Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Propriedades e características da desigualdade

As expressões numéricas que apresentam desigualdade, chamadas de inequações, possuem propriedades e características que as diferenciam das equações.

As desigualdades possuem propriedades e características próprias
As desigualdades possuem propriedades e características próprias
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Inequações são expressões algébricas munidas de uma desigualdade. Elas são muito parecidas com as equações, especialmente no que se refere ao método de resolução e ao modo como elas são apresentadas. O que as difere, entre outros aspectos, é que as equações possuem uma igualdade, e as inequações, uma desigualdade.

Equação x Inequação

As diferenças entre equações e inequações concentram-se nos resultados, em sua análise e quantidade. Para notar essa diferença, basta acompanhar a resolução de algum problema que envolva uma equação e outro que envolva uma inequação:

Equação: Uma jovem recebe em seu trabalho um salário de R$ 1200,00 e deseja comprar um carro, que custa R$ 3200,00 à vista. Sabendo que as despesas dessa jovem são de aproximadamente R$ 400,00 mensais e que ela consegue poupar o restante do dinheiro sem problemas, quanto tempo levará para que ela possa comprar o carro?

1200x – 400x = 32000

800x = 32000

x = 32000
      800

x = 40

Ela comprará o carro em 3 anos e 4 meses.

Inequação: Em uma escola de inglês é cobrada uma mensalidade de R$ 240,00 e uma taxa de inscrição de R$ 100,00. Qual é a quantidade máxima de meses que um aluno que tem R$ 2000,00 poderá frequentá-la?

100 + 240x < 2000

240x < 2000 – 100

240x < 1900

x < 1900
      240

x < 7,92

A quantidade máxima de meses que esse aluno poderá frequentar a escola é 7, pois x é menor que 7,92.

Nessa inequação, o resultado é exato porque estamos procurando um “maior número possível”. Todavia, normalmente, as inequações não possuem resultados únicos. Os resultados das inequações são conjuntos numéricos e, na maioria das vezes, possuem infinitos resultados.

Quando procuramos o resultado de uma equação, procuramos um número que represente a exatidão de uma situação. Quando procuramos o resultado de uma inequação, estamos atrás de um conjunto de números que satisfaça determinada sentença.

Desigualdade

A desigualdade recebe esse nome por não representar uma igualdade. Os símbolos usados são: <, >, ≤ e ≥, que, respectivamente, significam: menor, maior, menor ou igual, maior ou igual. Para exemplificar o uso desses sinais, observe:

x > 2

Esse é o resultado de uma inequação qualquer e significa que qualquer número maior que 2 pode ser considerado como resposta correta. Entretanto, observe que 2 não é maior que 2, logo, o próprio 2 não satisfaz a inequação.

x ≤ 6, com x natural

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os números naturais são apenas os inteiros não negativos. Sendo assim, as soluções para essa inequação também podem ser escritas em lista:

0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6

Dessa vez, o número 6 faz parte da lista de soluções, em virtude do símbolo “menor ou igual”.

Propriedades da desigualdade

Uma vez ciente dos aspectos acima, é possível pensar em métodos de resolução para inequações. Graças à sua semelhança com as equações, os cálculos devem ser realizados da mesma maneira. A única diferença está na desigualdade que será colocada no lugar da igualdade. Por causa dessa diferença, as inequações apresentam algumas propriedades que precisam ser observadas. Veja:

  • Propriedade 1 – Somar um mesmo número aos dois membros de uma inequação não altera o sentido da desigualdade;

  • Propriedade 2 – Subtrair um mesmo número dos dois membros de uma inequação não altera o sentido da desigualdade.

Dada a inequação a seguir, observe a solução:

15x – 9 < 5x +11

15x – 9 + 9 < 5x +11 + 9

15x < 5x + 20

15x – 5x < 5x + 20 – 5x

10x < 20

  • Propriedade 3 – Multiplicar os dois membros de uma inequação por um número positivo não altera o sentido da desigualdade. Observe a continuação da solução da inequação acima, que será multiplicada pelo número positivo 1/10.

 1 · 10x < 20·
10                10

x < 2

Esse procedimento é equivalente a “passar o 10 para o segundo membro dividindo, já que ele está multiplicando no primeiro”. Assim, essa propriedade também é válida da seguinte maneira:

“Passar para o outro membro um número positivo que está dividindo ou multiplicando não altera o sentido da desigualdade.

  • Propriedade 4 – Multiplicar os dois membros de uma inequação por um número negativo inverte o sinal da desigualdade.

Assim, nos casos em que as inequações precisam ser multiplicadas por – 1, essa propriedade deve ser aplicada. Por exemplo:

4x – 9 > 12x + 23

4x – 12x > 23 + 9

– 8x > 32

Observe que, nesse passo, a inequação deve ser multiplicada por – 1. Pela propriedade 4, devemos inverter o sinal da desigualdade para obter:

– 8x > 32 (– 1)

8x < – 32

x < – 32
         8

x < – 4


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "Propriedades e características da desigualdade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/propriedades-caracteristicas-desigualdade.htm. Acesso em 02 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A respeito das inequações, assinale a alternativa correta.

a) Dizer que “Inequações são expressões algébricas” é suficiente para definir as inequações.

b) Ao resolver uma inequação, procuramos por um valor concreto, isto é, um resultado único e fixo para a incógnita em questão.

c) Subtrair um mesmo número dos dois membros de uma inequação tem como efeito a inversão do sentido da desigualdade.

d) Dividir os dois membros de uma inequação pelo mesmo número tem como efeito a inversão do sentido da desigualdade.

e) Multiplicar os dois membros de uma equação por um número negativo tem como efeito a inversão do sentido da desigualdade.

Exercício 2

Utilizando as propriedades da desigualdade, responda: qual é o resultado da inequação a seguir:

3x + 16 > 16x – 10

a) 2

b) 4

c) 6

d) 8

e) 0

Artigos Relacionados


Equação do primeiro grau com uma incógnita

Aprenda o que é uma equação do primeiro grau com uma incógnita. Saiba como resolvê-la e determinar o valor de sua incógnita.
Matemática

Expressões algébricas

Entenda o que é uma expressão algébrica e aprenda a fatorá-la. Saiba também o que é um monômio e o que é um polinômio.
Matemática

Inequação Produto

Inequação, o que é inequação, sinais da inequação, estudo do sinal, estudo do sinal de uma inequação, inequação produto, produto de inequações, função, jogo de sinal.
Matemática

Inequação do 2º grau

Clique aqui e descubra o que é uma inequação do 2º grau. Aprenda como resolvê-la e conheça o seu gráfico.
Matemática

Inequação modular

Entenda o que é uma inequação modular e aprenda como encontrar o seu conjunto de soluções. Observe exemplos e resolva exercícios sobre o tema.
Matemática

Inequação produto e inequação quociente

Clique aqui e conheça a inequação produto e a inequação quociente. Aprenda também a encontrar seus conjuntos de solução.
Matemática

Inequações logarítmicas

Você sabe como resolver inequações logarítmicas? Confira nossas dicas e tire todas as suas dúvidas!
Matemática

Inequações polinomiais do 1º grau

Inequação, Equação, Função, Inequação do 1º grau, Equação do 1º grau, Função do 1º grau, Igualdade, Sinais da inequação, pertence, Solução da inequação, Resolução de inequações.
Matemática

Sistema de inequação do 1º grau

Equação, Inequação, Equação do 1º grau, Inequação do 1º grau, Conjunto solução, Solução, Solução de inequação, Sinal da inequação, intervalo fechado, Intervalo aberto.
Matemática