Whatsapp

Molécula com um carbono assimétrico e isômeros ópticos

Química

Toda molécula que possui apenas um carbono assimétrico terá dois isômeros ópticos que desviam o plano de luz polarizada e um isômero opticamente inativo.
PUBLICIDADE

A isomeria óptica ocorre quando dois ou mais compostos possuem a mesma fórmula molecular, porém se diferenciam pela atividade óptica, isto é, pelo desvio do plano de luz polarizada.

Uma das características necessárias para que haja atividade óptica é que a molécula seja assimétrica e um modo de verificarmos isso é por observar se ela possui pelo menos um átomo de carbono assimétrico ou quiral.

Resumidamente, um átomo de carbono é assimétrico se possui todos os ligantes diferentes entre si. Em compostos cíclicos, levamos em conta os ligantes de fora do anel e os ligantes nos sentidos horário e anti-horário no anel.

Consideremos, por exemplo, o caso do ácido láctico mostrado a seguir:

            OH
            │
H3C ─ C* ─ COOH
            │
            H

Observe que os quatro ligantes (4 estruturas complexas e não apenas os 4 átomos imediatamente ligados ao átomo do C*) são diferentes entre si. Portanto, essa molécula possui um carbono assimétrico ou quiral.

Em virtude disso, esse composto possui dois isômeros opticamente ativos, que são a imagem especular um do outro e não são sobreponíveis:

         OH                     │                 HO
            │                       │                 │
H3C ─ C* ─ COOH       │     HOOC ─ C* ─ CH3
            │                       │                 │
            H                       │                 H

                                  espelho

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses isômeros são chamados de enantiômeros, de enantimorfos (do grego enantios, oposto; morpho, forma) ou ainda de antípodas ópticos. Eles se diferenciam porque quando a luz polarizada atravessa esses compostos, um deles desvia o plano dessa luz para a direita (sentido horário) e é então chamado de dextrogiro (simbolizado por d ou pelo sinal +), enquanto o outro enantiômero desvia o plano de luz polarizada para a esquerda e é chamado de levogiro (ℓ ou -).

O ângulo em que eles desviam o plano da luz polarizada é igual, porém com sinais opostos.

Além desses dois isômeros opticamente ativos, moléculas com apenas um carbono assimétrico possuem também um isômero opticamente inativo, ou seja, que não desvia o plano de luz polarizada. Esse isômero é chamado de mistura racêmica, que consiste em uma mistura de exatamente 50% do isômero dextrogiro e 50% do isômero levogiro. Visto que os desvios que cada um deles provocam são de mesmo valor, mas em sentidos opostos, um acaba anulando o efeito do outro e o resultado é que a mistura racêmica é opticamente inativa por compensação externa.

Resumidamente, para moléculas com um átomo de carbono assimétrico sempre teremos:

  • 2 isômeros opticamente ativos (dextrogiro e levogiro);
  • 1 isômero opticamente inativo (mistura racêmica).

* Autor da imagem: LHcheM


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Mistura racêmica de ácido láctico*
Mistura racêmica de ácido láctico*

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Molécula com um carbono assimétrico e isômeros ópticos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/molecula-com-um-carbono-assimetrico-isomeros-opticos.htm. Acesso em 08 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Descubra o que é uma molécula assimétrica e um carbono assimétrico ou quiral, conforme estudado em isomeria óptica.
Isômeros que se diferem pela estrutura espacial.
Entenda o que é a isomeria óptica, esse importante conteúdo visto em Química Orgânica.
Veja como é possível ocorrer a isomeria óptica em moléculas que não possuem carbono assimétrico.
Aprenda por meio deste texto o que são os isômeros ativos e também a forma de calcular o número de moléculas com atividade óptica.
Veja como é fácil determinar a quantidade de isômeros opticamente ativos e inativos de moléculas que apresentam dois carbonos assimétricos ou mais.
Por meio desse texto você descobrirá o que é a luz polarizada estudada em Isomeria Óptica.
Conheça quais são os possíveis isômeros ópticos ativos e inativos para moléculas que possuem átomos de carbono assimétricos iguais.
Descubra o que são os enantiômeros estudados em isomeria espacial ou estereoisomeria e veja a sua diferença para os diastereoisômeros.
Saiba o que é a Isomeria estudada em Química Orgânica.