Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia da Consciência Negra: veja 10 filmes sobre racismo

Tempo de Glória, Mandela, Histórias Cruzadas e Corra são algumas produções

Em 19/11/2023 00h20 , atualizado em 19/11/2023 00h20
Assistir aos filmes ajuda a estudar
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia da Consciência Negra é comemorado amanhã, 20 de novembro. A data lembra a luta dos africanos escravizados no passado e reforça a importância de combater o racismo no Brasil e no mundo.

Conforme este artigo, o racismo é uma forma de preconceito e discriminação baseada num termo controverso, que sociologicamente é revisto e do qual a genética também inicia uma revisão: a raça. No século XIX, compreendia-se que a cor da pele e a origem geográfica de indivíduos promoviam uma diferenciação de raças.

O racismo é um tema cobrado com frequência em provas de vestibulares, Enem, concursos e outros processos seletivos.

Como forma de lembrar a importância do Dia da Consciência Negra, listamos filmes que trazem a temática racismo à tona e que podem ajudar nos estudos. 

10 filmes sobre racismo

1) Tempo de Glória (1989)

O filme mostra a história de soldados negros liderados por um oficial branco e que precisam mostrar o seu valor no campo de batalha e superar o preconceito. A produção tem como bastidores a Guerra Civil dos Estados Unidos (EUA).

Por que assistir?

Abordado com frequência em filmes hollywoodianos, o racismo é um tema rico e que pode ser cobrado tanto em provas de história como em redações do Enem, por exemplo.

Onde assistir?

O filme Tempo de Glória pode ser visto na Netflix

2) Histórias Cruzadas (2011)

O filme se passa nos anos 1960 em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi. Skeeter é uma garota branca da alta sociedade que retorna ao vilarejo determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, o que desagrada  parte da sociedade.

Por que assistir?

O longa-metragem aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960, assunto que pode ser cobrado nas provas.

Onde assistir?

O filme Histórias Cruzadas pode ser encontrado na Star +.

3) Mandela (1994)

Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme aborda todo o percurso traçado pelo líder sulafricano em sua luta pelo fim do Apartheid, que inclui 27 anos de cárcere pelo que acreditava.

Saiba o que foi o Apartheid

Por assistir?

Mandela é um dos mais importantes personagens negros da história mundial e a sua luta pelo fim do Apartheid também pode cair nas provas.

Onde assistir?

O filme Mandela não está disponível em algum streaming no momento.

4) Emicida: AmarElo – É tudo pra ontem (2020)

No documentário, o músico Emicida apresenta a história por trás de suas músicas e o processo de criação do disco/projeto AmarElo. Ele explica os motivos que o levaram a escolher o Teatro Municipal de São Paulo como palco para o lançamento de seu álbum, uma vez que o local raramente é frequentado por moradores da periferia.

Por assistir?

Cheia de referências a outros conteúdos, a obra é uma oportunidade rica de conhecer a história da música brasileira e as influências do movimento negro na História do Brasil.

Onde assistir?

O filme Emiciada: AmarElo - É tudo pra ontem está disponível na Netflix.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5) Doutor Gama (2021)

Esta produção nacional retrata a vida e a obra do líder, poeta, jornalista e advogado Luiz Gama (1830-1882), nascido no estado de Salvador, e um dos três grandes abolicionistas brasileiros. Considerado o patrono da Abolição da Escravidão no Brasil, Gama lutou pelos direitos dos escravos e para que eles obtivessem a sua carta de alforria.

Por que assistir?

O líder Gama foi um dos grandes nomes que combateram a discriminação e o preconceito no Brasil – temas discutidos no Enem e nos vestibulares, assim como o racismo. 

Onde assistir?

O filme Doutor Gama pode ser visto na plataforma de streaming GloboPlay.

6) Summer of Soul 

A produção destaca o Harlem Cultural Festival, que ocorreu durante seis semanas em 1969, nos Estados Unidos. O festival contou com artistas negros e focou em cultura, especialmente música e moda. O documentário ressalta que, embora o evento não tenha tido tanta repercussão, como, por exemplo, o Festival do Woodstock, foi importante historicamente. Há entrevistas com diversos artistas afro-americanos, entre os quais Stevie Wonder, Nina Simone e B.B. King.

Por que assistir?

A importância dos negros na sociedade, o racismo pelo qual eles ainda passam e o preconceito de raça justificam por que este documentário deve ser visto.

Onde assistir?

O filme Summer of Soul não está disponível em alguma plataforma de streaming.

7) Corra (2017)

Neste filme de suspense, o protagonista viaja para conhecer a família da namorada e se depara com diversas surpresas perturbadoras.

Por que assistir?

O filme Corra mostra como o racismo ainda está presente na sociedade, mesmo que de forma sutil. 

Onde assistir?

O filme Corra está disponível na Netflix.

8) Green Book: O Guia

Na década de 60, nos Estados Unidos, um pianista negro e seu motorista branco tornam-se grandes amigos.

Por que assistir?

Mais um filme que traça reflexões acerca do racismo e, especialmente, da segregação racial que existia nos EUA nos anos 1960.

Onde assistir?

O filme Green Book: O Guia pode ser encontrado na Amazon Prime

9) Judas e o Messias Negro

O filme retrata a história de Fred Hampton, líder negro que era presidente da filial do estado de Illinois (EUA) do movimento dos Panteras Negras. Os membros desse partido eram ativistas socialistas e contrários à Guerra de Vietnã.

A FBI, a Polícia Federal dos EUA, monitorava as ações de líderes ativistas como Hampton. Com o objetivo de sabotar os Panteras Negras, a FBI contrata um militante negro para se aproximar do líder do movimento. 

Em 1969, quando Hampton estava reunido com outros membros dos Panteras Negras, a polícia invade o local e o mata. Fred Hampton foi assassinado aos 21 anos.

Leia também: a história dos Panteras Negras na luta racial nos EUA

Por que assistir?

Hampton foi um dos importantes líderes negros do final dos anos 60 que lutou por direitos políticos e sociais, assim como Martin Luther King e Malcom X. Temas como movimentos de negros, preconceito racial e luta contra a violência policial são importantes discussões que podem ser trabalhadas em vestibulares. 

Onde assistir?

O filme Judas e o messias negro está disponível na Amazon Prime.

10) Uma noite em Miami (2021)

O filme “Uma noite em Miami” mostra a vida do lutador de boxe de peso pesado nortemericano Cassius Marcellus Clay Jr., mais conhecido como Muhammad Ali. O boxeador, falecido em 2016, é considerado um dos mais importantes esportistas do mundo.

Paralelamente à história de Ali, a produção foca na amizade dele com mais três personalidades que fizeram parte do movimento negro nos EUA: o ativista Malcolm X, o cantor Sam Cooke e o jogador de futebol americano Jim Brown. O filme narra um encontro fictício dos quatro em um hotel em Miami.

Por que assistir?

Mais um longa-metragem que retrata importantes personalidades que lutaram, cada um à sua maneira, pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. 

Relembre a morte de George Floyd e o movimento "black lives matter"

Onde assistir?

O filme Uma noite em Miami pode ser encontrado na Amazon Prime.

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE