Topo
pesquisar

Água: substância consagrada

Química

Água: solvente universal
Água: solvente universal
PUBLICIDADE

A água, líquido essencial à nossa sobrevivência, tem propriedades que vão além do poder de hidratação. A água é única em seus aspectos, a começar pela sua capacidade térmica, que é a quantidade de calor que uma substância pode absorver ou liberar para alterar sua temperatura em 1 grau Celsius. Para se ter uma ideia, a capacidade térmica da molécula H2O é maior que a de metais, como ferro e alumínio.

Colocando na prática seria assim: a água contida nos rios e oceanos absorve grande quantidade de calor, mas nem por isso a Terra fica aquecida, pelo contrário, este fator é responsável por equilibrar a temperatura do planeta.

Outro diferencial da água está em seu alto calor latente de vaporização, a quantidade de energia necessária para converter um grama de líquido em gás. Esta propriedade está presente até mesmo em nosso corpo, quer ver?
Quando transpiramos, a água que expelimos (nosso suor) se evapora graças ao calor latente de evaporação, o que permite que a temperatura corporal seja controlada.

A água é também um solvente universal. A polaridade da molécula H2O permite que ela reaja com inúmeras substâncias, dissolvendo-as.

Outras propriedades, como tensão superficial, capacidade de expansão, entre outras, podem ser conferidas nas opções - Veja mais!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Veja mais!
Água: substância interessante. 
Água no ponto de vista químico. 

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Água: substância consagrada "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/agua-substancia-consagrada.htm. Acesso em 23 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola