Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tipos de tratamento de efluentes

Os principais tipos de tratamentos de efluentes são classificados em primários, secundários e terciários. Os primários removem sólidos em suspensão.

Os efluentes precisam ser tratados para serem lançados no meio ambiente e assim haver um maior controle da poluição das águas
Os efluentes precisam ser tratados para serem lançados no meio ambiente e assim haver um maior controle da poluição das águas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A poluição das águas é uma das formas de poluição do meio ambiente mais preocupantes, tendo em vista a grande dependência em relação à água para sobrevivência e para o desenvolvimento da sociedade, que a água que dispomos para usar em nossas atividades diárias é pouca (apenas 0,03% de toda a água do planeta) e que as outras formas de poluição, como a do ar e a do solo, geralmente acabam atingindo as águas.

Por essa razão, torna-se imprescindível a tomada de ações para diminuir a poluição das águas. Entre as medidas de controle da poluição, temos os tratamentos dos efluentes, isto é, do conjunto de resíduos líquidos lançados para o meio ambiente, como o esgoto doméstico, o da agricultura e o que é resultado de atividades industriais. Esses dois últimos, principalmente, constituem tipos de efluentes que podem ser bastante nocivos, pois podem conter metais pesados, óleos e outras substâncias que causam problemas ambientais graves.

Por isso, os efluentes precisam ser tratados antes de serem lançados nas águas. O tratamento ideal para cada tipo de efluente é indicado de acordo com a carga poluidora e a presença de contaminantes. Existem vários tipos de tecnologias usadas para esse fim, mas os principais tipos de tratamentos de efluentes resumem-se em três: tratamentos primários, secundários e terciários. Aqui falaremos especificamente dos primários, os demais poderão ser vistos nos textos listados no final deste artigo.

* Tratamento primário: É aquele que usa processos físico-químicos para separar da água os sólidos em suspensão e materiais que ficam flutuando. Exemplos:

  • Gradeamento: Esse tratamento é usado, por exemplo, nas ETAs (Estações de Tratamento de água) onde a água captada dos rios, lagos ou poços passa por grades colocadas em lugares estratégicos para impedir a passagem de detritos (e também de peixes e plantas).

    Água passando por um dos tipos de gradeamento em estação de tratamento de água
    Água passando por um dos tipos de gradeamento em estação de tratamento de água

  • Decantação: Essa é uma técnica física de separação de misturas formadas principalmente por sólidos em líquidos. Ela consiste em deixar a mistura em repouso para que, em razão da diferença de densidade e da ação da gravidade, os sólidos sedimentem-se, ou seja, depositem-se no fundo do recipiente para serem então separados da parte líquida, que fica em cima.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Tanques de decantação em estação de tratamento de água
    Tanques de decantação em estação de tratamento de água

  • Flotação: É uma técnica de separação físico-química que consiste em adicionar bolhas de ar em uma suspensão coloidal. As partículas em suspensão aderem a essas bolhas e são arrastadas para a superfície do líquido, formando uma espuma que pode, então, ser removida da solução.

    Tanque de flotação em estação de tratamento de água
    Tanque de flotação em estação de tratamento de água

  • Separação de óleo: Comumente são usados separadores de água-óleo (SAO), que são equipamentos que empregam métodos físicos, como a densidade e a tendência que o óleo tem de flutuar sobre a água. Isso é especialmente importante para efluentes vindos de áreas de manutenção, lavagem de veículos e máquinas em oficinas mecânicas que geralmente estão contaminados com óleos e graxas.

    Outra técnica é a eletrocoagulação (EC), que é realizada com a passagem de corrente elétrica pela água, o que desestabiliza a solução e coagula os contaminantes, porque os campos elétricos propiciam reações de oxirredução que levam a estados químicos menos reativos, insolúveis e de maior estabilidade. Esses flocos insolúveis formados podem então ser separados da água pelas outras técnicas mencionadas, como a decantação e a flotação.

  • Equalização: A função da bacia de equalização é dar robustez ao sistema ao absorver variações bruscas na qualidade do efluente.

  • Neutralização: Usam-se produtos químicos para neutralizar o pH do efluente.

    O pH neutro é igual a 7
    O pH neutro é igual a 7

Depois dessas etapas, o efluente ainda não está seguro para ser lançado no meio ambiente. Ele precisa ainda passar pelos tratamentos mostrados nos textos a seguir:

  • Tratamentos secundários de efluentes;

  • Tratamentos terciários de efluentes.


Por Jennifer Fogaça
​Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Tipos de tratamento de efluentes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tipos-tratamento-efluentes.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Contaminação por mercúrio

Clique aqui, saiba quais são as formas de contaminação por mercúrio e conheça as consequências desse tipo de contaminação.
Química

Demanda Bioquímica de Oxigênio

Conheça o que é a demanda bioquímica de oxigênio e saiba importância desse fator indicativo para medir a poluição das águas.
Química

Demanda Química de Oxigênio

Demanda Química de Oxigênio, quantidade de oxigênio dissolvido, meio ácido, degradação de matéria orgânica, Demanda Bioquímica de Oxigênio, oxidação da matéria orgânica biodegradável, ataques biológicos, oxidante químico, bicromato de potássio, permangana
Química

Detergentes e poluição

Detergentes e poluição, resíduos de sabão sofrem decomposição pelos microorganismos existentes na água dos rios, biodegradáveis, detergentes, camada de espuma que impede a entrada de gás oxigênio na água, cadeias ramificadas.
Química

Fosfato

Descubra o que é e para que serve o fosfato. Conheça os tipos de fosfato e onde eles podem ser encontrados. Entenda a diferença entre fósforo e fosfato.
Química

Poluentes aquáticos mais comuns

Conheça os responsáveis pela desordem ambiental.
Química

Poluição da água

Clique aqui, saiba quais são as causas e as consequências da poluição da água e conheça os diferentes tipos desse problema ambiental.
Química

Poluição das águas por rejeitos da agricultura

Entenda o grande problema de poluição ambiental causado pelo uso excessivo e mal planejado dos agrotóxicos e fertilizantes na agricultura.
Química

Por que detergentes poluem?

O que torna um produto biodegradável.
Química

Tratamento de água

Clique aqui e entenda o que é tratamento de água. Conheça também as formas, o processo e as estações em que esse procedimento é feito.
Química