Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Água: substância interessante

Química

A água e suas características são curiosas
A água e suas características são curiosas
PUBLICIDADE

A ligação de hidrogênio presente nas moléculas de água faz esta substância possuir propriedades únicas, mas que mistério existe por trás dos átomos de hidrogênio e de oxigênio ligados entre si?

H - 0  - H

Veja algumas das principais características da água:

- Ela se expande quando sua temperatura fica abaixo de 0°C. Uma prova: esta propriedade pode ser vivenciada diariamente, coloque água no freezer e observe sua taxa de expansão, se estiver confinada em recipiente fechado com volume total de água, vai ocorrer uma quebra no recipiente proveniente da dilatação da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Outra característica da água é o seu estado líquido. Mesmo possuindo estrutura molecular parecida com a de outros compostos gasosos, ela insiste em se manter no estado líquido.

A água cobre ¾ da superfície da Terra através de rios, lagos e mares, e se faz presente também em nosso corpo, 70% da massa corporal é correspondente à água, ela é responsável pelo funcionamento dos organismos vivos, regula a temperatura corporal e transporta sais minerais, daí a importância do seu estudo.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Água: substância interessante "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/agua-substancia-interessante.htm. Acesso em 30 de julho de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça o processo de eletrólise da água usado para produzir os gases hidrogênio e oxigênio.
Aprenda a ler, interpretar e construir gráficos que representam a mudança de estado físico das substâncias e das misturas.
Conheça mais detalhes de como ocorrem as ligações de hidrogênio, também denominadas de pontes de hidrogênio, e que são a força intermolecular mais forte existente.
Conheça o que causa a tensão superficial da água, uma fina camada que fica sobre sua superfície e que permite que insetos andem sobre ela.