Whatsapp

Por que detergentes poluem?

Química

PUBLICIDADE

Quem se preocupa com o Meio ambiente vai se interessar por este assunto: quais detergentes são biodegradáveis ou não?

Em geral, os detergentes no Brasil são feitos a partir da mistura de alquil-benzeno-sulfonatos de sódio e recebem a classificação de detergente biodegradável ou não biodegradável. A diferença entre eles começa na cadeia carbônica que os constitui.


Repare que a cadeia de hidrocarbonetos à esquerda da molécula não possui nenhuma ramificação, é classificada como linear.

Um detergente é considerado não biodegradável se em sua molécula conter ramificações, veja abaixo:


Os detergentes que você usa em casa vão parar em rios através da rede esgoto e são responsáveis pela poluição conhecida como "cisnes-de-detergentes". O nome é sugestivo, já que são espumas esbranquiçadas e densas que impedem a entrada de gás oxigênio na água, o que afeta as formas aeróbicas aquáticas.

Mas por que as ramificações da cadeia carbônica tornam o detergente não biodegradável?

Os micro-organismos existentes na água produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeias lineares presentes nos detergentes biodegradáveis. Mas essas mesmas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes não biodegradáveis, por esse motivo eles permanecem na água sem sofrer decomposição. O acúmulo ocasiona a formação de cisnes-de-detergentes.

Se você observar o selinho de biodegradável nos detergentes opine por levar este para casa, você estará evitando a contaminação de rios e mares.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Espuma poluente derivada de detergentes.
Espuma poluente derivada de detergentes.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Por que detergentes poluem?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/por-que-detergentes-poluem.htm. Acesso em 20 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Descubra por que os condicionadores conseguem acabar com o embaraçado dos cabelos, deixando-os mais macios e brilhantes.
Conheça o que é a demanda bioquímica de oxigênio e saiba importância desse fator indicativo para medir a poluição das águas.
Entenda como o salmão adquire a cor avermelhada a que estamos acostumados!
Veja quais são as causas da poluição termal ou térmica da água e do ar, as respectivas consequências e o que pode ser feito para combater esse problema.
Conheça a estrutura química dos sabões e detergentes, além de descobrir por que eles conseguem remover gorduras, enquanto a água sozinha não é capaz.
Veja nesse texto: o que são reações de sulfonação, como elas ocorrem em alcanos e aromáticos e exemplos de seu uso no cotidiano.
Veja como pode ser feita a reciclagem do óleo de cozinha usado, a melhor opção de descarte desse resíduo.
Substâncias Sintéticas, metileno-dimetoxi- metanfetamina, substância fortemente pisicoativa, ecstasy, MDMA, sacarina, ciclamato, plásticos, acrílico, detergentes, borracha natural, borrachas orgânicas, borracha sintética, hidrocarbonetos sintéticos, polia
Conheça os tipos principais de poluição das águas, que incluem poluição biológica, poluição térmica, poluição sedimentar, poluição química e radioativa.
Conheça os principais tipos de tratamentos de efluentes gerados pelos esgotos domésticos, pela agricultura e pelas indústrias.