Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tensão Superficial da Água

As moléculas que estão na superfície da água só são atraídas por moléculas abaixo e ao lado delas, criando uma película elástica na superfície chamada de tensão superficial.

O fenômeno de tensão superficial da água explica por que alguns insetos são capazes de andar sobre sua superfície
O fenômeno de tensão superficial da água explica por que alguns insetos são capazes de andar sobre sua superfície
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A água é uma substância que possui inúmeras propriedades interessantes que beneficiam muito a vida, sendo que uma delas é a sua tensão superficial.

A tensão superficial da água é resultado das ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água (que são os polos positivos (H+)) com os oxigênios das moléculas vizinhas (que são os polos negativos (O-)).

No entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície. Isso ocorre porque essas últimas apresentam atração por outras moléculas de água em todas as direções: para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, para a frente e para trás. Isso significa que elas se atraem mutuamente com a mesma força.

Já no que diz respeito às moléculas da superfície, elas não apresentam moléculas acima delas, portanto suas ligações de hidrogênio se restringem às moléculas ao lado e abaixo. Essa desigualdade de atrações na superfície cria uma força sobre essas moléculas e provoca a contração do líquido, causando a chamada tensão superficial, que funciona como uma fina camada, película, ou como se fosse uma fina membrana elástica na superfície da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tensão superficial da água causada pelas ligações de hidrogênio

A tensão superficial da água é a mais alta de todos os líquidos, igual a 7,2 . 109 N. m-1.

Isso explica vários fenômenos. Dentre eles, os principais são:

  • A forma esférica das gotas de água:

A tensão superficial explica o formato esférico da água

  • Alguns insetos podem andar sobre a água. Inclusive, nos lagos, existem duas comunidades de microrganismos: os nêustons, que são bactérias, fungos e algas; e os plêustons, formados por plantas superiores e alguns animais pequenos, como larvas e crustáceos. Essas comunidades são sustentadadas pela tensão superficial da água.
  • Esse fenômeno explica também por que objetos pequenos, como lâminas de barbear e clipes (que são feitos de aço e, que, portanto, possuem uma densidade aproximada de 8 g/cm3), não afundam quando colocados horizontalmente sobre a água.

A tensão superficial explica por que objetos de aço, como um clipe, não afundam na água


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Tensão Superficial da Água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tensao-superficial-agua.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante