Apagão é a interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica em uma área causada por fatores como falhas no sistema, sobrecarga e até mesmo o mau tempo.
Apagão, ou blecaute, é o termo utilizado para designar a interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica em determinada localidade. Os apagões podem acontecer em um bairro, uma cidade, uma região ou até mesmo em um país inteiro. Essas ocorrências podem ser causadas por fatores diversos, que vão desde chuvas muito intensas e mau tempo até sobrecarga do sistema elétrico e falhas de infraestrutura. Os apagões provocam a suspensão de serviços essenciais, problemas no trânsito e até mesmo perdas econômicas, podendo trazer uma série de prejuízos para a população.
Apagão é a interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica em uma área.
Pode ser causado por fatores externos à rede, como mau tempo atmosférico, queimadas, incêndios, ação de animais e atos de vandalismo.
Os fatores internos que causam apagões são problemas técnicos nos equipamentos ou na infraestrutura, que podem ou não estar associados a falhas humanas e à sobrecarga no sistema.
Um apagão gera uma série de transtornos para a população, principalmente pela interrupção de serviços essenciais, e pode causar perdas materiais e econômicas em estabelecimentos comerciais.
Entre as medidas para evitar a ocorrência de apagões está o maior investimento em manutenção da infraestrutura elétrica, planejamento e alívio de sobrecarga mediante a ampliação da rede de geração e distribuição e da diversificação da matriz energética.
O apagão mais recente no Brasil aconteceu em agosto de 2023. Além desse, o país registrou outros grandes blecautes, com destaque para o de 2001.
No mundo, os países do subcontinente indiano são os mais afetados por apagões, como Índia, Paquistão e Bangladesh.
Qual a causa do apagão?
Um apagão, chamado também de blecaute, acontece quando há a supressão temporária no fornecimento de energia elétrica em determinada área, que pode ser um ou mais bairros, cidades, estados e regiões. A depender das causas do apagão, até mesmo um país inteiro pode ser afetado. As causas dessa interrupção, que pode ser total ou parcial, estão sempre atreladas a algum tipo de falha no sistema elétrico.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As falhas no sistema de transmissão de energia elétrica são ocasionadas tanto por fatores externos quanto por fatores internos a ele, podendo ocorrer em qualquer uma das etapas de geração e distribuição de eletricidade.
Fatores externos: os principais problemas e fatores que são externos à rede e a todo o processo de geração e distribuição são aqueles de causas naturais, isto é, ocasionados por fenômenos da natureza como:
chuvas muito intensas;
tempestades de raios;
quedas de árvores;
vendavais capazes de afetar a infraestrutura e outros fenômenos atmosféricos.
A ação de animais, atos de vandalismo contra as centrais elétricas ou a fiação, incêndios acidentais ou provocados e acidentes também podem fazer com que haja interrupção temporária no fornecimento de eletricidade.
Fatores internos: nesse caso, os apagões são ocasionados por falhas humanas ou dos equipamentos que são empregados em alguma etapa do processo de geração e de distribuição de energia elétrica. Estão inclusas aqui questões como:
falta de manutenção e de supervisão;
negligência com relação à substituição de equipamentos antigos;
sobrecarga do sistema elétrico;
ausência ou baixo índice de investimentos e outros aspectos que são inerentes à rede de eletricidade de determinado território.
Quais são as consequências do apagão?
A interrupção no fornecimento de energia elétrica, mesmo que temporariamente, tem efeitos para diversos setores da sociedade. Para podermos entender melhor quais são as possíveis consequências de um apagão, devemos levar em consideração algumas das características da ocorrência propriamente dita e, ainda, da área afetada. São essas características:
o tempo que a localidade permanece sem eletricidade;
o tamanho da população que vive na área afetada;
as atividades econômicas e os serviços que nela são desempenhados.
Dessa forma, as consequências de um apagão podem ser mais ou menos severas a depender dos fatores acima elencados. Entre essas consequências estão:
Interrupção do acesso à internet e, em alguns casos, de telefonia (móvel e fixa).
Interrupção do fornecimento de água em algumas cidades ou bairros.
Impossibilidade de utilização dos eletrodomésticos essenciais, como a geladeira. Dependendo do tempo do apagão, isso acarreta perda de alimentos.
Hospitais e centros de saúde necessitam interromper determinados serviços, levando riscos para pacientes internados ou que precisam de atendimento.
Interrupção de serviços de transporte que dependem de eletricidade, como os metrôs.
Semáforos fora de funcionamento, tornando o tráfego ainda mais caótico nas cidades e principalmente nos grandes centros urbanos.
Bancos e caixas eletrônicos deixam de funcionar.
Interrupção de serviços diversos em escolas, universidades, escritórios, agências, postos de combustíveis.
A falta do sinal de internet impossibilita a realização de pagamentos de compras via cartão ou outros sistemas eletrônicos, prejudicando estabelecimentos comerciais.
A depender do tempo, estabelecimentos comerciais como açougues, supermercados, mercearias e padarias podem perder mercadorias que necessitam de refrigeração constante.
Adoção de programas de incentivo que visem evitar o desperdício por parte da população.
Apagão no Brasil
Os apagões ou blecautes não são incomuns no Brasil, que já vivenciou tanto as ocorrências imprevistas quanto aquelas programadas. As falhas e a sobrecarga de sistema são algumas das principais causas dos apagões no território nacional, com registro também de ocorrências resultantes de crise hídrica. É importante lembrarmos que a nossa matriz elétrica é composta majoritariamente pela hidroeletricidade, e o baixo nível dos reservatórios pode causar problemasna geração e no abastecimento de energia elétrica.
O mais recente apagão no território brasileiro aconteceu no dia 15 de agosto de 2023 e acometeu cidades em todas as cinco regiões do país, afetando 25 estados e o Distrito Federal. O único estado que não registrou interrupção no fornecimento de energia foi Roraima, que não se encontra ligado ao Sistema Nacional de Energia (SNE). As reclamações acerca da falta de energia começaram a ser registradas às 08h20 da manhã em diversas cidades brasileiras, inclusive as capitais, e muitas pessoas utilizaram as redes sociais para registrar o problema.
A principal causa apontada para o apagão de 2023 foi uma sobrecarga identificada no estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil. Existe ainda um segundo evento que pode ter influenciado na interrupção, mas as investigações ainda estão em curso. Estima-se que a interrupção foi da ordem de 16.000 MW.
O restabelecimento da energia foi feito aos poucos, começando pelas cidades do Sul e Sudeste do país. Até o final da tarde do dia 15 de agosto, o fornecimento já havia sido restabelecido em todas as áreas afetadas.
Quais os maiores apagões registrados no Brasil?
A história recente do Brasil é marcada por grandes apagões, seja pela área afetada, seja pelo tempo de duração. A seguir, veja alguns dos maiores apagões que ocorreram no território nacional nas últimas duas décadas.
2020: no dia 3 de novembro, às 20h40, o fornecimento de energia elétrica foi abruptamente interrompido no estado do Amapá, na região Norte do Brasil. Causado por uma explosão em um transformador, o apagão atingiu 13 dos 16 municípios do estado e durou 22 dias, ou cerca de três semanas. Durante os quatro primeiros dias a população ficou totalmente sem acesso à eletricidade, mas depois foi estabelecido um regime de rodízio|1|.
2018: uma falha na subestação do Xingu, no estado do Pará, provocou a interrupção no fornecimento de 18.000 MW de energia em 21 de março. Os estados do Norte e do Nordeste foram os mais atingidos, e houve repercussão em quase todo o território nacional. Mais de 70 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica.
2013: em decorrência de queimadas próximo a torres de transmissão no interior do Piauí, que provocaram seu desligamento automático, todos os nove estados da região Nordeste do Brasil ficaram sem energia elétrica no mês de agosto.
2009: entre 10 e 11 de novembro, 28.000 MW de energia elétrica foram desligados em função de fortes chuvas que atingiram o Sul e Sudeste do país, afetando as linhas de transmissão. Entre 60 e 70 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica por seis horas. Pelo menos 18 estados foram afetados de alguma forma, além do Distrito Federal.
2001: o apagão de 2001 aconteceu por conta de fatores estruturais e pela falta de planejamento, por parte do governo brasileiro, e também pela escassez de chuvas no território nacional, o que impediu a manutenção do nível de água dos reservatórios e afetou a geração de energia elétrica. Interrupções programadas e medidas de racionamento de energia foram implementadas para impedir o blecaute generalizado.A crise energética teve duração de nove meses. Saiba mais sobre esse apagão clicando aqui.
Os países do Sul do continente asiático, em especial no subcontinente indiano, são os mais afetados pelos blecautes. Índia, Bangladesh e o Paquistão lideram a lista de maiores apagões registrados no mundo. Mais recentemente, interrupções de energia de grandes proporções têm sido feitas na cidade de Kyiv, capital da Ucrânia, como consequência dos bombardeios efetivados pela Rússia em meio à guerra entre esses países.
A seguir, veja quais foram os cinco maiores apagões do mundo nas últimas duas décadas:
Índia, 2012: mais de 650 milhões de pessoas foram afetadas pelo desligamento de 32.000 MW de energia elétrica nos dias 30 e 31 de julho, causado por falha nos disjuntores de uma estação no norte do país.
Paquistão, 2023: quase toda a população paquistanesa foi afetada pela redução da frequência do sistema energético do país no dia 23 de julho, permanecendo quase 12 horas sem energia elétrica ou com acesso limitado.
Índia, 2001: falhas nas redes de transmissão provocaram o corte no fornecimento de 15.500 MW de energia elétrica na Índia em 2 de janeiro, tendo 230 milhões de pessoas permanecido sem eletricidade por aproximadamente dez horas.
Paquistão, 2021: 200 milhões de pessoas, o equivalente a 90% da população do Paquistão, ficaram sem energia elétrica no dia 9 de janeiro em decorrência de uma falha estrutural em uma usina no sul do país.
Bangladesh, 2014: uma falha nas linhas de distribuição oriundas da Índia, país vizinho de Bangladesh, fez com que 150 milhões de pessoas ficassem sem energia elétrica no país por 12 horas. O apagão aconteceu em novembro.
Notas
|1| PACHECO, John; CASTRO, Wedson. Apagão no Amapá completa 1 ano e expõe fragilidades no acesso a energia elétrica no estado. G1 AP, 03 nov. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/06/apagao-no-amapa-entenda-as-causas-e-consequencias-da-falta-de-energia-no-estado.ghtml
Fontes
AYAH A. World's Largest Blackout Ever Leaves 140 Million People Without Power. Yahoo! News, 10 out. 2022. Disponível em: https://news.yahoo.com/worlds-largest-blackout-ever-leaves-171240934.html?guccounter=1.
CARREGOSA, Laís; CASTRO, Ana Paula. Ministro diz que apagão foi causado por sobrecarga no Ceará e talvez um 'evento' em local ainda não detectado. G1, 15 ago. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/08/15/ministro-diz-que-apagao-foi-causado-por-um-evento-no-ceara-e-outro-em-local-ainda-nao-detectado.ghtml.
CATTO, André; BOLZANI, Isabela. Apagão nacional: o que se sabe até agora. G1, 16 ago. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/08/16/apagao-nacional-o-que-se-sabe-ate-agora.ghtml.
CHAKRAVARTY, Sayantan; SARAN, Rohit. Major grid failure shows how deep-rooted the rot in India's power sector is. India Today, 15 jan. 2001. Disponível em: https://www.indiatoday.in/magazine/nation/story/20010115-major-grid-failure-shows-how-deep-rooted-the-rot-in-indias-power-sector-is-775951-2001-01-14.
O GLOBO. Apagão de energia é o maior do Brasil desde 2009; relembre outros blecautes. Jornal O Globo, 15 ago. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/08/15/relembre-outros-apagoes-que-marcaram-o-brasil.ghtml.
REDAÇÃO. A cronologia de apagões no Brasil: relembre. Estado de Minas, 15 ago. 2023. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2023/08/15/interna_nacional,1546421/a-cronologia-de-apagoes-no-brasil-relembre.shtml.
REDAÇÃO GALILEU. Conheça 5 apagões históricos que marcaram o Brasil e o mundo. Revista Galileu, 15 ago. 2023. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/sociedade/historia/noticia/2023/08/conheca-5-apagoes-historicos-que-marcaram-o-brasil-e-o-mundo.ghtml.
UOL. Brasil já teve apagão grave em 2001 e série de 'blecautes programados'. UOL Notícias, 15 ago. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/08/15/relembre-apagoes-brasil.htm.
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
GUITARRARA, Paloma.
"O que é apagão?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-apagao.htm. Acesso em 21 de novembro
de 2024.