PUBLICIDADE
Quem se preocupa com o Meio ambiente vai se interessar por este assunto: quais detergentes são biodegradáveis ou não?
Em geral, os detergentes no Brasil são feitos a partir da mistura de alquil-benzeno-sulfonatos de sódio e recebem a classificação de detergente biodegradável ou não biodegradável. A diferença entre eles começa na cadeia carbônica que os constitui.
Repare que a cadeia de hidrocarbonetos à esquerda da molécula não possui nenhuma ramificação, é classificada como linear.
Um detergente é considerado não biodegradável se em sua molécula conter ramificações, veja abaixo:
Os detergentes que você usa em casa vão parar em rios através da rede esgoto e são responsáveis pela poluição conhecida como "cisnes-de-detergentes". O nome é sugestivo, já que são espumas esbranquiçadas e densas que impedem a entrada de gás oxigênio na água, o que afeta as formas aeróbicas aquáticas.
Mas por que as ramificações da cadeia carbônica tornam o detergente não biodegradável?
Os micro-organismos existentes na água produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeias lineares presentes nos detergentes biodegradáveis. Mas essas mesmas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes não biodegradáveis, por esse motivo eles permanecem na água sem sofrer decomposição. O acúmulo ocasiona a formação de cisnes-de-detergentes.
Se você observar o selinho de biodegradável nos detergentes opine por levar este para casa, você estará evitando a contaminação de rios e mares.
Por Líria Alves
Graduada em Química