Detergentes e poluição

Nas indústrias se utilizam sabões nos processos, assim como em casa utilizamos para hábitos domésticos de lavagem. Esse sabão após ser utilizado cai na rede de esgoto e vai para rios e lagos, mas felizmente os resíduos de sabão sofrem decomposição pelos microorganismos existentes na água dos rios. Pode-se dizer então, que os sabões são biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente.

Já os detergentes, se acumulam no meio ambiente formando uma camada de espuma, essa impede a entrada de gás oxigênio na água.

Na água existem microorganismos produzindo enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeia carbônica linear, que é o caso dos sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas como as dos detergentes, sendo assim, eles permanecem na água sem sofrer decomposição, causando a poluição.

Veja mais!

Polímeros e poluição

Química Ambiental - Química - Brasil Escola

SOUZA, Líria Alves de. "Detergentes e poluição"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/detergentes-poluicao.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

Substâncias Sintéticas, metileno-dimetoxi- metanfetamina, substância fortemente pisicoativa, ecstasy, MDMA, sacarina, ciclamato, plásticos, acrílico, detergentes, borracha natural, borrachas orgânicas, borracha sintética, hidrocarbonetos sintéticos, polia
Conheça o que é a demanda bioquímica de oxigênio e saiba importância desse fator indicativo para medir a poluição das águas.
Descubra por que os condicionadores conseguem acabar com o embaraçado dos cabelos, deixando-os mais macios e brilhantes.
Os xampus 2 em 1 não são a mistura do xampu com o condicionador. Lendo esse texto você descobrirá sua composição e se seu uso é eficiente.
Conheça a estrutura química dos sabões e detergentes, além de descobrir por que eles conseguem remover gorduras, enquanto a água sozinha não é capaz.
Conheça os tipos principais de poluição das águas, que incluem poluição biológica, poluição térmica, poluição sedimentar, poluição química e radioativa.
Conheça a técnica de coagulação e floculação realizada em estações de tratamento de água para retirar impurezas muito pequenas.
Conheça os principais tipos de tratamentos de efluentes gerados pelos esgotos domésticos, pela agricultura e pelas indústrias.
Conheça os principais tratamentos secundários de efluentes usados para retirar o material biodegradável por métodos biológicos.
Aqui você verá os tratamentos terciários de efluentes mais importantes, como ultrafiltração, osmose reversa, cloração e processos avançados de oxidação.