O filme Napoleão estreia hoje, 23 de novembro, nos cinemas. A produção mostra a biografia do ex-imperador da França, partícipe da Revolução Francesa e uma das figuras mais emblemáticas da história mundial.
O longa-metragem, protagonizado por Joaquin Phoenix, que ganhou o Oscar de melhor ator pelo filme O Coringa em 2020, é um dos filmes mais esperados do ano.
Críticos de cinema têm elogiado o filme Napoleão, considerando-o inteligente, bem-feito e com humor ácido. O protagonista Napoleão de Phoenix é apresentado de forma apaixonada e patética, ainda segundo os críticos.
Quem foi Napoleão?
Napoleão Bonaparte foi um dos principais generais partícipes da Revolução Francesa, um ciclo revolucionário ocorrido entre 1789 e 1799, responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo fim do Absolutismo. Também foi imperador da França.
O ex-imperador francês nasceu em 1769, em Ajaccio, uma cidade da Córsega Francesa. Após completar os estudos básicos, seguiu carreira militar. O futuro político inscreveu-se na Escola Militar de Paris, onde estudou estratégias de guerra e especializou-se em artilharia.
Napoleão é considerado foi grande estrategista e político. Ele morreu em 1821, após a derrota da Batalha de Waterloo.
Napoleão na Revolução Francesa
Napoleão é lembrado pela sua participação na Revolução Francesa. Conforme este artigo, em 1799, na fase Consulado da Revolução, houve um golpe político arquitetado por membros da alta burguesia, alguns nobres e membros do exército que, junto a Napoleão, buscavam um governo forte e centralizador.
O artigo mostra também que o dia do golpe foi nomeado pelos estudiosos do tema como ‘O 18 brumário’. Esse Golpe é considerado como o início da Era Napoleônica. No Consulado, o poder político estava dividido entre três: além de Napoleão, ainda havia Roger Ducos e Emmanuel Sieyès. Essa estrutura durou até o ano de 1804, quando, por meio de um plebiscito, Napoleão conseguiu tornar-se imperador.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Napoleão imperador da França
A fase do Império de Napoleão Bonaparte na França, segundo este artigo, caracterizou-se pelas intensas guerras travadas em todo o continente europeu. Essas guerras eram encaradas por Napoleão e pelos seus seguidores como “libertadoras”, haja vista que seu alvo principal não eram os Estados, especificamente, mas um modelo de sustentação política que permeava a maioria deles à época: o absolutismo monárquico.
Outra característica do Império Napoleônico foram as profundas reformas sociais e políticas implementadas na França, como aquelas associadas ao Código Civil Napoleônico, que tratavam dos direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e de pensamento, o direito de ir e vir, o direito de propriedade e vários outros que constituiriam as constituições democráticas das nações ocidentais a partir do século XIX.
O artigo sobre o Império Napoleônico mostra ainda que essa era começou a enfrentar vários problemas a partir do ano de 1812. Napoleão, a essa altura, tinha duas grandes frentes de batalha no continente europeu: uma a Oeste, na Península Ibérica, contra os espanhóis, e outra a Leste, contra austríacos, prussianos e os principados alemães.
A Rússia, que até então estava seguindo as sanções do Bloqueio Continental, rompeu com a França e entrou na guerra contra Napoleão. A guerra das tropas napoleônicas contra a Rússia foi uma das mais fatídicas para o Império Francês. O inverno rigoroso aplacou os soldados de Napoleão.
Napoleão ex-imperador
A partir de então, Napoleão começou a perder sua força como imperador. Rússia, Prússia e Áustria conseguiram invadir a França em 1815. Napoleão rendeu-se e foi exilado na ilha de Elba. Entretanto, pouco tempo depois, conseguiu articular a sua fuga, reunir novamente seu exército e tomar de volta o poder por um período de cem dias.
Esse curto período teve seu fim com a famosa Batalha de Waterloo, na qual seu exército foi derrotado pela aliança entre ingleses, austríacos, russos e prussianos. Após essa derrota, Napoleão foi novamente exilado, mas dessa vez na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, bem longe do continente europeu, permanecendo lá sob custódia inglesa até o ano de 1821, quando faleceu.
Videoaula sobre o período Napoleônico
Curiosidades sobre Napoleão Bonaparte
Em seus 51 anos de vida, Napoleão Bonaparte acumulou diversos títulos e curiosidades. Veja abaixo as principais:
-
Considerado uma das figuras mais emblemáticas da história humana.
-
Foi comparado a grandes conquistadores, como Alexandre Magno, da Macedônia, e Otávio Augusto, de Roma.
-
É lembrado pela sua genialidade como estrategista de guerra e suas grandes habilidades como político
-
Foi autor de várias frases de efeito, como, por exemplo, “Soldados da França! Do alto dessas pirâmides, quarenta séculos vos contemplam!”, dita aos seus soldados durante a Batalha das Pirâmides, no Egito, em junho de 1798
-
Napoleão “colecionou” inimigos. Os reinos da Áustria, Prússia e Rússia estavam entre os principais.
-
A figura de Napoleão foi tema de alguns romances, como Stendhal (O Vermelho e o Negro e A Cartuxa de Parma), Dostoiévski (Crime e Castigo) e Tolstói (Guerra e Paz).
Leia também:
Filme Oppenheimer e a invenção da bomba atômica: veja o que estudar sobre o tema
Dia da Consciência Negra: veja 10 filmes sobre racismo
Crédito da imagem:
[1] Oscar Gonzalez Funtes/ Shutterstock
Por Silvia Tancredi
Jornalista