Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estados Unidos x Irã: partida na Copa do Mundo relembra conflitos entre os dois países

Na Copa do Mundo do Catar, Estados Unidos e Irã disputam vaga para oitavas de final. Confronto relembra tensões políticas entre os dois países.

Em 29/11/2022 16h39 , atualizado em 29/11/2022 17h03
Bandeiras dos Estados Unidos e Irã
A primeira vez que EUA e Irã entraram em campo em uma Copa do Mundo foi em 1998. Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os Estados Unidos e Irã entraram em campo às 16h desta terça-feira (29) para disputar a última partida da fase do Grupo B da Copa do Mundo do Catar. A vaga para as oitavas de final está em jogo.

Para que os Estados Unidos se classifique é necessário vencer os iranianos. Já um empate seria o suficiente para o Irã se classificar pela primeira vez para as oitavas de final de uma Copa do Mundo. Essa é sexta participação da seleção iraniana no torneio mundial. 

O confronto no caso dos dois países vai além do campo esportivo, já que eles enfrentam tensões políticas desde os anos 1980.

Leia também: 50 curiosidades sobre o Catar, país-sede da Copa do Mundo 2022

Conflitos entre Estados Unidos e Irã

A relação conflituosa entre os Estados Unidos e o Irã teve início após a Segunda Guerra Mundial

A Operação Ajax foi uma intervenção estrangeira que culminou em um golpe de estado no Irã em 1953. O procedimento contou com a participação do Serviço de Inteligência dos Estados Unidos, a CIA. 

Nesta ocasião, o primeiro governante eleito democraticamente, o primeiro-ministro Mohamed Mossadeq, saiu do poder. A monarquia foi restaurada e quem ocupou a posição foi o xá Mohamed Reza Pahlevi, que contava com o apoio dos EUA. 

Desde então, as relações entre os dois países ficaram estremecidas. A situação se tornou mais intensa com a Revolução Islâmica de 1979.

Em novembro de 1979, a embaixada norte-americana no Irã foi ocupada por um grupo de estudantes iranianos. Diplomatas, funcionários e cidadãos americanos foram feitos de reféns pelos manifestantes. A ocupação e sequestro duraram 444 dias.

Confira tudo sobre a Revolução Islâmica no vídeo abaixo:

Pedido de exclusão

Nesta segunda-feira (28), a mídia estatal do Irã fez um pedido à Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) para que eliminasse os Estados Unidos da Copa do Catar.

O fato ocorreu após a publicação da Federação de Futebol dos EUA em que a bandeira do Irã aparece sem o emblema da República Islâmica, apenas com as faixas de cores.

De acordo com a mídia iraniana, a publicação distorcida da bandeira do Irã viola o estatuto da Fifa, o que justificaria uma suspensão de 10 jogos.

A publicação sem o emblema seria uma forma de apoio às manifestações no Irã após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que foi presa pela polícia em Teerã, diante de uma suposta violação do código de vestimenta (saiba mais sobre o hijab). A jovem faleceu três dias após a prisão.

O caso provocou revolta tanto entre os iranianos quanto em outros países. Ocorreram protestos contra o uso compulsório do hijab

Saiba mais: os 32 países participantes da Copa 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Primeiro duelo em Copa do Mundo

A primeira vez em que Estados Unidos e Irã jogaram em uma Copa do Mundo foi na edição de 1998, na França.

Essa partida ficou conhecida como "jogo da paz" e chamou a atenção do mundo diante a situação política vivida pelas duas nações. 

Na entrada os jogadores das seleções posaram juntos para uma foto histórica. Houve também a entrega de flores brancas pelos iranianos aos estadunidenses.

O Irã venceu os Estados Unidos por 2 a 1. 

Confira também: onde e quando foi realizada a primeira Copa do Mundo

 

Por Lucas Afonso
Jornalista