Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações com óxidos duplos

Reações com óxidos duplos são processos químicos utilizados para a produção de sais e bases inorgânicas.

A magnetita pode ser utilizada nas reações com óxidos duplos pra obtenção de bases
A magnetita pode ser utilizada nas reações com óxidos duplos pra obtenção de bases
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As reações com óxidos duplos ocorrem quando essa classe de óxidos é colocada em um recipiente com uma das seguintes substâncias:

- Água (H2O)

- Ácidos inorgânicos (HX)

- Bases inorgânicas (WOH)

Vale ressaltar que os óxidos duplos são resultantes de uma associação entre dois óxidos diferentes de um mesmo elemento, o qual apresenta sempre dois cátions.

Para determinar os produtos que serão formados nas reações com óxidos duplos, é necessário conhecer os cátions dos elementos nesses óxidos e os ânions formados a partir desses cátions, como demonstrado a seguir:

Nos óxidos duplos, o elemento ferro está na forma de cátion ferro II (Fe+2) e ferro III (Fe+3). Além disso, é um elemento capaz de originar dois ânions diferentes: o ferrato (FeO4-2) e o ferrito (FeO2-1).

  • Elemento chumbo

Nos óxidos duplos, o elemento chumbo apresenta-se na forma de cátion chumbo II (Pb+2) e chumbo IV (Pb+4). Além disso, é um elemento capaz de originar dois ânions diferentes: o plumbato (PbO3-2) e o plumbito (PbO2-2).

Nos óxidos duplos, o elemento estanho apresenta-se na forma de cátion estanho II (Sn+2) e estanho IV (Sn+4). Além disso, é um elemento capaz de originar dois ânions diferentes: o estanato (SnO3-2) e o estanito (SnO2-2).

Nos óxidos duplos, o elemento manganês apresenta-se na forma de cátion manganês II (Sn+2) e manganês III (Mn+3). Além disso, é um elemento capaz de originar dois ânions diferentes: o manganato (MnO4-2) e o manganito (MnO3-2).

Reações com óxidos duplos e água

Quando um óxido duplo reage com água, ocorre a formação de duas bases inorgânicas (YOH), cada uma apresentando um dos cátions diferentes que formam o óxido, como na equação geral a seguir:

Y3O4 + H2O → Y(OH)a + Y(OH)b

Obs.: Os índices a e b na equação são referentes à carga de cada um dos cátions que formam o óxido duplo.

Por exemplo, se o óxido duplo de ferro (Fe3O4) for colocado em presença de água, haverá a formação do hidróxido de ferro II [Fe(OH)2] e do hidróxido de ferro III [Fe (OH)3], já que nesse óxido duplo existe a presença dos cátions ferro II (Fe+2) e ferro III (Fe+3).

Esses produtos (as bases) são formados porque no óxido duplo de ferro (Fe3O4) há a presença dos cátions ferro II e ferro III, os quais interagem com as hidroxilas (OH-1) da água e formam as bases, como na equação balanceada a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fe3O4 + 4H2O → 1Fe(OH)2 + 2Fe(OH)3

Reações com óxidos duplos e bases

Quando um óxido duplo reage com uma base inorgânica (WOH), ocorre a formação de dois sais inorgânicos diferentes e água. Os sais são formados pela interação entre o cátion da base e os dois ânions formados pelo metal do óxido, como na equação a seguir:

Y3O4 + WOH → WYOc + WYOd + H2O

Obs.: Os índices c e d nos produtos são referentes às quantidades diferentes de oxigênio presentes nos ânions formados pelo metal do óxido.

Por exemplo: se o óxido duplo de chumbo (Pb3O4) reagir com o hidróxido de cálcio [Ca(OH)2, e o cálcio for um cátion de carga +2, haverá a formação do plumbato de cálcio (CaPbO3), que é resultante da interação entre o Ca+2 e PbO3-2, e do plumbito de cálcio (CaPbO2), que é resultante da interação entre o Ca+2 e PbO2-2.

Esses produtos são formados porque o elemento chumbo forma os ânions plumbito (PbO2-2) e plumbato (PbO3-2), os quais interagem com o cátion cálcio (Ca+2) do óxido de cálcio. A seguir, a equação balanceada desse processo:

1Pb3O4 + 3Ca(OH)2 → 1CaPbO3 + 2CaPbO2 + 3H2O

Reações com óxidos duplos e ácidos

Quando um óxido duplo reage com um ácido inorgânico (HX), ocorre a formação de dois sais inorgânicos diferentes e água. Os sais são formados pela interação entre cada um dos cátions que formam o óxido duplo e o ânion (X-) do ácido, como na equação a seguir:

Y3O4 + HX → YX + YX + H2O

Se o óxido duplo de manganês (Mn3O4) reagir com o ácido fosfórico (H3PO4), haverá a formação do fosfato de manganês II [Mn3(PO4)2], por causa da interação entre o Mn+2 e PO4-3, e do fosfato de manganês III (MnPO4), resultante da interação entre o Mn+3 e PO4-3.

Esses produtos são formados porque no óxido duplo de manganês existe a presença dos cátions manganês II e manganês III, os quais interagem com o ânion fosfato do ácido, como na equação balanceada a seguir:

3Mn3O4 + 8H3PO4 → 1Mn3(PO4)2 + 6MnPO4 + 12H2O


Por Me. Diogo Lopes Dias

Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Reações com óxidos duplos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-com-oxidos-duplos.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante