Competência 2 da Redação do Enem

A competência 2 da Redação do Enem avalia a compreensão da proposta de redação e o atendimento ao tema e ao tipo de texto, o dissertativo-argumentativo.

Se você vai participar do Enem neste ano e está preparando-se para a prova de Redação, é muito importante que esteja atento aos cinco critérios de avaliação utilizados pela banca avaliadora. A avaliação dos textos é realizada com base na matriz de referência, na qual estão dispostas competências discursivas consideradas mais relevantes pelo Ministério da Educação (MEC). Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais a respeito dos critérios estabelecidos pela banca avaliadora do Enem para avaliar a competência 2.

A competência 2 da Matriz de referência avalia habilidades discursivas muito importantes. De maneira geral, ela avalia se o participante leu e compreendeu os comandos, as orientações para a produção de texto e também se o participante redigiu seu texto observando as características estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Compreender a proposta de Redação:

Veja algumas dicas:

Aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento

Veja algumas dicas:

Desenvolver o tema dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo

Para que consiga alcançar uma boa pontuação na prova de redação do Enem, é preciso que esteja atento e conheça quais são os cinco critérios e competências de avaliação considerados pela banca de avaliação do Enem. Vamos lá:

Os cinco critérios de avaliação da prova de Redação do Enem são dispostos em níveis na matriz de referência
Os cinco critérios de avaliação da prova de Redação do Enem são dispostos em níveis na matriz de referência

Na Matriz de referência sugerida pelo INEP, cada um dos cinco critérios de avaliação é dividido em níveis que variam de 0 a 5. Cada nível tem o valor de 40 pontos (40 x 5), ou seja, cada critério tem o valor máximo de 200 pontos. Isso significa, portanto, que a nota máxima da prova de Redação do Enem é 1000 pontos, valor bem elevado se comparado com as 180 questões objetivas referentes às outras disciplinas de diversas áreas das ciências humanas, exatas e da natureza. O valor atribuído à prova de Redação deve-se ao fato de que, a partir dela, é possível observar diversas habilidades, linguísticas ou não, dos participantes.

Agora, veja quais são as cinco competências de avaliação dispostas na matriz de referência:

Agora que você já conhece a matriz de avaliação e o que é avaliado na competência 2, que tal iniciar agora mesmo a escrita de seu texto e preparar-se para o Enem? Bons estudos e boa sorte!


Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/competencia-2-redacao-enem.htm