Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estrutura de uma proteína

Estrutura: primária, secundária e terciária de um polipeptídio
Estrutura: primária, secundária e terciária de um polipeptídio
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As proteínas (polipeptídios) são moléculas formadas por aminoácidos ligados entre si, através de ligações peptídicas durante o mecanismo de transcrição, resultantes de uma informação genética que regula, por intermédio dessas substâncias, todas as reações metabólicas da célula.

Cada tipo de proteína possui os mesmos aminoácidos, ordenados linearmente segundo uma mesma sequência, o que significa a estrutura primária de um polipeptídio.


Contudo, esse filamento, em consequência à disposição espacial e a possibilidade de rotação dos aminoácidos, proporciona um arranjo configurando aspecto helicoidal, ou seja, espiralada sobre si mesma, originando a estrutura secundária.

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Proteínas


Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Como as proteínas são formadas com base em 20 tipos diferentes de aminoácidos, cada um com propriedades químicas específicas (pontes de hidrogênio e bissulfeto), podem assim expressar reações de interação atrativa ou repulsão, ocasionando dobras na estrutura secundária, surgindo uma terceira conformação estrutural. Finalmente, a estrutura quartenária se refere à formação de uma ou mais cadeias de proteínas unidas entre si, formando novelos ou fibras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Este fato, evolutivamente, representa uma das maiores perfeições da manifestação da vida, pois a função de uma proteína está intimamente relacionada à sua forma.

Assim, qualquer erro, desde a coordenação a partir do DNA, pode acarretar distúrbios metabólicos. Muitas doenças que afetam o ser humano são provocadas por anomalias genéticas que alteram a morfologia de uma proteína, perdendo na maioria das vezes a sua fisiologia.


Por krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Estrutura de uma proteína"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/estrutura-um-proteina.htm. Acesso em 30 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

As proteínas são moléculas formadas por vários aminoácidos unidos entre si. As ligações existentes entre os aminoácidos são chamadas de:

a) ligações de hidrogênio.

b) ligações covalentes.

c) ligações iônicas.

d) ligações peptídicas

e) ligações metálicas.

Exercício 2

As proteínas costumam ser classificadas, de acordo com os níveis de organização, em primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. Quando observamos que a proteína apresenta-se torcida e dobrada, com um aspecto helicoidal, dizemos que essa é uma proteína em estrutura

a) primária.

b) secundária.

c) terciária.

d) quaternária.