Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é hemisfério? (Geografia)

Na Geografia, os hemisférios (Norte, Sul, Leste e Oeste) são obtidos a partir da Linha do Equador e do círculo formado pelo Meridiano de Greenwich e seu antimeridiano.

Quadro com o conceito de hemisférios.
Na Geografia, os hemisférios são as áreas em que a esfera terrestre pode ser dividida por meio da Linha do Equador e dos meridianos de 0º e 180º.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Hemisférios, na Geografia, são as metades do planeta Terra obtidas por meio da divisão feita por paralelos e por meridianos. A Linha do Equador, que é o paralelo de 0º, separa o globo terrestre em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Já o Meridiano de Greenwich (0º) e o seu meridiano oposto, a Linha Internacional da Data (180º), dão origem aos hemisférios Ocidental (ou Oeste) e Oriental (ou Leste).

Leia também: Latitude — as linhas imaginárias que dividem o planeta em referência à Linha do Equador

Tópicos deste artigo

Resumo sobre hemisférios

  • Na Geografia, a Linha do Equador e os meridianos de 0º e 180º dividem a esfera terrestre em diferentes hemisférios.

  • A Linha do Equador corresponde ao paralelo de 0º, que divide a Terra horizontalmente em:

    • Hemisfério Norte;

    • Hemisfério Sul.

  • O Meridiano de Greenwich (0º) e o seu oposto (180º) dividem a Terra verticalmente em:

    • Hemisfério Ocidental (ou Oeste);

    • Hemisfério Oriental (ou Leste).

  • O território brasileiro pertence a três hemisférios:

    • Norte, que compreende 7% da superfície do Brasil. A cidade de Boa Vista é a única capital brasileira localizada integralmente nesse hemisfério;

    • Sul, onde se inserem 93% da área do país;

    • Oeste, único hemisfério no qual o território se insere em sua totalidade.

Paralelos e meridianos

Os paralelos e os meridianos são as linhas imaginárias traçadas sobre o planisfério terrestre e utilizadas na composição do sistema de coordenadas geográficas. Essas linhas são importantes para a localização de qualquer ponto ou referencial na superfície do planeta, além de terem funções específicas que veremos a seguir.

  • Paralelos: linhas traçadas horizontalmente no globo, no sentido perpendicular ao eixo do planeta. Elas são utilizadas para a medição da latitude, que nada mais é do que a distância em graus de qualquer ponto com relação à Linha do Equador. Além da latitude, os paralelos auxiliam na delimitação das diferentes zonas térmicas da Terra. A contagem dos paralelos e, portanto, das latitudes varia de 0º a 90º em ambos os hemisférios, Norte e Sul.

  • Meridianos: linhas traçadas verticalmente sobre a superfície terrestre, no mesmo sentido do eixo do planeta. Os meridianos são utilizados na determinação da longitude, que é a distância em graus de qualquer ponto com relação ao Meridiano de Greenwich. Sua medida varia de 0º a 180º nos hemisférios Oriental e Ocidental. Diferentemente dos paralelos, os meridianos se encontram na região dos polos terrestres. São importantes na determinação dos fusos horários ou zonas horárias do planeta Terra.

Levando em consideração nosso estudo acerca dos hemisférios, os paralelos e meridianos são utilizados como referência na identificação dos diferentes tipos de hemisférios em que o planeta Terra pode ser dividido. Para saber mais sobre os paralelos e meridianos, clique aqui.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de hemisfério?

O globo terrestre pode ser dividido em quatro tipos de hemisfério de acordo com a Linha do Equador e com os meridianos de 0º e 180º, que são, respectivamente, o Meridiano de Greenwich e a Linha Internacional da Data.

A Linha do Equador é o paralelo de 0º, e serve como referência para a contagem das latitudes. Esse paralelo divide o planeta Terra em dois hemisférios:

Hemisfério Norte: localizado entre a Linha do Equador e o Polo Norte (Ártico), entre as latitudes de 0º e 90º. O Hemisfério Norte contém a maior superfície emersa do planeta Terra, além de reunir uma maior população. Abriga os seguintes continentes e subcontinentes:

  • América do Norte;

  • América Central;

  • parte setentrional da América do Sul;

  • Europa;

  • um terço da África;

  • a maior parcela da Ásia, com exceção de algumas ilhas e países, como a Indonésia.

O único oceano que está totalmente inserido no Hemisfério Norte é o Glacial Ártico, que banha a região mais gelada dessa área do planeta Terra.

Representação do Hemisfério Norte na projeção azimutal equidistante.
Representação do Hemisfério Norte na projeção azimutal equidistante.

Hemisfério Sul: localizado entre a Linha do Equador e o Polo Sul, entre as latitudes de 0º e -90º. As superfícies emersas são menores no Hemisfério Sul e, em contrapartida, abrigam uma maior área coberta pelos oceanos. A população contida nessa porção do planeta é menor do que no Hemisfério Meridional.

Os continentes e subcontinentes inseridos no Hemisfério Sul são os seguintes:

  • a maior parcela da América do Sul e da África;

  • parte da Ásia, em sua maioria, ilhas;

  • Oceania;

  • Antártida.

O oceano Glacial Antártico é o único cujas águas estão totalmente localizadas no Hemisfério Sul. Os demais oceanos se distribuem em ambos os hemisférios.

Representação do Hemisfério Sul na projeção azimutal equidistante.
Representação do Hemisfério Sul na projeção azimutal equidistante.

O Meridiano de Greenwich (0º) e a Linha Internacional da Data (180º), chamada também de Antimeridiano de Greenwich, ainda dividem a esfera terrestre em dois hemisférios, desta vez no sentido paralelo ao eixo do planeta. São eles:

Hemisfério Leste ou Oriental: pensando no planisfério terrestre, o Hemisfério Oriental fica situado à direita do Meridiano de Greenwich, isto é, a leste. É nesse hemisfério que acontece o nascer do Sol. Além disso, nele os horários estão adiantados.

Fazem parte desse hemisfério os seguintes continentes:

  • a maior extensão da Europa e da África;

  • Ásia, com exceção do extremo nordeste da Rússia, na região do estreito de Being;

  • Oceania;

  • parte da Antártida e do Ártico.

Com relação às águas, o oceano Índico é o único que fica exclusivamente no Hemisfério Oriental.

Hemisfério Oriental ou Leste.
Hemisfério Oriental ou Leste.

Hemisfério Oeste ou Ocidental: fica situado a oeste do Meridiano de Greenwich. Ao contrário do Hemisfério Oriental, o Sol se põe na porção ocidental do planeta Terra. Nessa área os horários estão atrasados com relação a Greenwich. Integram esse hemisfério os seguintes continentes:

  • América e todos os seus subcontinentes;

  • uma pequena parte da África e da Europa;

  • pequenas ilhas da Oceania e da Ásia;

  • parte da Antártida e do Ártico.

Hemisfério Ocidental ou Oeste.
Hemisfério Ocidental ou Oeste.

Hemisférios no Brasil

O Brasil possui dimensões continentais, e isso faz com que o seu território esteja presente em mais de dois hemisférios:

  • Hemisfério Norte: uma pequena parcela da superfície brasileira está inserida nele, e equivale a 7% da área total do país. Integram essa área os estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, mas não totalmente. A cidade de Boa Vista, capital roraimense, é a única capital do Brasil situada nesse hemisfério. Além disso, Macapá é a única sede estadual atravessada pela Linha do Equador, situando-se nos hemisférios Norte e Sul.

  • Hemisfério Sul: a maior parte do Brasil faz parte dele. Mais precisamente, 93% da superfície brasileira estão inseridos nesse hemisfério.

  • Hemisfério Oeste: o Brasil é um país ocidental, isto é, está localizado nesse hemisfério. Todo o território nacional fica a oeste do Meridiano de Greenwich, abrangendo quatro zonas horárias (ou fusos horários).

Exercícios resolvidos sobre hemisférios

Questão 1

Os paralelos e meridianos apresentam diversas funções na cartografia, sendo uma delas a divisão do globo terrestre em hemisférios. Assinale a alternativa que indica corretamente os hemisférios originados a partir do Meridiano de Greenwich e da Linha Internacional da Data:

a) Norte e Oeste

b) Norte e Leste

c) Sul e Leste

d) Oeste e Leste

e) Oeste e Sul

Resolução: Alternativa D. Os meridianos citados no enunciado, respectivamente de 0º e de 180º, dividem o planeta nos hemisférios Oeste (ou Ocidental) e Leste (ou Oriental).

Questão 2

“O Brasil é um dos maiores países do mundo. Com uma área territorial de 8.515.759 quilômetros quadrados, só perde para a Rússia, Canadá, Estados Unidos e China em extensão territorial.

Está situado no continente americano, fazendo fronteira com vários países da América do Sul: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Banhado a leste pelo Oceano Atlântico, é cortado pela linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio. A maior parte de seu território fica na zona climática tropical.”

IBGE. Conheça o Brasil – Território. IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/20591-introducao.html.

Levando em consideração as informações apresentadas no trecho acima e os seus conhecimentos sobre a Geografia do Brasil, podemos afirmar que o país está contido nos seguintes hemisférios:

a) Norte, Sul e Leste.

b) Norte, Sul e Oeste.

c) Norte, Sul e Sudoeste.

d) Norte, Leste e Oeste.

e) Sul, Leste e Oeste.

Resolução: Alternativa B. O Brasil é um país de dimensões continentais e se estende por três hemisférios: Norte, Sul e Oeste (ou Ocidental).

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "O que é hemisfério? (Geografia)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-hemisferio-geografia.htm. Acesso em 26 de maio de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE