Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

50 Curiosidades sobre o Catar

Conheça 50 curiosidades sobre o Catar. O país é o primeiro do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo.

Vista aérea da Ilha The Pearl, em Doha, capital do Catar, país-sede da Copa do Mundo 2022.
Ilha The Pearl, situada em Doha, capital do Catar.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

 Confira aqui 50 curiosidades sobre o Catar, o primeiro país do Oriente Médio que sediará uma Copa do Mundo, o que é uma das muitas curiosidades do país da Ásia Ocidental envolvido pelo Golfo Pérsico.

Considerado um dos países mais ricos do mundo, em razão das exportações de petróleo e de gás natural, o Catar mescla arquitetura antiga e tradicional com infraestrutura moderna, especialmente na sua capital, Doha.

Para a Copa do Mundo de 2022, o Catar construiu oito estádios de futebol, os quais ficam perto um do outro, com 70 km de distância entre si no máximo. O país também construiu uma cidade nova (Lusail) para sediar o jogo final da maior competição de futebol do mundo.

Quer saber mais sobre o país-sede da Copa do Mundo 2022? Confira a seguir 50 curiosidades sobre o Catar.

Leia também: Curiosidades da história do futebol

Tópicos deste artigo

Curiosidades gerais sobre o Catar

  1. O árabe é o idioma oficial do Catar, mas o inglês é falado pela maioria da população.

  2. O islamismo é a principal religião do Catar. Mas, como o país conta com muitos imigrantes, há outras religiões, tais como hinduísmo, budismo e cristianismo.

  3. O país é considerado um emirado, ou seja, o Catar é administrado por um membro da classe dominante — no caso, um emir.

  4. O fuso horário do Catar é de seis horas a mais em relação ao horário de Brasília.

  5. O Catar é o terceiro país com o maior número de imigrantes do mundo. Cerca de 80% da população é de outros países, especialmente da Índia, do Paquistão e de Bangladesh.

  6. Os imigrantes do Catar chegaram ao país a partir dos anos 1970 e ajudaram a construir um dos países mais ricos do mundo.

  7. Outra curiosidade da economia do Catar é que, antes começar a exportar petróleo e gás natural na década de 40, o país se baseava no comércio de pérolas e de pesca.

  8. O Catar é considerado o país com maior renda per capita do mundo. Quase não são cobrados impostos.

  9. O país possui alto índice de desenvolvimento humano e qualidade de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidades sobre a Geografia do Catar

  1. O Catar é pequeno, uma vez que conta com apenas 11.610 km². O país é um pouco menor do que a Jamaica, por exemplo.

  2. Com apenas 2,9 milhões de habitantes, o Catar tem população equivalente a Salvador.

  3. Uma das curiosidades sobre o Catar é que a água para consumo vem do mar. Mas, para isso, essa água tem que passar pelo método de dessalinização (separação do sal da água).

  4. O Catar é um dos países mais planos do mundo. A maior elevação é de quase 30 m.

  5. O país quase não possui florestas, mas tem manguezais.

  6. No verão, a temperatura do Catar chega a 50 °C. Justamente por esse motivo, a Copa do Mundo 2022 ocorrerá em novembro, uma vez que nesse mês a temperatura é mais amena.

Vista da praia Al Thakhira, no Catar, país-sede da Copa do Mundo 2022.
Praia Al Thakhira, no Catar. [1]
  1. O país conta com um extenso litoral, com mais de 500 km. Entre as praias mais famosas do Catar, estão:

◦ Banana Island, na costa da capital Doha;

◦ Al Thakhira, a 60 km de Doha;

◦ Fuwayriţ, no norte do Catar, a 100 km de Doha;

◦ Zekreet, a 100 km de Doha.

Curiosidades sobre cidades e turismo do Catar

 Vista aérea de Doha, capital do Catar, país-sede da Copa do Mundo 2022.
Vista aérea de Doha, capital do Catar. [2]
  1. A capital do Catar, Doha, conta com mais da metade da população do país.

  2. Doha é uma das cidades do país que mais cresceram nos últimos 30 anos. Os arranha-céus têm arquitetura mais arredondada.

  3. Um dos principais cartões-postais do Catar e de Doha é o Burj Doha, também conhecido como Doha Tower. O prédio tem 238 m, o que equivale a 46 andares.

  4. Outro ponto turístico de Doha é a avenida à beira-mar chamada Corniche, que tem mais de 6 km de extensão. No Corniche do Catar, as pessoas fazem caminhadas, esportes e passeios de barco.

  5. O mercado Souq Wagif, localizado em Doha, é muito visitado por turistas pela sua arquitetura e por contar com lojas de antiguidades e especiarias.

  6. O Villaggio Mall, em Doha, é um shopping cuja arquitetura se inspira na cidade de Veneza, na Itália, que é construída em cima da água

  7. Al Rayyan, segunda cidade mais populosa do Catar, é um centro histórico que tem várias lojas procuradas por turistas.

  8. Al Zubarah, fundada no século XVIII, é uma das cidades do Catar famosas pelo comércio de pérolas. Al Zubarah é patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) desde 2013.

  9. A cidade de Khawr Al Udayd, também conhecida como Mar Interior, é famosa por ser um dos únicos lugares no mundo onde o mar invade o deserto.

  10. A ilha artificial The Pearl (“A Pérola”) localiza-se na costa de West Bay. The Pearl, no Catar, foi projetada no antigo local onde mergulhadores procuravam por pérolas.

  11. Al Khor é uma cidade do Catar conhecida por ter sido um famoso centro de mercado de pérolas.

  12. Outro ponto turístico famoso do Catar é o Inland Sea, em Khor Al Adaid. O local é uma reserva de água na qual o mar invade o deserto.

  13. A Ilha Bin Ghannam, também lembrada como Purple Island (Ilha Roxa), situa-se no nordeste e é outro cartão-postal do Catar.

Veja também: Quais são as 20 cidades mais populosas do mundo?

Curiosidades sobre a cultura do Catar

 Warak Enab, um prato típico do Catar.
Warak Enab é um prato típico do Catar.
  1. Umas das principais curiosidades do Catar é que a forma de dar boas-vindas aos turistas é oferecendo café árabe e doces.

  2. A culinária do Catar é famosa pela rica mistura de especiarias. Muitos pratos levam açafrão e cardamomo, por exemplo.

  3. Os principais pratos da culinária do Catar são:

◦ Warak Enab — folhas de videira recheadas com algum tipo de carne;

◦ Saloona — típico ensopado árabe;

◦ Majboos — arroz misturado a alguma carne;

◦ Madrouba — mingau de arroz;

◦ Luqaimat — bolinho doce macio por dentro e crocante por fora;

◦ Kunafa — sobremesa tradicional do Catar feita à base de uma massa fina e servida com queijo.

  1. A Mesquita Imam Muhammad Ibn Abd Al Wahhab, também conhecida como Mesquita Nacional do Catar, possui uma das arquiteturas mais impressionantes do mundo árabe.

  2. O Museu de Arte Islâmica do Catar foi inaugurado em 2008 e localiza-se em uma ilha artificial. Possui o maior acervo de arte islâmica do mundo.

  3. Considerado um dos principais representantes da arquitetura islâmica clássica, o Museu de Arte Islâmica do Catar foi projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, que também desenhou a pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, França.

  4. O Museu Nacional do Catar e os Museus Msheireb são outros pontos turísticos da cultura do Catar.

  5. Outra curiosidade do Catar é que o Corpo de Bombeiros e o Museu Árabe de Arte Moderna Mathaf, em Doha, são representantes da arte moderna contemporânea.

  6. Inaugurado em 2010, o Katara Cultural, situado em Doha, é um dos pontos turísticos mais famosos do Catar. O espaço abrange diversas apresentações culturais de todo o mundo.

  7. O festival anual de cinema Ajyal, na Katara Cultural Village, em Doha, é um evento que sempre ocorre em novembro no Catar.

  8. Com dunas gigantes que chegam a 40 m de altura, o Catar oferece várias opções de passeios no deserto que podem ser feitos de carro.

  9. O Catar é sede do maior canal de TV do Oriente Médio, a rede de TV Aljazeera, que é o maior porta-voz do mundo árabe.

  10. No Catar não é permitido beber álcool na rua. A população somente pode beber em locais particulares, como hotéis e bares.

  11. A poligamia, prática que consiste em um homem casar-se com mais de uma mulher, é permitida no Catar.

  12. As demonstrações de afeto entre pessoas do mesmo sexo não são bem-vistas no Catar.

  13. O antílope órix-da-arábia é considerado o animal nacional do Catar.

  14. O Ramadã é uma celebração sagrada em todo o Catar e considerado feriado nacional. O Ramadã conta com três dias de festas.

Curiosidades sobre esportes do Catar

  1. O Catar também é conhecido pela falcoaria, que é a tradição de manter e treinar falcões para caça. Entretanto, a prática já não ocorre mais com tanta frequência no país.

  2. As corridas de camelo são consideradas uma das práticas esportivas mais famosas do Catar. As principais competições de corrida de camelo ocorrem em março e abril.

Corrida de camelos no Catar.
Corrida de camelos é um esporte típico no Catar.
  1. As praias do Catar são procuradas para a prática de esportes aquáticos, tais como mergulho, kitesurf, esqui aquático e remo.

  2. O futebol não é muito tradicional no país. O Catar participará da Copa do Mundo 2022 por ser país-sede.

Créditos de imagem

[1] Mohammad Gad / Shutterstock

[2] sembler / Shutterstock

 

Por Silvia Tancredi
Jornalista 

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "50 Curiosidades sobre o Catar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/50-curiosidades-sobre-o-catar.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante