Whatsapp

Prótons

Química

PUBLICIDADE

Prótons, partículas atômicas que foram descobertas através dos experimentos científicos de Ernest Rutherford (1871-1937) e do físico Elgen Goldstein (1850-1930).

No ano de 1886, Goldstein detectou a presença de cargas elétricas positivas no átomo através do tubo de raios catódicos, experimento pelo qual se transferia cargas elétricas por eletrodos gerando energia (luz). Tal pesquisa detectou um feixe de luz no sentido oposto ao dos elétrons, Goldstein propôs que poderiam existir partículas com carga oposta (positiva) no sistema.

Anos mais tarde, em 1904, Rutherford confirmou em suas experiências com gás hidrogênio, a presença de tais partículas positivas e as nomeou de prótons.

Os prótons, juntamente com os nêutrons, constituem os núcleos atômicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Líria Alves
Graduada em Química

O núcleo atômico é composto por prótons e nêutrons
O núcleo atômico é composto por prótons e nêutrons

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Prótons"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/protons.htm. Acesso em 12 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Veja tudo o que você precisa saber sobre o elemento químico alumínio, como suas características, formas de obtenção e algumas curiosidades!
Conheça mais sobre os elétrons, a primeira partícula subatômica a ser descoberta, e veja como suas propriedades são importantes para nossa vida.
Saiba mais sobre a estrutura do átomo e suas principais partículas constituintes: prótons, nêutrons e elétrons.
Você sabe o que são e como funcionam os processos de eletrização? Conheça os processos de eletrização por atrito, contato e indução, e aprenda mais com exercícios.