close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que são triglicerídeos?

Triglicerídeos também recebem o nome de triglicérides ou triésteres. Eles são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal, e sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol.

Os triglicerídeos estão presentes na gordura de nossa alimentação
Os triglicerídeos estão presentes na gordura de nossa alimentação
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Triglicerídeos, também denominados triglicérides ou triésteres, são assim chamados, pois possuem em sua fórmula estrutural três grupos da função orgânica éster (R_COO_R). Veja sua fórmula genérica abaixo, onde o R corresponde a um radical hidrocarboneto, isto é, uma cadeia carbônica composta apenas de carbonos e hidrogênios, sendo que, neste caso, possui mais de 11 carbonos.

Fórmula estrutural do triglicerídeo.


Ele é um material graxo, que no cotidiano corresponde a óleos ou gorduras indispensáveis à nossa alimentação,de origem vegetal (óleo de dendê, de caroço de algodão, de amendoim, de oliva, de milho, de soja, de girassol, gordura de coco e manteiga de cacau) ou animal (sebo bovino, fígado de bacalhau, manteiga feita do leite, banha suína e óleo extraído da gordura de capivaras).

Visto que os triglicerídeos se encontram na forma de gordura na alimentação que consumimos; eles circulam em nossa corrente sanguínea e se armazenam no organismo, no tecido adiposo; mas não pode ser em excesso, pois um nível alto de triglicerídeo pode causar inúmeros problemas de saúde, incluindo o desenvolvimento de pancreatite e doenças do coração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se o triglicerídeo for uma gordura, ele apresentará em sua estrutura radicais de ácidos graxos saturados (só com ligações simples). Mas se for óleo, predominará radicais de ácidos graxos insaturados (possui ligações duplas ou triplas).

É obtido através de reações entre um glicerol e ácidos graxos (ácidos carboxílicos de cadeia longa, ou seja, compostos orgânicos que apresentam este grupo carboxila: _COOH). A seguir temos uma reação genérica de formação de um glicerol:

Reação de formação do triglicerídeo a partir de ácido graxo e glicerol.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola.

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que são triglicerídeos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-que-sao-triglicerideos.htm. Acesso em 28 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Qual é a relação entre a engenharia do ambiente e a eletroquímica?

Por Francisco Bernardo
Responder
Ver respostas

Calcule a energia de ativação (Ea) para a reação de decomposição do pentóxido de nitrogênio,

Por Rebeca Ciriaco
Responder
Ver respostas

Estude agora


Guia de Profissões | O que é Cultura Maker?

Você sabe o que é Cultura Maker? Novas tecnologias aparecem o tempo todo, e isso muda a relação das pessoas e do...

Descolonização do pensamento

Por que falar de descolonização do pensamento? Porque mantemos os grilhões da colonização europeia presos em...