Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Parágrafo

Redação

PUBLICIDADE

O parágrafo é um elemento textual com unidade de sentido que serve para dividir e organizar o texto. Para identificá-lo, basta procurar os trechos que iniciam com recuo na margem esquerda e encerram com ponto final. Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Todos estruturam-se na ordem: tópico frasal, desenvolvimento e conclusão.

Leia também: 5 dicas sobre o parágrafo

Como identificar um parágrafo do texto?

O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo. Assim, todas as partes do texto estruturadas da seguinte maneira podem ser consideradas um parágrafo.

Semanticamente, o parágrafo é uma unidade interna do texto. Desse modo, o adequado é que todo parágrafo se organize em torno de um enfoque, uma perspectiva, uma análise ou até uma cena específica do assunto geral. Ele deve apresentar um conteúdo de sentido minimamente independente que se solidifique ou amplie em relação aos outros parágrafos do texto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Passo a passo de como se faz um parágrafo

Para fazer um bom parágrafo, é necessário estruturá-lo de modo adequado, permitindo que o sentido se construa de modo fluido e claro. Assim, para fazer um bom parágrafo, é necessário apresentar:

  • Insira o tópico frasal: o autor deve começar com o tópico frasal, a primeira frase do parágrafo, que deve apresentar uma síntese da ideia principal desse trecho.

  • Aprofunde o assunto: após apresentar uma frase síntese do que será abordado no parágrafo, aprofunde essa informação, acrescentando detalhes, argumentos, dados, explicações ou qualquer outro elemento que seja relevante ao gênero textual em questão.

  • Conclua a ideia: nem sempre será obrigatório concluir os pensamentos do parágrafo, mas, sempre que necessário, acrescente, no final, um trecho que explane as conclusões e reflexões finais a respeito do que foi abordado nele.

Exemplos de parágrafos

Os parágrafos podem apresentar diferentes estruturas que se moldam por meio da relação com o gênero textual. Confira alguns exemplos de parágrafos.

Exemplo 1:

“A dissertação é um tipo textual que serve para apresentar informações sobre um tema e defender um ponto de vista a respeito do assunto. Essa tipologia se estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão, organizados de modo a validar o ponto de vista do autor e convencer o leitor. Sendo assim, essa tipologia é pertinente ao exercício crítico de análise e reflexão bem como de argumentação.”

No exemplo 1, o parágrafo apresenta informações acerca do tipo textual dissertação. Com base nesse exemplo, pode-se destacar:

  • Tópico frasal: “A dissertação é um tipo textual que serve para apresentar informações sobre um tema e defender um ponto de vista a respeito dele.”

  • Desenvolvimento: “Essa tipologia se estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão, organizados de modo a validar o ponto de vista do autor e convencer o leitor.”

  • Conclusão: “Sendo assim, essa tipologia é pertinente ao exercício crítico de análise e reflexão bem como de argumentação.”

Exemplo 2:

“Era uma vez uma menina muito espertinha que vivia com sua mãezinha na floresta encantada. Essa floresta era composta por animais mágicos, fadinhas e até duendes que tornavam aquele lugar uma verdadeira aventura encantada. Juntas, mãe e filha viviam felizes e prósperas.”

O exemplo 2 apresenta um parágrafo de texto narrativo. Trata-se um de um conto de fadas, e é possível identificar diferenças linguísticas em relação ao exemplo 1. Entretanto, ainda assim, é possível dividir o parágrafo na estrutura padrão:

  • Tópico frasal: “Era uma vez uma menina muito espertinha que vivia com sua mãezinha na floresta encantada.”

  • Desenvolvimento: “Essa floresta era composta por animais mágicos, fadinhas e até duendes que tornavam aquele lugar uma verdadeira aventura encantada.”

  • Conclusão: “Juntas, mãe e filha viviam felizes e prósperas.”

Veja também: Como fazer uma redação nota 10?

Estrutura e características do parágrafo

O parágrafo se inicia com um deslocamento de margem à esquerda da página e termina com um ponto final. Ele pode ser composto por um único período ou mais. Cada parágrafo apresenta um enfoque específico sobre o tema, logo, no texto, a relação entre os parágrafos possibilita um conhecimento mais amplo. Estruturalmente, o parágrafo se divide em:

  • Tópico frasal: é a frase que apresenta a ideia central do parágrafo, elaborada de modo conciso e claro. Ela deve indicar ao leitor a mensagem central que será abordada, contribuindo para a compreensão total do texto.

  • Desenvolvimento: é a parte intermediária do parágrafo. Ele dá seguimento ao tópico frasal, acrescentando informações e ideias para o aprofundamento do tema.

  • Conclusão: é a parte final do parágrafo e serve para apresentar um desfecho ou uma conclusão a respeito do que foi debatido anteriormente.

Tipos de parágrafos

O parágrafo é como uma parte, com sentido próprio, que compõe o todo do texto.
O parágrafo é como uma parte, com sentido próprio, que compõe o todo do texto.

Os parágrafos podem ser classificados com base na sua função na estrutura textual. Desse modo, é possível dividi-los nos seguintes tipos:

  • Introdução: parágrafo que se encontra no início do texto. A introdução pode corresponder a um ou mais parágrafos, desde que estejam posicionados na parte inicial e apresentem as informações para contextualizar o assunto.

  • Desenvolvimento: parágrafos que se encontram no meio do texto. São os parágrafos intermediários. Eles servem para aprofundar, ampliar, ou detalhar o assunto do texto. Comumente, os parágrafos de desenvolvimento são os de maior número, pois sua função é a de maior extensão.

  • Conclusão: são os últimos parágrafos do texto. Eles são responsáveis por retomar o que foi dito, de modo conciso e resumido, apresentando os desfechos, as conclusões ou as críticas finais. A conclusão pode ser mais extensa, caso haja muitos pontos a serem retomados, ou se apresentar em um parágrafo, quando o conteúdo é mais curto e exige menos espaço.

Exercícios resolvidos

Leia o fragmento abaixo e responda às questões seguintes:

“O parágrafo é uma unidade de sentido interna ao texto. Ele é responsável por dividir e organizar o texto, separando o conteúdo em blocos. Os blocos ou parágrafos apresentam diferentes enfoques ao tema, contribuindo para uma construção ampla e rica em perspectivas. A boa divisão e organização dos parágrafos é essencial para facilitar a compreensão do leitor. Portanto, é essencial que toda produção textual considere a relevância do parágrafo e se atente às suas características e estrutura.”

Questão 1 – O fragmento “Os blocos ou parágrafos apresentam diferentes enfoques ao tema, contribuindo para uma construção ampla e rica em perspectivas.” está inserido em qual das partes do parágrafo?

A) Tópico frasal
B) Desenvolvimento
C) Conclusão
D) Introdução

Resolução

Alternativa B. O fragmento apresenta um aprofundamento do tema do parágrafo.

Questão 2 – Qual dos fragmentos abaixo corresponde ao tópico frasal?

A) “A boa divisão e organização dos parágrafos é essencial para facilitar a compreensão do leitor.”
B) “Os blocos ou parágrafos apresentam diferentes enfoques ao tema, contribuindo para uma construção ampla e rica em perspectivas.”
C) “O parágrafo é uma unidade de sentido interna ao texto. Ele é responsável por dividir e organizar o texto, separando o conteúdo em blocos.”
D) “Portanto, é essencial que toda produção textual considere a relevância do parágrafo e se atente às suas características e estrutura.”

Resolução

Alternativa C. O tópico frasal é sempre a primeira frase do parágrafo, ele apresenta o tema que será abordado no parágrafo.

Questão 3 – Qual das alternativas seguintes corresponde ao desenvolvimento?

A) “O parágrafo é uma unidade de sentido interna ao texto. Ele é responsável por dividir e organizar o texto, separando o conteúdo em blocos.”
B) “Os blocos ou parágrafos apresentam diferentes enfoques ao tema, contribuindo para uma construção ampla e rica em perspectivas.”
C) “Ele é responsável por dividir e organizar o texto, separando o conteúdo em blocos. Os blocos ou parágrafos apresentam diferentes enfoques ao tema, contribuindo para uma construção ampla e rica em perspectivas. A boa divisão e organização dos parágrafos é essencial para facilitar a compreensão do leitor.”
D) “Ele é responsável por dividir e organizar o texto, separando o conteúdo em blocos.”
E) “Portanto, é essencial que toda produção textual considere a relevância do parágrafo e se atente às suas características e estrutura.”

Resolução

Alternativa C. O desenvolvimento, nesse parágrafo, contém três frases, elas aprofundam o assunto e acrescentam diferentes informações.

Questão 4 – Considerando o conteúdo semântico do parágrafo anterior, em qual tipologia ele se enquadra?

A) Desenvolvimento
B) Conclusão
C) Introdução
D) Fechamento

Resolução

Alternativa C. O parágrafo apresenta informações iniciais sobre o “parágrafo”, como a apresentação da sua definição e sua função no texto, características comuns à introdução.

 

Por Talliandre Matos
Professora de Redação

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MATOS, Talliandre. "Parágrafo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/paragrafo.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Qual a estrutura que uma redação deve ter?
Saiba mais sobre o gênero textual ata, uma importante ferramenta comunicativa, e entenda qual é o seu propósito e a sua estrutura.
Construindo o texto: Clique e conheça cinco dicas sobre o parágrafo que serão muito úteis para a sua redação!
Clique e confira super dicas que vão mostrar para você como fazer uma redação nota 10!
Quer tirar nota boa em redações? Saiba mais aqui!
Muitos são os exemplos de gêneros orais e escritos, por isso não deixe de conhecê-los aqui, por meio de apenas um clique!
Para ajudá-lo a se sair bem na hora do teste!
Acesse para saber como fazer uma redação nota 1000. Aprenda a atingir essa meta na prova do Enem. Veja, ainda, exemplos de textos com avaliação máxima.