Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Demanda Química de Oxigênio

Química

PUBLICIDADE

A Demanda Química de Oxigênio, identificada pela sigla DQO, avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) consumido em meio ácido que leva à degradação de matéria orgânica, sendo essa biodegradável ou não. É neste ponto que ela se diferencia da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), onde é medida a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável.

A resistência de substâncias aos ataques biológicos levou à necessidade de fazer uso de produtos químicos, sendo a matéria orgânica nesse caso oxidada mediante um oxidante químico. Esse método é mais rápido que o da DBO, tem duração de 2 a 3 horas enquanto que o outro equivale ao tempo de cinco dias. A DQO é muito importante no controle de efluentes industriais.

Em geral, é usado nesse método o bicromato de potássio a quente, e para águas destinadas ao abastecimento público utiliza-se o permanganato de potássio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Demanda Bioquímica de Oxigênio
 

A DQO é importante no controle de efluentes industriais
A DQO é importante no controle de efluentes industriais

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Demanda Química de Oxigênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/demanda-quimica-oxigenio.htm. Acesso em 23 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a técnica de coagulação e floculação realizada em estações de tratamento de água para retirar impurezas muito pequenas.
Veja quais são as causas da poluição termal ou térmica da água e do ar, as respectivas consequências e o que pode ser feito para combater esse problema.
Conheça os tipos principais de poluição das águas, que incluem poluição biológica, poluição térmica, poluição sedimentar, poluição química e radioativa.
Conheça os principais tipos de tratamentos de efluentes gerados pelos esgotos domésticos, pela agricultura e pelas indústrias.
Conheça os principais tratamentos secundários de efluentes usados para retirar o material biodegradável por métodos biológicos.
Aqui você verá os tratamentos terciários de efluentes mais importantes, como ultrafiltração, osmose reversa, cloração e processos avançados de oxidação.
Entenda por que o óleo de cozinha usado não deve ser despejado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum.