Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reação de saponificação

Química

De que é composto o sabão?
De que é composto o sabão?
PUBLICIDADE

Você vai saber agora qual é a reação química usada para se obter o sabão, aquele que usamos todos os dias para tomar banho e cuidar da higiene da casa.

A reação de saponificação não podia ter outro nome, uma vez que ficou muito conhecida em razão de sua enorme utilização na Indústria: confecção de sabonetes e sabão em barra. Para que essa reação aconteça, é preciso haver um éster misturado com uma base forte na presença de água e aquecimento. O produto final é um sal orgânico e álcool.

Para quem não sabe, sal orgânico é nosso popular sabão. O éster usado no processo provém de um ácido graxo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acompanhe a equação que demonstra o processo de obtenção do sabão:



Ácido graxo + Hidróxido de sódio → sabão + glicerol (álcool)

O uso de bases no processo (hidróxido de sódio ou potássio) fez com que a reação ficasse conhecida também como Hidrólise alcalina. Ela é usada há muitos anos pelas donas de casa que retiram a matéria prima ácido graxo de suas próprias cozinhas: os chamados óleos comestíveis são compostos por ésteres, daí o por que de serem utilizados para a produção de sabões.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Reação de saponificação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacao-saponificacao.htm. Acesso em 16 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a desidratação intermolecular dos álcoois, um tipo de reação orgânica de eliminação que é usada como forma de obtenção de éteres importantes.
Entenda o que é uma reação de eliminação de desidratação e como esse tipo de reação orgânica acontece no caso dos álcoois na forma intramolecular.
Clique e conheça as propriedades físicas, a forma de produção (síntese) e as principais utilizações do glicerol!
Clique e conheça todos os possíveis produtos que podem ser originados durante as reações orgânicas de hidrólise de amidas.
Conheça a classificação dos ésteres em lipídios, também conhecidos por lípides, lipídeos e lípidos, que constituem os óleos e gorduras de origem animal e vegetal.
Entenda como ocorre a reação de oxidação dos álcoois e veja como ela se processa no caso do metanol e dos álcoois primários, secundários e terciários.
Estudando sobre as reações de adição em química orgânica? Tire suas dúvidas aqui.
Entenda como ocorrem as reações orgânicas de adição em dienos ou alcadienos acumulados, isolados e conjugados.
Veja como pode ser feita a reciclagem do óleo de cozinha usado, a melhor opção de descarte desse resíduo.