Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reciclagem de óleo de cozinha usado

Química

A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente.
A reciclagem do óleo de cozinha usado é a melhor opção para proteger o meio ambiente
A reciclagem do óleo de cozinha usado é a melhor opção para proteger o meio ambiente
PUBLICIDADE

Conforme visto no texto “Óleo de Cozinha e o Meio Ambiente”, o descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.

Então, surge a questão: o que fazer com o óleo de cozinha usado? Bem, atualmente, a melhor opção é realizar a coleta seletiva desse óleo, colocando-o em garrafas PET e destinando-as à reciclagem.

Essa reciclagem do óleo de cozinha usado pode ser feita em casa mesmo ou podemos levá-lo para postos de coleta que os destinarão a associações e empresas que farão a sua reciclagem.

Em casa, podemos fazer essa reciclagem por meio da fabricação de sabão. Veja uma receita de sabão caseiro com óleo usado:

1. Coloque cinco litros de óleo de cozinha usado em um balde, passando-o por uma peneira para reter os restos de comida que ficaram na hora da fritura;

2. Adicione 1 copo americano de fubá, 500 mL de detergente líquido de coco e 1 litro de soda cáustica líquida (hidróxido de sódio – NaOH) e misture bem. Tome o máximo de cuidado ao manusear a soda cáustica e use equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos, máscara, avental, sapatos fechados e luvas, pois ela é corrosiva e pode causar queimaduras na pele;

3. Acrescente um litro de água fervente e, se desejar, coloque alguma essência de sua preferência. Tome também muito cuidado para não se queimar nesse passo;

4. Mexa por 40 minutos sem parar;

5. Despeje em uma forma e deixe endurecer por cerca de dez dias. Antes de completar o tempo de endurecer totalmente, faça cortes no formato desejado. Você também pode colocar em formas menores.

Viu como é fácil? Além de ter um produto que poderá usar, representando economia para o orçamento familiar, você ainda ajuda a conservar o meio ambiente!

Os sabões podem ser fabricados a partir do óleo de cozinha usado
Os sabões podem ser fabricados a partir do óleo de cozinha usado

Quimicamente, a reação que ocorre nessa receita é chamada de reação de saponificação. A base (soda cáustica) reage com os triglicerídeos (triésteres) que formam os óleos e, como produtos, os glicerol (glicerina) e sais de ácidos graxos que são as moléculas responsáveis pela limpeza. Você poderá entender isso melhor no texto Química dos sabões e detergentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo de reação de saponificação:

CH2OCOC17H35                      CH2OH
│                                             │
CH2OCOC17H35 + 3 NaOH → CH2OH + 3C17H35COONa
│                                             │
CH2OCOC17H35                      CH2OH
glicerídeo                soda         glicerol           sabão
                            cáustica

Mas se você preferir encaminhar esse óleo de cozinha usado para reciclagem feita por associações e empresas, lembre-se de fazê-lo usando garrafas plásticas, conforme já foi dito, pois garrafas de vidro podem quebrar, derramar todo o conteúdo e causar acidentes. Além disso, espere o óleo esfriar.

Entre as formas de reciclagem do óleo de cozinha usado, a mais importante é a produção de biodiesel. O biodiesel é um biocombustível produzido a partir de reações de esterificação ou transesterificação de óleos vegetais ou animais (novos ou usados) que serve como um substituto do óleo diesel, sendo renovável, biodegradável e menos poluente.

O óleo usado é formado por triglicerídeos, que são lipídios formados pela união de uma molécula de glicerina com três ácidos graxos (triésteres). Assim, esses compostos possuem cadeias carbônicas muito grandes. Por isso, o óleo de cozinha, depois de limpo e desumidificado, é posto para reagir com álcoois na presença de um catalisador apropriado. No final do processo, cada cadeia de ácido graxo é desligada da glicerina e cada uma dá origem a uma molécula de biodiesel, que possui características físico-químicas semelhantes às do diesel.

A reciclagem do óleo de cozinha usado produz biodiesel
A reciclagem do óleo de cozinha usado produz biodiesel

Além disso, a reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir também massa de vidraceiro, ração animal, resinas para tintas, adesivos e outros produtos.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reciclagem de óleo de cozinha usado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reciclagem-oleo-cozinha-usado.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Veja as vantagens e desvantagens de uma fonte energética que está despontando como uma revolução na produção de biocombustíveis: o biodiesel de algas.
Veja como está a situação da produção, consumo e legislação do Brasil referentes ao biodiesel.
Os componentes do sabão interagem com água na hora de limpar.
Detergentes e poluição, resíduos de sabão sofrem decomposição pelos microorganismos existentes na água dos rios, biodegradáveis, detergentes, camada de espuma que impede a entrada de gás oxigênio na água, cadeias ramificadas.
O uso proibido em produtos de limpeza.
Conheça um pouco da história do sabão, como foram inventados também o detergente e o sabonete e suas produções em larga escala tiveram início.
Os triglicerídeos são compostos orgânicos em cuja fórmula estrutural possui três grupos ésteres.
De onde é retirada esta forma de energia renovável?
Conheça os responsáveis pela desordem ambiental.
Poluição das águas, aspectos físicos da água, aspectos químicos da água, aspectos biológicos da água, resíduos industriais, metais pesados, água potável, matéria orgânica, turbidez da água, esgoto.