Topo
pesquisar

Tensão Superficial da Água

Química

As moléculas que estão na superfície da água só são atraídas por moléculas abaixo e ao lado delas, criando uma película elástica na superfície chamada de tensão superficial.
O fenômeno de tensão superficial da água explica por que alguns insetos são capazes de andar sobre sua superfície
O fenômeno de tensão superficial da água explica por que alguns insetos são capazes de andar sobre sua superfície
PUBLICIDADE

A água é uma substância que possui inúmeras propriedades interessantes que beneficiam muito a vida, sendo que uma delas é a sua tensão superficial.

A tensão superficial da água é resultado das ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água (que são os polos positivos (H+)) com os oxigênios das moléculas vizinhas (que são os polos negativos (O-)).

No entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície. Isso ocorre porque essas últimas apresentam atração por outras moléculas de água em todas as direções: para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, para a frente e para trás. Isso significa que elas se atraem mutuamente com a mesma força.

Já no que diz respeito às moléculas da superfície, elas não apresentam moléculas acima delas, portanto suas ligações de hidrogênio se restringem às moléculas ao lado e abaixo. Essa desigualdade de atrações na superfície cria uma força sobre essas moléculas e provoca a contração do líquido, causando a chamada tensão superficial, que funciona como uma fina camada, película, ou como se fosse uma fina membrana elástica na superfície da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tensão superficial da água causada pelas ligações de hidrogênio

A tensão superficial da água é a mais alta de todos os líquidos, igual a 7,2 . 109 N. m-1.

Isso explica vários fenômenos. Dentre eles, os principais são:

  • A forma esférica das gotas de água:

A tensão superficial explica o formato esférico da água

  • Alguns insetos podem andar sobre a água. Inclusive, nos lagos, existem duas comunidades de microrganismos: os nêustons, que são bactérias, fungos e algas; e os plêustons, formados por plantas superiores e alguns animais pequenos, como larvas e crustáceos. Essas comunidades são sustentadadas pela tensão superficial da água.
  • Esse fenômeno explica também por que objetos pequenos, como lâminas de barbear e clipes (que são feitos de aço e, que, portanto, possuem uma densidade aproximada de 8 g/cm3), não afundam quando colocados horizontalmente sobre a água.

A tensão superficial explica por que objetos de aço, como um clipe, não afundam na água


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Tensão Superficial da Água"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tensao-superficial-agua.htm>. Acesso em 20 de julho de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA