PUBLICIDADE
Reações com óxidos básicos são fenômenos químicos em que uma substância dessa classe de óxidos é colocada em uma mesmo recipiente que um ácido inorgânico, um óxido ácido ou um óxido anfótero.
Veja também: Reações com óxidos anfóteros
Sal inorgânico e água são produtos comuns em uma reação com óxidos básicos. Para saber se será produzido sal inorgânico ou água, devemos observar a substância que acompanha o óxido básico no reagente. Veja os exemplos abaixo e entenda como ocorre esse processo.
Tópicos deste artigo
- 1 - Reações com óxidos básicos e ácidos inorgânicos
- 2 - Reações com óxidos básicos e óxidos ácidos
- 3 - Reações com óxidos básicos e óxidos anfóteros
Reações com óxidos básicos e ácidos inorgânicos
Nas reações entre óxidos básicos e ácidos inorgânicos, ocorre a formação de um sal inorgânico e água, porque o cátion do óxido básico (Y+) interage com o ânion (X-) do ácido, e o cátion hidrônio (H+) do ácido interage com o ânion do óxido:
Exemplo: Óxido de rádio e ácido bromídrico
Nessa reação, temos como reagentes o óxido de rádio (RaO) e o ácido bromídrico (Hbr). Assim, ocorrem as seguintes interações:
-
Cátion rádio (Ra+2) com o ânion brometo (Br-1) formando o sal brometo de rádio (RaBr2).
-
Cátion hidrônio (H+1) com o ânion óxido (O-2) formando água (H2O).
Veja também: Reações com óxidos duplos
Reações com óxidos básicos e óxidos ácidos
Nessas reações, ocorre a formação de um sal inorgânico por meio da interação entre o cátion do óxido básico (Y+) e o ânion do ácido resultante (WOa-) da reação química entre um óxido ácido e água.
Exemplo: Óxido de sódio e dióxido de enxofre
Nessa reação, temos como reagentes o óxido de sódio (Na2O) e o dióxido de enxofre (SO2). Vale ressaltar que, inicialmente, quando o óxido ácido interage com a água, temos a formação do ácido sulfuroso (H2SO3):
A partir da formação desse ácido, ocorre a interação entre o cátion sódio (Na+1) do óxido básico e o ânion sulfito (SO3-2) do ácido, formando o sal sulfito de sódio (Na2SO3):
Reações com óxidos básicos e óxidos anfóteros
Os óxidos anfóteros são substâncias que apresentam comportamento químico duplo: na presença de uma substância de natureza ácida, ele comporta-se como um óxido básico; já na presença de uma substância de natureza básica, ele comporta-se como um óxido ácido.
Assim, quando um óxido básico reage com um óxido anfótero, este irá comportar-se como um óxido ácido, formando um ácido inorgânico na presença de água. A reação entre o ânion do ácido inorgânico e o cátion do óxido básico formará um sal como produto.
Exemplo: Óxido de potássio e óxido de cromo III
Nessa reação, temos como reagentes o óxido de potássio (K2O) e o óxido de cromo (Cr2O3). Vale ressaltar que, inicialmente, quando o óxido anfótero interage com a água, temos a formação do ácido cromoso (2HCrO2):
A partir da formação desse ácido, ocorre a interação entre o cátion potássio (K+1) do óxido básico e o ânion cromito (SO3-2) do ácido, formando o sal cromito de potássio (2KCrO2):
Por Me. Diogo Lopes Dias