PUBLICIDADE
Reações com óxidos anfóteros são fenômenos químicos em que essa classe de óxidos são reagentes em um meio com uma base inorgânica ou um ácido inorgânico.
Obs.: Óxidos anfóteros são aqueles que apresentam em sua constituição somente os elementos zinco, chumbo, berílio e estanho.
Independentemente de a reação com óxido anfótero apresentar como segundo reagente um ácido ou uma base, os produtos formados nesse tipo de reação serão sempre os mesmos, isto é, um sal e água, como demonstrado na equação genérica abaixo:
óxido anfótero + ácido → sal+ H2O
ou
óxido anfótero + base → sal + H2O
Reações de óxidos anfóteros com ácido
Quando um óxido anfótero reage com ácido (HX), há a formação de um sal e água. Esse sal é formado pela interação entre o cátion (Y) do óxido e o ânion (X) do ácido, e a água é produzida na interação entre o hidrogênio do ácido e o oxigênio do óxido, como podemos observar na equação abaixo:
YO + HX → YX + H2O
Se o óxido anfótero de chumbo IV (PbO2) reagir com o ácido fosfórico (H3PO4), por exemplo:
PbO2 + H3PO4 →
Teremos a formação do sal fosfato de chumbo IV [Pb3(PO4)4] a partir da interação do cátion Pb+4 do óxido com o ânion fosfato (PO4-3) do ácido, e da interação do cátion hidrônio (H+) do ácido com o ânion (O-2) do óxido. Assim, a equação balanceada desse processo será:
3 PbO2+ 4 H3PO4 → Pb3(PO4)4 + 6 H2O
Reações de óxidos anfóteros com base
Quando o óxido anfótero reagir com uma base inorgânica (WOH), haverá a formação de sal e água, conforme demonstrado na equação genérica abaixo:
YO + WOH → WYOn + H2O
O sal é formado a partir da interação entre o cátion (W+) da base com o ânion (Yon), formado pelo metal presente no óxido. Abaixo, veja uma lista contendo os ânions formados pelos metais comuns de óxidos anfóteros:
Tabela com os ânions formados por alguns metais
Se, por exemplo, o óxido de alumínio (Al2O3) reagir com o hidróxido de bário [Ba(OH)2]:
Al2O3 + Ba(OH)2 →
O cátion bário (Ba+2) da base deve interagir com o ânion aluminato (AlO2-1), formado pelo alumínio presente no óxido, o que originará o sal aluminato de bário [Ba(AlO2)2], e a água será formada a partir das hidroxilas da base. Confira a equação balanceada desse processo a seguir:
1 Al2O3 + 1 Ba(OH)2 → 1 Ba(AlO2)2 + 1 H2O
Por Me. Diogo Lopes Dias