Detergentes e poluição

Nas indústrias se utilizam sabões nos processos, assim como em casa utilizamos para hábitos domésticos de lavagem. Esse sabão após ser utilizado cai na rede de esgoto e vai para rios e lagos, mas felizmente os resíduos de sabão sofrem decomposição pelos microorganismos existentes na água dos rios. Pode-se dizer então, que os sabões são biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente.

Já os detergentes, se acumulam no meio ambiente formando uma camada de espuma, essa impede a entrada de gás oxigênio na água.

Na água existem microorganismos produzindo enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeia carbônica linear, que é o caso dos sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas como as dos detergentes, sendo assim, eles permanecem na água sem sofrer decomposição, causando a poluição.

Veja mais!

Polímeros e poluição

Química Ambiental - Química - Brasil Escola

SOUZA, Líria Alves de. "Detergentes e poluição"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/detergentes-poluicao.htm. Acesso em 17 de setembro de 2021.

Conheça a técnica de coagulação e floculação realizada em estações de tratamento de água para retirar impurezas muito pequenas.
Descubra por que os condicionadores conseguem acabar com o embaraçado dos cabelos, deixando-os mais macios e brilhantes.
Conheça o que é a demanda bioquímica de oxigênio e saiba importância desse fator indicativo para medir a poluição das águas.
Conheça a estrutura química dos sabões e detergentes, além de descobrir por que eles conseguem remover gorduras, enquanto a água sozinha não é capaz.
Veja como pode ser feita a reciclagem do óleo de cozinha usado, a melhor opção de descarte desse resíduo.
Substâncias Sintéticas, metileno-dimetoxi- metanfetamina, substância fortemente pisicoativa, ecstasy, MDMA, sacarina, ciclamato, plásticos, acrílico, detergentes, borracha natural, borrachas orgânicas, borracha sintética, hidrocarbonetos sintéticos, polia
Conheça os tipos principais de poluição das águas, que incluem poluição biológica, poluição térmica, poluição sedimentar, poluição química e radioativa.
Conheça os principais tipos de tratamentos de efluentes gerados pelos esgotos domésticos, pela agricultura e pelas indústrias.
Conheça os principais tratamentos secundários de efluentes usados para retirar o material biodegradável por métodos biológicos.
Aqui você verá os tratamentos terciários de efluentes mais importantes, como ultrafiltração, osmose reversa, cloração e processos avançados de oxidação.