Definimos reta como um elemento da Geometria que é infinito, pois ela é formada por infinitos pontos muito próximos uns aos outros e que estão alinhados. Veja a representação de uma reta:
Toda reta deve ser nomeada com letra minúscula, e seus dois lados devem possuir setas para indicar que ela é infinita. Quando as retas possuem um único ponto em comum e cruzam-se, são chamadas de concorrentes.
Na imagem acima, o ponto em comum entre as duas retas é representado pela letra P (o ponto deve ser nomeado com letra maiúscula). Já as retas concorrentes são r e s.
Duas retas concorrentes formam entre si ângulos de 180°, que são chamados de ângulos suplementares. Para um ângulo ser suplementar, a sua soma deve resultar em 180°. Veja:
Se as retas concorrentes formarem ângulos de 90°, ou seja, ângulos retos, elas serão perpendiculares.
Todos os ângulos da imagem acima são de 90°. Essa é a principal característica das retas perpendiculares.
As retas concorrentes formam ainda ângulos opostos pelo vértice, que possuem medidas iguais. Observe a imagem abaixo?
Observe que, entre as duas retas que se cruzam, há um ponto na cor rosa. Esse ponto é considerado o vértice das retas concorrentes.
Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
OLIVEIRA, Naysa Crystine Nogueira. "Retas concorrentes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/retas-concorrentes.htm. Acesso em 04 de março de 2021.