda assim, não haverá nota máxima.

Para alcançar a nota máxima na C2, é importante expandir o repertório sociocultural e trazê-lo para o texto ligando-o ao tema. Como fazer isso? A maneira mais eficaz é pela leitura de livros, jornais, revistas e também acompanhando filmes, séries e demais produtos culturais. É válido lembrar que qualquer informação retirada de um seriado famoso e que tenha conexão com o tema serve como repertório legitimado e produtivo.

Veja também: Dicas de redação para o Enem

Quais são as cinco competências da redação do Enem?

A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências. São elas:

  • Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação

Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Camargo de Oliveira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Rafael Camargo de. "Competência 2 da redação do Enem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/competencia-2-redacao-enem.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

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