Topo
pesquisar

Óxidos básicos

Química

Os óxidos básicos são compostos de caráter iônico que ao reagirem com água formam uma base; e ao reagirem com um ácido originam sal e água.
Na cinza dos cigarros está presente o óxido de potássio (K2O), que é um óxido básico.
Na cinza dos cigarros está presente o óxido de potássio (K2O), que é um óxido básico.
PUBLICIDADE

Os óxidos básicos são aqueles que ao reagirem com a água dão origem a bases. Já quando reagem com um ácido dão origem a sal e água.

Óxidos básicos reagindo com água e com ácido.
Óxidos básicos reagindo com água e com ácido. 

Por exemplo, temos o óxido de sódio (Na2O), que é um óxido básico. Veja a seguir que, ao reagir com a água, ele forma a base hidróxido de sódio:

Se esse mesmo óxido reagir com um ácido, como o ácido sulfúrico (H2SO4), será produzido um sal (sulfato de sódio) e a água.

Se um óxido básico reagir com um óxido ácido, também se produz um sal, porém sem a água.

Conforme o exemplo mostrado, os outros óxidos básicos também são compostos iônicos, sendo formados na sua maioria por metais, elementos que são altamente eletropositivos, apresentando normalmente a “carga” igual a +1 ou +2.

Exemplos:

Na2O = Na1+
K2O = K1+
CaO = Ca2+
MgO = Mg2+

Esses compostos apresentam pontos de fusão e ebulição elevados e todos encerram o ânion oxigênio (O2-).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aplicações de alguns óxidos básicos:

CaO: Óxido de cálcio
Esse composto é normalmente conhecido como cal virgem. Ao reagir com a água, conforme a reação a seguir, forma-se uma base (hidróxido de cálcio) que é usada para pintar paredes, troncos de árvores e outros materiais, com a principal finalidade de repelir insetos, preservar a vedação e evitar a infiltração da água. Essa base formada é chamada de cal hidratada e, por isso, quando se pinta com ela, dá-se o nome de pintura de caiação.

Pintura de caiação
Pintura de caiação.

K2O: Óxido de potássio

O óxido de potássio é normalmente encontrado em cinzas de madeira e de cigarros. Ao reagir com água, ele forma a base hidróxido de potássio (KOH), utilizada na fabricação de sabões. Inclusive, antigamente, em locais onde não havia o KOH, usavam-se cinzas vegetais, que continham K2O, para reagir com gorduras e produzir o chamado “sabão de cinza”.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Óxidos básicos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/oxidos-basicos.htm>. Acesso em 20 de maio de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(Cesgranrio) As indústrias de produção de vidro utilizam a areia como principal fonte de sílica (SiO2) para conferir o estado vítreo. Utilizam, ainda, com a finalidade de reduzir a temperatura de fusão da sílica, os fundentes Na2O, K2O e Li2O. A escolha dos óxidos de sódio, potássio e lítio para reagir com a sílica e dar origem a um produto vítreo de menor ponto de fusão deve-se ao fato de esses óxidos manifestarem caráter:

a) básico

b) neutro

c) ácido

d) misto

e) anfótero

Questão 2

(UERJ) Alguns solos apresentam um certo grau de acidez, o que os torna pouco adequados para o plantio. Para reduzir essa acidez, poderia ser misturada a esse solo a seguinte substância:

a) CaO

b) CrO3

c) CO2

d) SO2

e) nda.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola