PUBLICIDADE
Confira aqui 50 curiosidades sobre o Catar, o primeiro país do Oriente Médio que sediará uma Copa do Mundo, o que é uma das muitas curiosidades do país da Ásia Ocidental envolvido pelo Golfo Pérsico.
Considerado um dos países mais ricos do mundo, em razão das exportações de petróleo e de gás natural, o Catar mescla arquitetura antiga e tradicional com infraestrutura moderna, especialmente na sua capital, Doha.
Para a Copa do Mundo de 2022, o Catar construiu oito estádios de futebol, os quais ficam perto um do outro, com 70 km de distância entre si no máximo. O país também construiu uma cidade nova (Lusail) para sediar o jogo final da maior competição de futebol do mundo.
Quer saber mais sobre o país-sede da Copa do Mundo 2022? Confira a seguir 50 curiosidades sobre o Catar.
Leia também: Curiosidades da história do futebol
Tópicos deste artigo
- 1 - Curiosidades gerais sobre o Catar
- 2 - Curiosidades sobre a Geografia do Catar
- 3 - Curiosidades sobre cidades e turismo do Catar
- 4 - Curiosidades sobre a cultura do Catar
- 5 - Curiosidades sobre esportes do Catar
Curiosidades gerais sobre o Catar
-
O árabe é o idioma oficial do Catar, mas o inglês é falado pela maioria da população.
-
O islamismo é a principal religião do Catar. Mas, como o país conta com muitos imigrantes, há outras religiões, tais como hinduísmo, budismo e cristianismo.
-
O país é considerado um emirado, ou seja, o Catar é administrado por um membro da classe dominante — no caso, um emir.
-
O fuso horário do Catar é de seis horas a mais em relação ao horário de Brasília.
-
O Catar é o terceiro país com o maior número de imigrantes do mundo. Cerca de 80% da população é de outros países, especialmente da Índia, do Paquistão e de Bangladesh.
-
Os imigrantes do Catar chegaram ao país a partir dos anos 1970 e ajudaram a construir um dos países mais ricos do mundo.
-
Outra curiosidade da economia do Catar é que, antes começar a exportar petróleo e gás natural na década de 40, o país se baseava no comércio de pérolas e de pesca.
-
O Catar é considerado o país com maior renda per capita do mundo. Quase não são cobrados impostos.
-
O país possui alto índice de desenvolvimento humano e qualidade de vida.
Curiosidades sobre a Geografia do Catar
-
O Catar é pequeno, uma vez que conta com apenas 11.610 km². O país é um pouco menor do que a Jamaica, por exemplo.
-
Com apenas 2,9 milhões de habitantes, o Catar tem população equivalente a Salvador.
-
Uma das curiosidades sobre o Catar é que a água para consumo vem do mar. Mas, para isso, essa água tem que passar pelo método de dessalinização (separação do sal da água).
-
O Catar é um dos países mais planos do mundo. A maior elevação é de quase 30 m.
-
O país quase não possui florestas, mas tem manguezais.
-
No verão, a temperatura do Catar chega a 50 °C. Justamente por esse motivo, a Copa do Mundo 2022 ocorrerá em novembro, uma vez que nesse mês a temperatura é mais amena.
-
O país conta com um extenso litoral, com mais de 500 km. Entre as praias mais famosas do Catar, estão:
◦ Banana Island, na costa da capital Doha;
◦ Al Thakhira, a 60 km de Doha;
◦ Fuwayriţ, no norte do Catar, a 100 km de Doha;
◦ Zekreet, a 100 km de Doha.
Curiosidades sobre cidades e turismo do Catar
-
A capital do Catar, Doha, conta com mais da metade da população do país.
-
Doha é uma das cidades do país que mais cresceram nos últimos 30 anos. Os arranha-céus têm arquitetura mais arredondada.
-
Um dos principais cartões-postais do Catar e de Doha é o Burj Doha, também conhecido como Doha Tower. O prédio tem 238 m, o que equivale a 46 andares.
-
Outro ponto turístico de Doha é a avenida à beira-mar chamada Corniche, que tem mais de 6 km de extensão. No Corniche do Catar, as pessoas fazem caminhadas, esportes e passeios de barco.
-
O mercado Souq Wagif, localizado em Doha, é muito visitado por turistas pela sua arquitetura e por contar com lojas de antiguidades e especiarias.
-
O Villaggio Mall, em Doha, é um shopping cuja arquitetura se inspira na cidade de Veneza, na Itália, que é construída em cima da água
-
Al Rayyan, segunda cidade mais populosa do Catar, é um centro histórico que tem várias lojas procuradas por turistas.
-
Al Zubarah, fundada no século XVIII, é uma das cidades do Catar famosas pelo comércio de pérolas. Al Zubarah é patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) desde 2013.
-
A cidade de Khawr Al Udayd, também conhecida como Mar Interior, é famosa por ser um dos únicos lugares no mundo onde o mar invade o deserto.
-
A ilha artificial The Pearl (“A Pérola”) localiza-se na costa de West Bay. The Pearl, no Catar, foi projetada no antigo local onde mergulhadores procuravam por pérolas.
-
Al Khor é uma cidade do Catar conhecida por ter sido um famoso centro de mercado de pérolas.
-
Outro ponto turístico famoso do Catar é o Inland Sea, em Khor Al Adaid. O local é uma reserva de água na qual o mar invade o deserto.
-
A Ilha Bin Ghannam, também lembrada como Purple Island (Ilha Roxa), situa-se no nordeste e é outro cartão-postal do Catar.
Veja também: Quais são as 20 cidades mais populosas do mundo?
Curiosidades sobre a cultura do Catar
-
Umas das principais curiosidades do Catar é que a forma de dar boas-vindas aos turistas é oferecendo café árabe e doces.
-
A culinária do Catar é famosa pela rica mistura de especiarias. Muitos pratos levam açafrão e cardamomo, por exemplo.
-
Os principais pratos da culinária do Catar são:
◦ Warak Enab — folhas de videira recheadas com algum tipo de carne;
◦ Saloona — típico ensopado árabe;
◦ Majboos — arroz misturado a alguma carne;
◦ Madrouba — mingau de arroz;
◦ Luqaimat — bolinho doce macio por dentro e crocante por fora;
◦ Kunafa — sobremesa tradicional do Catar feita à base de uma massa fina e servida com queijo.
-
A Mesquita Imam Muhammad Ibn Abd Al Wahhab, também conhecida como Mesquita Nacional do Catar, possui uma das arquiteturas mais impressionantes do mundo árabe.
-
O Museu de Arte Islâmica do Catar foi inaugurado em 2008 e localiza-se em uma ilha artificial. Possui o maior acervo de arte islâmica do mundo.
-
Considerado um dos principais representantes da arquitetura islâmica clássica, o Museu de Arte Islâmica do Catar foi projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, que também desenhou a pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, França.
-
O Museu Nacional do Catar e os Museus Msheireb são outros pontos turísticos da cultura do Catar.
-
Outra curiosidade do Catar é que o Corpo de Bombeiros e o Museu Árabe de Arte Moderna Mathaf, em Doha, são representantes da arte moderna contemporânea.
-
Inaugurado em 2010, o Katara Cultural, situado em Doha, é um dos pontos turísticos mais famosos do Catar. O espaço abrange diversas apresentações culturais de todo o mundo.
-
O festival anual de cinema Ajyal, na Katara Cultural Village, em Doha, é um evento que sempre ocorre em novembro no Catar.
-
Com dunas gigantes que chegam a 40 m de altura, o Catar oferece várias opções de passeios no deserto que podem ser feitos de carro.
-
O Catar é sede do maior canal de TV do Oriente Médio, a rede de TV Aljazeera, que é o maior porta-voz do mundo árabe.
-
No Catar não é permitido beber álcool na rua. A população somente pode beber em locais particulares, como hotéis e bares.
-
A poligamia, prática que consiste em um homem casar-se com mais de uma mulher, é permitida no Catar.
-
As demonstrações de afeto entre pessoas do mesmo sexo não são bem-vistas no Catar.
-
O antílope órix-da-arábia é considerado o animal nacional do Catar.
-
O Ramadã é uma celebração sagrada em todo o Catar e considerado feriado nacional. O Ramadã conta com três dias de festas.
Curiosidades sobre esportes do Catar
-
O Catar também é conhecido pela falcoaria, que é a tradição de manter e treinar falcões para caça. Entretanto, a prática já não ocorre mais com tanta frequência no país.
-
As corridas de camelo são consideradas uma das práticas esportivas mais famosas do Catar. As principais competições de corrida de camelo ocorrem em março e abril.
-
As praias do Catar são procuradas para a prática de esportes aquáticos, tais como mergulho, kitesurf, esqui aquático e remo.
-
O futebol não é muito tradicional no país. O Catar participará da Copa do Mundo 2022 por ser país-sede.
Créditos de imagem
[1] Mohammad Gad / Shutterstock
[2] sembler / Shutterstock
Por Silvia Tancredi
Jornalista