Topo
pesquisar

Química dos Oceanos

Química

Quais moléculas compõem o oceano?
Quais moléculas compõem o oceano?
PUBLICIDADE

O estudo dos compostos químicos presentes no mar é muito importante para diagnosticar eventuais problemas com a vida aquática de plantas e peixes, e já possui uma área de estudos específica: Oceanografia Química. Afinal, do que se trata este ramo da ciência? É o estudo da composição dos ambientes marinhos e as interações das espécies químicas com a vida aquática.

Dentre os componentes da água do mar estão os sais: Cloreto de sódio (NaCl), Sulfato de Cálcio (CaSO4), Sulfato de Magnésio (MgSO4) e Cloreto de Magnésio (MgCl2). O Cloreto de sódio equivale a 80 % e o restante é relativo a 20%.

Mas por que é importante saber sobre os sais presentes nos oceanos?

A quantidade de sais na água do mar varia de acordo com a região e influi diretamente sobre a vida dos peixes. Para ser considerada normal, ela precisa obedecer à proporção de 35 g/L (35 gramas de sal para cada litro de água). Temos exemplos de mares onde a água marítima contém proporções abaixo e acima dessa porcentagem normal de sal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Mar Báltico possui 30 g/L de sal e o Mar Vermelho 40 g/L. Quais destes ambientes não seria favorável à vida aquática? A enorme quantidade de sais no Mar Vermelho afeta a população de peixes, ocasionando a morte dos mesmos.

O Mar morto, localizado no Oriente Médio, é um exemplo de lago altamente salino onde é praticamente impossível existir vida, a quantidade de sais é de 300 gramas para cada litro de água.

Um aspecto favorável à vida aquática se explica pela presença de Sulfato de Cálcio (CaSO4). Este componente atua como fator de crescimento dos esqueletos dos corais e das algas calcáreas, ou seja, sua presença influi sobre a vida presente no fundo dos oceanos.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Química dos Oceanos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-dos-oceanos.htm>. Acesso em 15 de agosto de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA