Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é catacrese?

O que é?

A catacrese é uma figura de linguagem que ocorre quando, na falta de um termo específico, utilizamos outro por empréstimo a partir de uma semelhança de conceito.
No exemplo acima, a palavra “bico” é uma catacrese
No exemplo acima, a palavra “bico” é uma catacrese
PUBLICIDADE

Observe os termos destacados nas frases abaixo:

- A asa da xícara quebrou.

- A perna da mesa está torta.

- O meu fogão tem seis bocas.

Você consegue notar os mecanismos semânticos utilizados para que esses termos fossem utilizados? Ocorre que, por falta de um termo específico para designar essas partes dos objetos citados nas frases, utilizamos outros que possuem uma semelhança conceitual: asa (a forma de uma asa), perna (o que sustenta em pé) e bocas (por onde nos expressamos, colocamos nossa energia no mundo). Enfim, esse recurso estilístico é uma figura de linguagem que manipula as palavras e é chamado de catacrese. Assim, definimos que:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Catacrese: é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de sentido.


Observe mais alguns exemplos dessa figura de palavras:

O bico do bule estava sujo.

A batata da minha perna ficou dolorida após os exercícios.

Ela sentia uma dor no da barriga.

O café queimou o céu da minha boca.


Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIGONATTO, Mariana. "O que é catacrese?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-catacrese.htm. Acesso em 16 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Neste artigo você vai entender o que são as figuras de pensamento, recursos de linguagem que alteram os sentidos das palavras ou expressões!
O que são figuras de sintaxe? Clique e saiba mais sobre esse recurso estilístico!
Saiba o que são as figuras sonoras, recursos estilísticos utilizados no nível dos sons para produzir efeitos de sentido. Leia nosso texto e aprenda mais sobre algumas dessas figuras como: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia. Entenda ainda como a linguagem pode ser manipulada para objetivos específicos.
Entenda o que são as figuras de palavras ou semânticas. Saiba quais são essas figuras de linguagem e faça exercícios para fixar o conteúdo.
Resolva exercícios sobre figuras de pensamento para testar seus conhecimentos sobre esse grupo de figuras da linguagem.
Aprimore seus conhecimentos sobre a língua resolvendo os exercícios sobre figuras de sintaxe.
Metáfora, comparação, catacrese, metonímia, personificação... Você sabe diferenciar as figuras de linguagem? Teste seus conhecimentos resolvendo estes exercícios.