Topo
pesquisar

Reciclagem de óleo de cozinha usado

Química

A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente.
PUBLICIDADE

Conforme visto no texto “Óleo de Cozinha e o Meio Ambiente”, o descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.

Então, surge a questão: o que fazer com o óleo de cozinha usado? Bem, atualmente, a melhor opção é realizar a coleta seletiva desse óleo, colocando-o em garrafas PET e destinando-as à reciclagem.

Essa reciclagem do óleo de cozinha usado pode ser feita em casa mesmo ou podemos levá-lo para postos de coleta que os destinarão a associações e empresas que farão a sua reciclagem.

Em casa, podemos fazer essa reciclagem por meio da fabricação de sabão. Veja uma receita de sabão caseiro com óleo usado:

1. Coloque cinco litros de óleo de cozinha usado em um balde, passando-o por uma peneira para reter os restos de comida que ficaram na hora da fritura;

2. Adicione 1 copo americano de fubá, 500 mL de detergente líquido de coco e 1 litro de soda cáustica líquida (hidróxido de sódio – NaOH) e misture bem. Tome o máximo de cuidado ao manusear a soda cáustica e use equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos, máscara, avental, sapatos fechados e luvas, pois ela é corrosiva e pode causar queimaduras na pele;

3. Acrescente um litro de água fervente e, se desejar, coloque alguma essência de sua preferência. Tome também muito cuidado para não se queimar nesse passo;

4. Mexa por 40 minutos sem parar;

5. Despeje em uma forma e deixe endurecer por cerca de dez dias. Antes de completar o tempo de endurecer totalmente, faça cortes no formato desejado. Você também pode colocar em formas menores.

Viu como é fácil? Além de ter um produto que poderá usar, representando economia para o orçamento familiar, você ainda ajuda a conservar o meio ambiente!

Os sabões podem ser fabricados a partir do óleo de cozinha usado
Os sabões podem ser fabricados a partir do óleo de cozinha usado

Quimicamente, a reação que ocorre nessa receita é chamada de reação de saponificação. A base (soda cáustica) reage com os triglicerídeos (triésteres) que formam os óleos e, como produtos, os glicerol (glicerina) e sais de ácidos graxos que são as moléculas responsáveis pela limpeza. Você poderá entender isso melhor no texto Química dos sabões e detergentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo de reação de saponificação:

CH2OCOC17H35                      CH2OH
│                                             │
CH2OCOC17H35 + 3 NaOH → CH2OH + 3C17H35COONa
│                                             │
CH2OCOC17H35                      CH2OH
glicerídeo                soda         glicerol           sabão
                            cáustica

Mas se você preferir encaminhar esse óleo de cozinha usado para reciclagem feita por associações e empresas, lembre-se de fazê-lo usando garrafas plásticas, conforme já foi dito, pois garrafas de vidro podem quebrar, derramar todo o conteúdo e causar acidentes. Além disso, espere o óleo esfriar.

Entre as formas de reciclagem do óleo de cozinha usado, a mais importante é a produção de biodiesel. O biodiesel é um biocombustível produzido a partir de reações de esterificação ou transesterificação de óleos vegetais ou animais (novos ou usados) que serve como um substituto do óleo diesel, sendo renovável, biodegradável e menos poluente.

O óleo usado é formado por triglicerídeos, que são lipídios formados pela união de uma molécula de glicerina com três ácidos graxos (triésteres). Assim, esses compostos possuem cadeias carbônicas muito grandes. Por isso, o óleo de cozinha, depois de limpo e desumidificado, é posto para reagir com álcoois na presença de um catalisador apropriado. No final do processo, cada cadeia de ácido graxo é desligada da glicerina e cada uma dá origem a uma molécula de biodiesel, que possui características físico-químicas semelhantes às do diesel.

A reciclagem do óleo de cozinha usado produz biodiesel
A reciclagem do óleo de cozinha usado produz biodiesel

Além disso, a reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir também massa de vidraceiro, ração animal, resinas para tintas, adesivos e outros produtos.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A reciclagem do óleo de cozinha usado é a melhor opção para proteger o meio ambiente
A reciclagem do óleo de cozinha usado é a melhor opção para proteger o meio ambiente

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reciclagem de óleo de cozinha usado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reciclagem-oleo-cozinha-usado.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola