Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações com óxidos anfóteros

As reações com óxidos anfóteros são processos químicos de obtenção de sal e água por meio da interação desse tipo de substância com ácido ou base.

O cloreto de chumbo II é um sal que pode ser obtido em reações com óxidos anfóteros
O cloreto de chumbo II é um sal que pode ser obtido em reações com óxidos anfóteros
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reações com óxidos anfóteros são fenômenos químicos em que essa classe de óxidos são reagentes em um meio com uma base inorgânica ou um ácido inorgânico.

Obs.: Óxidos anfóteros são aqueles que apresentam em sua constituição somente os elementos zinco, chumbo, berílio e estanho.

Independentemente de a reação com óxido anfótero apresentar como segundo reagente um ácido ou uma base, os produtos formados nesse tipo de reação serão sempre os mesmos, isto é, um sal e água, como demonstrado na equação genérica abaixo:

óxido anfótero + ácido → sal+ H2O

ou

óxido anfótero + base → sal + H2O


Reações de óxidos anfóteros com ácido

Quando um óxido anfótero reage com ácido (HX), há a formação de um sal e água. Esse sal é formado pela interação entre o cátion (Y) do óxido e o ânion (X) do ácido, e a água é produzida na interação entre o hidrogênio do ácido e o oxigênio do óxido, como podemos observar na equação abaixo:

YO + HX → YX + H2O

Se o óxido anfótero de chumbo IV (PbO2) reagir com o ácido fosfórico (H3PO4), por exemplo:

PbO2 + H3PO4

Teremos a formação do sal fosfato de chumbo IV [Pb3(PO4)4] a partir da interação do cátion Pb+4 do óxido com o ânion fosfato (PO4-3) do ácido, e da interação do cátion hidrônio (H+) do ácido com o ânion (O-2) do óxido. Assim, a equação balanceada desse processo será:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3 PbO2+ 4 H3PO4 → Pb3(PO4)4 + 6 H2O


Reações de óxidos anfóteros com base

Quando o óxido anfótero reagir com uma base inorgânica (WOH), haverá a formação de sal e água, conforme demonstrado na equação genérica abaixo:

YO + WOH → WYOn + H2O

O sal é formado a partir da interação entre o cátion (W+) da base com o ânion (Yon), formado pelo metal presente no óxido. Abaixo, veja uma lista contendo os ânions formados pelos metais comuns de óxidos anfóteros:

Tabela com os ânions formados por alguns metais
Tabela com os ânions formados por alguns metais

Se, por exemplo, o óxido de alumínio (Al2O3) reagir com o hidróxido de bário [Ba(OH)2]:

Al2O3 + Ba(OH)2

O cátion bário (Ba+2) da base deve interagir com o ânion aluminato (AlO2-1), formado pelo alumínio presente no óxido, o que originará o sal aluminato de bário [Ba(AlO2)2], e a água será formada a partir das hidroxilas da base. Confira a equação balanceada desse processo a seguir:

1 Al2O3 + 1 Ba(OH)2 → 1 Ba(AlO2)2 + 1 H2O

Por Me. Diogo Lopes Dias

Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Reações com óxidos anfóteros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-com-oxidos-anfoteros.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante