Topo
pesquisar

Reações com óxidos anfóteros

Química

As reações com óxidos anfóteros são processos químicos de obtenção de sal e água por meio da interação desse tipo de substância com ácido ou base.
O cloreto de chumbo II é um sal que pode ser obtido em reações com óxidos anfóteros
O cloreto de chumbo II é um sal que pode ser obtido em reações com óxidos anfóteros
PUBLICIDADE

Reações com óxidos anfóteros são fenômenos químicos em que essa classe de óxidos são reagentes em um meio com uma base inorgânica ou um ácido inorgânico.

Obs.: Óxidos anfóteros são aqueles que apresentam em sua constituição somente os elementos zinco, chumbo, berílio e estanho.

Independentemente de a reação com óxido anfótero apresentar como segundo reagente um ácido ou uma base, os produtos formados nesse tipo de reação serão sempre os mesmos, isto é, um sal e água, como demonstrado na equação genérica abaixo:

óxido anfótero + ácido → sal+ H2O

ou

óxido anfótero + base → sal + H2O


Reações de óxidos anfóteros com ácido

Quando um óxido anfótero reage com ácido (HX), há a formação de um sal e água. Esse sal é formado pela interação entre o cátion (Y) do óxido e o ânion (X) do ácido, e a água é produzida na interação entre o hidrogênio do ácido e o oxigênio do óxido, como podemos observar na equação abaixo:

YO + HX → YX + H2O

Se o óxido anfótero de chumbo IV (PbO2) reagir com o ácido fosfórico (H3PO4), por exemplo:

PbO2 + H3PO4

Teremos a formação do sal fosfato de chumbo IV [Pb3(PO4)4] a partir da interação do cátion Pb+4 do óxido com o ânion fosfato (PO4-3) do ácido, e da interação do cátion hidrônio (H+) do ácido com o ânion (O-2) do óxido. Assim, a equação balanceada desse processo será:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3 PbO2+ 4 H3PO4 → Pb3(PO4)4 + 6 H2O


Reações de óxidos anfóteros com base

Quando o óxido anfótero reagir com uma base inorgânica (WOH), haverá a formação de sal e água, conforme demonstrado na equação genérica abaixo:

YO + WOH → WYOn + H2O

O sal é formado a partir da interação entre o cátion (W+) da base com o ânion (Yon), formado pelo metal presente no óxido. Abaixo, veja uma lista contendo os ânions formados pelos metais comuns de óxidos anfóteros:

Tabela com os ânions formados por alguns metais
Tabela com os ânions formados por alguns metais

Se, por exemplo, o óxido de alumínio (Al2O3) reagir com o hidróxido de bário [Ba(OH)2]:

Al2O3 + Ba(OH)2

O cátion bário (Ba+2) da base deve interagir com o ânion aluminato (AlO2-1), formado pelo alumínio presente no óxido, o que originará o sal aluminato de bário [Ba(AlO2)2], e a água será formada a partir das hidroxilas da base. Confira a equação balanceada desse processo a seguir:

1 Al2O3 + 1 Ba(OH)2 → 1 Ba(AlO2)2 + 1 H2O

Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Reações com óxidos anfóteros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-com-oxidos-anfoteros.htm. Acesso em 18 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola