Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações com óxidos básicos

Química

Reações com óxidos básicos são fenômenos químicos em que o óxido dessa classe reage com outra substância de caraterística ácida, formando um sal.
PUBLICIDADE

Reações com óxidos básicos são fenômenos químicos em que uma substância dessa classe de óxidos é colocada em uma mesmo recipiente que um ácido inorgânico, um óxido ácido ou um óxido anfótero.

Veja também: Reações com óxidos anfóteros

Sal inorgânico e água são produtos comuns em uma reação com óxidos básicos. Para saber se será produzido sal inorgânico ou água, devemos observar a substância que acompanha o óxido básico no reagente. Veja os exemplos abaixo e entenda como ocorre esse processo.

Reações com óxidos básicos e ácidos inorgânicos

Nas reações entre óxidos básicos e ácidos inorgânicos, ocorre a formação de um sal inorgânico e água, porque o cátion do óxido básico (Y+) interage com o ânion (X-) do ácido, e o cátion hidrônio (H+) do ácido interage com o ânion do óxido:

Exemplo: Óxido de rádio e ácido bromídrico

Nessa reação, temos como reagentes o óxido de rádio (RaO) e o ácido bromídrico (Hbr). Assim, ocorrem as seguintes interações:

  • Cátion rádio (Ra+2) com o ânion brometo (Br-1) formando o sal brometo de rádio (RaBr2).

  • Cátion hidrônio (H+1) com o ânion óxido (O-2) formando água (H2O).

Veja também: Reações com óxidos duplos

Reações com óxidos básicos e óxidos ácidos

Nessas reações, ocorre a formação de um sal inorgânico por meio da interação entre o cátion do óxido básico (Y+) e o ânion do ácido resultante (WOa-) da reação química entre um óxido ácido e água.

Exemplo: Óxido de sódio e dióxido de enxofre

Nessa reação, temos como reagentes o óxido de sódio (Na2O) e o dióxido de enxofre (SO2). Vale ressaltar que, inicialmente, quando o óxido ácido interage com a água, temos a formação do ácido sulfuroso (H2SO3):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir da formação desse ácido, ocorre a interação entre o cátion sódio (Na+1) do óxido básico e o ânion sulfito (SO3-2) do ácido, formando o sal sulfito de sódio (Na2SO3):

Reações com óxidos básicos e óxidos anfóteros

Os óxidos anfóteros são substâncias que apresentam comportamento químico duplo: na presença de uma substância de natureza ácida, ele comporta-se como um óxido básico; já na presença de uma substância de natureza básica, ele comporta-se como um óxido ácido.

Assim, quando um óxido básico reage com um óxido anfótero, este irá comportar-se como um óxido ácido, formando um ácido inorgânico na presença de água. A reação entre o ânion do ácido inorgânico e o cátion do óxido básico formará um sal como produto.

Exemplo: Óxido de potássio e óxido de cromo III

Nessa reação, temos como reagentes o óxido de potássio (K2O) e o óxido de cromo (Cr2O3). Vale ressaltar que, inicialmente, quando o óxido anfótero interage com a água, temos a formação do ácido cromoso (2HCrO2):

A partir da formação desse ácido, ocorre a interação entre o cátion potássio (K+1) do óxido básico e o ânion cromito (SO3-2) do ácido, formando o sal cromito de potássio (2KCrO2):

 

 

Por Me. Diogo Lopes Dias

O cloreto de sódio é um sal que pode ser obtido a partir de reações com óxidos básicos.
O cloreto de sódio é um sal que pode ser obtido a partir de reações com óxidos básicos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Reações com óxidos básicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-com-oxidos-basicos.htm. Acesso em 24 de junho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Nomenclatura dos sais, classificação dos sais, nome do ânion, nome do cátion, sulfato de ferro, sulfato ferroso, nitrato de prata, cloreto de potássio, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, nitrato de prata, sulfato de cobre, carbonato de cálcio.
Como nomear hidrácidos e oxiácidos.
Você sabe realizar a nomenclatura dos óxidos formados por metais e por ametais? Aprenda como e tire todas as suas dúvidas aqui!