close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Os efeitos do aquecimento global no Brasil

Zonas litorâneas poderão ser inundadas, o litoral carioca poderá sumir e até a Floresta Amazônica corre risco. Entenda.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Brasil, por ser um país com dimensões consideradas continentais, acaba, inevitavelmente, ficando mais exposto aos riscos provocados pelo aquecimento global. Além disso, uma considerável parte de seu território encontra-se próxima à Linha do Equador, zona da Terra que recebe os raios solares de forma mais intensa. Nesse sentido, quando a Terra sofre com o aumento das temperaturas, é imperativo que a zona equatorial sinta mais os efeitos dessa mudança.

Além disso, o fato de o território brasileiro apresentar uma extensa faixa litorânea, também merece atenção. É sabido que o aquecimento global proporcionará a intensificação do processo de degelo na Antártida, o que fará com que o nível da água do mar aumente consideravelmente. Assim, algumas localidades – como o litoral carioca, terão seus aspectos físicos profundamente alterados, com a ocorrência de inundações. Tal ocorrência é prevista pelos especialistas para o ano de 2100.

O litoral do Rio de Janeiro corre sérios riscos de ficar embaixo d’água, segundo especialistas
O litoral do Rio de Janeiro corre sérios riscos de ficar embaixo d’água, segundo especialistas

Outro fator preocupante é a incidência de furacões, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do País. Sabe-se que o Hemisfério Sul é caracterizado pela baixa ocorrência desse fenômeno. Entretanto, no ano de 2004, registrou-se o aparecimento do primeiro furacão da história do Brasil, chamado de “Catarina”, responsável por grandes estragos na Região Sul. Além disso, independente da ocorrência de furacões e ciclones, as regiões Sul e Sudeste sofreriam muito com a intensificação das chuvas e temporais, em virtude de um aumento de cerca de 2ºC ou 3ºC nessas regiões, aumentando os casos de inundações.

No Nordeste do Brasil, o aumento das temperaturas poderá oscilar, nas próximas décadas, entre 2º e 4ºC. Isso acarretaria no aumento da seca nessa região, que hoje já causa grandes problemas para a população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Aquecimento Global

Mapa Mental: Aquecimento Global

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o principal e mais alarmante efeito possível do aquecimento global no Brasil é a redução da Floresta Amazônica, que poderá perder entre 30% e 50% de seu território durante o século XXI. Tal fenômeno também ocorreria em virtude do aumento das temperaturas, algo em torno de 3ºC a 5,5ºC. Esse aquecimento diminuiria a umidade do ar na floresta que é responsável por impedir a ação do fogo sobre ela. Assim, muitas espécies que habitam essa região fatalmente entrariam em extinção.

Pelo menos um terço da Floresta Amazônia estaria ameaçada com o aquecimento global, alerta o INPE
Pelo menos um terço da Floresta Amazônia estaria ameaçada com o aquecimento global, alerta o INPE

Isso se tornaria uma bola de neve, pois a ausência de parte da Floresta Amazônia seria responsável pela diminuição da umidade do ar em todo o país – assim como em todo mundo, o que provocaria a intensificação de todos os problemas naturais listados acima.

É importante considerar, entretanto, que está se falando de previsões, ou seja, não há nenhum tipo de certeza plena quanto a elas. Entretanto, a probabilidade de sua ocorrência vem aumentando com o passar do tempo. Vale lembrar também que a natureza não considera os limites políticos dos Estados-Nações. Assim, os fenômenos apresentados podem não ser exclusivos do território brasileiro.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

*Mapa Mental por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Os efeitos do aquecimento global no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-efeitos-aquecimento-global-no-brasil.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Relacione a conferência de Berlim com o mapa do continente africano. 

Por Alice de Amorim da Silva
Responder
Ver respostas

Verdadeiro ou Falso?

Mapas são representações gráficas em escala reduzida da superfície terrestre ou de parte dela sobre um plano podem ainda representar especialmente determinadas informações gráficas, compondo, assim, os mapas temáticos

Por Anna Clara
Responder
Ver respostas

Estude agora


Erich Fromm

Erich Fromm foi um filósofo, sociólogo e psicanalista alemão do século XX. Participando do Instituto de Pesquisa...

Guia das Profissões | A vida na Gastronomia, com Júnior Marinho

Quer ter mais informações sobre o curso de Gastronomia e a profissão? Confira uma entrevista com o chefe de cozinha...