PUBLICIDADE
A proposta de intervenção da redação do Enem é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, que deve conter uma solução para o problema apresentado. Avaliada pela competência 5, a proposta deve ser pragmática e apresentar pelo menos cinco elementos válidos para que o candidato atinja o nível 5, isto é, a nota máxima da competência.
Leia também: As 5 competências da redação do Enem — o que cada uma avalia?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre proposta de intervenção da redação do Enem
- 2 - Videoaula sobre proposta de intervenção da redação do Enem
- 3 - O que é proposta de intervenção?
- 4 - O que a proposta de intervenção do Enem deve conter?
- 5 - Como elaborar uma proposta de intervenção do Enem?
- 6 - Exemplo de proposta de intervenção
- 7 - Quais são as diferenças entre textos dissertativos e textos dissertativo-argumentativos?
Resumo sobre proposta de intervenção da redação do Enem
-
A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto.
-
Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.
-
Para elaborar uma proposta de intervenção, é fundamental responder às seguintes questões: Quem vai realizar a ação? O que será feito? Como será feito? Por que será feito? É importante ainda detalhar um desses elementos.
-
O texto dissertativo-argumentativo é um dos tipos de texto dissertativo e possui caráter persuasivo.
-
Na conclusão do texto dissertativo-argumentativo do Enem, a proposta de intervenção é obrigatória, enquanto nos demais textos argumentativos ela é uma das formas de concluir um texto.
Videoaula sobre proposta de intervenção da redação do Enem
O que é proposta de intervenção?
A proposta de intervenção se dá quando, ao finalizar a redação, o candidato propõe uma ação no intuito de solucionar o problema discutido no decorrer do texto. Nesses termos, a proposta de intervenção deve vir no último parágrafo, e a sua avaliação está associada à competência 5.
A seguir, veja o quadro com a matriz de referência que avalia a proposta de intervenção na perspectiva do corretor, divulgado pelo Inep.
Matriz de referência do corretor em relação à competência 5 da redação do Enem |
|
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
|
Pontuação |
Situação |
Nível 0 (0 pontos) |
Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
Nível 1 (40 pontos) |
Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
Nível 2 (80 pontos) |
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nível 3 (120 pontos) |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nível 4 (160 pontos) |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nível 5 (200 pontos) |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
O que a proposta de intervenção do Enem deve conter?
A proposta de intervenção no Enem deve ser pragmática, isto é, apresentar elementos que sejam objetivos e práticos, mantendo as características dos textos argumentativos. Sendo assim, a proposta de intervenção deve apresentar os seguintes elementos:
-
Agente: responsável por executar uma ação em prol da resolução do problema apresentado no texto. Exemplos de agente: governo, escolas, mídia, ONGs etc.
-
Ação: trata-se do que será, de fato, realizado.
-
Modo/meio: é a forma como determinada ação será feita.
-
Efeito/finalidade: o objetivo que se busca alcançar com a ação proposta.
-
Detalhamento: o acréscimo de informações sobre um dos elementos acima, tornando-o mais completo. Caso o candidato opte, por exemplo, por detalhar o agente, basta dizer qual é o papel desse agente para que seu leitor compreenda-o melhor no processo de execução.
Como elaborar uma proposta de intervenção do Enem?
Para elaborar uma proposta de intervenção, é preciso, antes, estar ciente do problema. Em seguida, com base no que foi apresentado, responder às seguintes questões:
-
Quem atuará para a resolução do problema?
-
O que será feito para que o problema seja resolvido?
-
Como isso será feito?
-
Qual é o objetivo a ser alcançado com essa proposta?
Veja que as perguntas acima fazem referência a quatro dos cinco elementos apresentados anteriormente. Portanto:
Quem atuará para a resolução do problema? |
Agente |
O que será feito para que o problema seja resolvido? |
Ação |
Como isso será feito? |
Modo/meio |
Qual é o objetivo a ser alcançado com essa proposta? |
Efeito/finalidade |
Além disso, conforme dito anteriormente, o candidato deve apresentar um detalhamento. Por sua vez, o detalhamento pode estar relacionado ao agente, à ação, ao modo/meio ou ao efeito/finalidade.
Importante: É válido lembrar que alguns agentes/ações são considerados nulos, isto é, desconsiderados. São eles: agentes como “a população”, “a sociedade”, “o homem” etc. e ações como “as pessoas devem se conscientizar”.
Outra dica importante refere-se aos elementos modo/meio e efeito/finalidade. É importante que o modo/meio e o efeito/finalidade apareçam de forma evidente e clara no texto, sem gerar dúvidas para o leitor. Assim, é recomendável o uso de marcadores como “por meio de” para abordar o modo/meio e “a fim de”, “com a finalidade” etc. para tratar do efeito/finalidade.
Veja também: Dicas de redação para o Enem
Exemplo de proposta de intervenção
Observe a seguir um exemplo de proposta de intervenção do tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, cobrado no Enem 2017.
Portanto, a problemática precisa ser resolvida. Cabe ao Estado (agente) — entidade que administra e organiza a nação (detalhamento do agente) — promover a formação continuada e a construção de espaços escolares para a população surda (ação), por meio de recursos direcionados ao Ministério da Educação (modo/meio), a fim de que a população surda tenha os seus direitos constitucionais garantidos (finalidade/efeito), conforme aponta a lei. |
Quais são as diferenças entre textos dissertativos e textos dissertativo-argumentativos?
De maneira geral, o texto dissertativo-argumentativo apresenta boa parte dos elementos presentes nos textos dissertativos, uma vez que é um dos tipos de texto dissertativo. Assim, estruturalmente, eles apresentam introdução, desenvolvimento e conclusão.
No entanto, de modo geral, o texto dissertativo é responsável por expor uma informação ou apresentar uma tese ou opinião a um interlocutor, sem caráter persuasivo.
Por sua vez, o texto dissertativo-argumentativo é um texto dissertativo voltado para a exposição e defesa de argumentos, com caráter persuasivo.
Cabe destacar que a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem deve, prioritariamente, apresentar uma proposta de intervenção, enquanto nos demais textos dissertativos essa é apenas uma das formas de concluir o texto.
Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação