Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Início da Segunda Guerra e invasão da Polônia

A invasão da Polônia era um objetivo que Hitler alimentava havia muitos anos em seu discurso de formação do Reich alemão. Esse ato causou o início da Segunda Guerra na Europa.

Soldados alemães durante a invasão da Polônia em 1939
Soldados alemães durante a invasão da Polônia em 1939
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito já existente na história da humanidade e teve por volta de 60 milhões de mortos em seus seis anos de conflito (1939-1945). Essa guerra foi caracterizada pela aplicação da guerra total, ou seja, pela mobilização total dos recursos materiais e humanos das nações centrais envolvidas em sua manutenção. O saldo do conflito, além dos 60 milhões de mortos, foi também a destruição quase completa de alguns dos países envolvidos.

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Segunda Guerra Mundial

Mapa Mental: 2ª Guerra Mundial

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Antecedentes

A Segunda Guerra teve como estopim a invasão da Polônia pela Wehrmacht (exército alemão) em 1º de setembro de 1939. Durante toda a década de 1930, Hitler defendeu a construção do Reich (Império) alemão no “espaço vital” (lebensraum). Esse espaço vital seria um território mínimo para que o povo ariano desenvolvesse seu império.

Com essas ideias em mente, Hitler levou seu plano de expansão territorial em frente ao anexar a Áustria, em 1938, e, no mesmo ano, invadir e anexar os sudetos (localizados na ex-Tchecoslováquia) com a conivência e permissão da Inglaterra e França.

Outra ambição territorial de Hitler era a Polônia. A questão polonesa remetia à Primeira Guerra Mundial, na qual a Alemanha perdeu parte de seus territórios para a Polônia. As ambições de Hitler voltavam-se, principalmente, para o corredor polonês – uma faixa de terras polonesa que separava duas regiões alemãs.

A Polônia, sabendo das intenções da Alemanha de Hitler, assinou acordos com Inglaterra e França em que ambas as nações asseguravam apoio militar para a Polônia caso fosse atacada pela Alemanha, entretanto, uma vez iniciada a invasão alemã, o apoio francês e inglês nunca chegou conforme nos relata o historiador Max Hastings:

Em março de 1939, os governos britânico e francês deram garantias, formalizadas em tratados subsequentes, de que lutariam caso houvesse agressão alemã contra a Polônia. Se o pior acontecesse, a França prometeu à cúpula militar em Varsóvia que seu exército atacaria a linha Siegfried de Hitler em até treze dias depois da mobilização. A Grã-Bretanha prometeu uma ofensiva imediata com aviões de bombardeio contra a Alemanha. As garantias oferecidas pelas potências refletiam cinismo, pois nenhuma delas tinha a menor intenção de cumpri-las: destinavam-se a deter Hitler mais do que a fornecer assistência militar verdadeira à Polônia 1.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Poucos dias antes da invasão começar, a Alemanha havia assinado um pacto de não agressão com a União Soviética. Nesse pacto, as duas nações comprometiam-se a não lutar entre si caso houvesse um conflito e, além disso, uma cláusula secreta estipulava a divisão da Polônia entre Alemanha e União Soviética. Quando o conflito começou, a Polônia não obteve a ajuda que esperava e teve de lutar sozinha contra a Alemanha.

Invasão

No dia 30 de agosto de 1939, a ordem para a invasão da Polônia aconteceu e, na madrugada de 1º de setembro, as primeiras tropas alemãs cruzaram a fronteira e iniciaram combates. Cerca de 1,5 milhão de soldados alemães foram mobilizados para lutar contra o exército polonês, que possuía por volta de 1,3 milhão.

A resistência polonesa não conseguiu conter o exército alemão, que rapidamente se impôs. O exército polonês estava mal equipado e possuía tanques e aviões obsoletos. O avanço alemão fulminante logo chegou à capital polonesa, Varsóvia. A cidade foi castigada pelos bombardeios dos aviões alemães. O uso da blitzkrieg (guerra-relâmpago) foi essencial na vitória alemã. A blitzkrieg coordenava ataques por terra e ar de maneira rápida e forte com o objetivo de pegar exércitos adversários de surpresa.

No dia 17 de setembro, a União Soviética invadiu a Polônia pelo leste, também com a intenção de anexar parte do território polonês. Devastada e sem conseguir conter os rápidos avanços do exército alemão, a cidade de Varsóvia rendeu-se no dia 28 de setembro. O passo seguinte de Hitler foi levar a guerra para a Europa Ocidental.

 

_______________
1HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 16.


Por Daniel Neves
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Início da Segunda Guerra e invasão da Polônia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/inicio-segunda-guerra-invasao-polonia.htm. Acesso em 18 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UTFPR) Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produção de armamentos e restabelecido o serviço militar obrigatório, contrariando o Tratado de Versalhes. Em 1938, anexou a Áustria; logo em seguida, incorporou a região dos Sudetos, que abrigava minorias alemãs na Tchecoslováquia, e assinou um acordo de não agressão e neutralidade com a União Soviética. Estava plantada a semente da Segunda Guerra Mundial, que eclodiu em 1º de setembro de 1939, com o (a):

a) participação efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola, por meio da invasão de Madri.

b) invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

c) rompimento do Pacto Germano-Soviético com a invasão do território russo por tropas nazistas.

d) saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Tchecoslováquia, para invadir a Hungria.

e) tomada do “corredor polonês”, que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos aliados nazistas, principalmente italianos.

Exercício 2

A Wehrmacht era muito mais bem armada e blindada do que seus inimigos. A Polônia era um país pobre, com apenas poucos milhares de caminhões militares e civis; seu orçamento nacional era menor do que o da cidade de Berlim.

HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 27.

O trecho faz menção ao despreparo do exército polonês durante a invasão de seu território pelas tropas alemãs em setembro de 1939. Além disso, existia outro fator fundamental, em termos táticos, para entender a vitória alemã, que foi:

a) a invasão russa no leste polonês, que foi fundamental para desmobilizar as forças que seriam enviadas para lutar contra os alemães.

b) a tática de guerra empregada pelos alemães, que consistia em coordenar ataques simultâneos das várias forças, a blitzkrieg.

c) o pouco engajamento da população com a luta, uma vez que havia um grande número de alemães étnicos no exército polonês.

d) não houve outro elemento decisivo para o conflito além desse.

e) a utilização da cavalaria, o que garantia melhor locomoção às tropas alemãs nas batalhas contra os poloneses.

Artigos Relacionados


A Segunda Guerra acabou em maio de 1945?

Saiba como responder à pergunta “A Segunda Guerra acabou em maio de 1945?” e entenda os detalhes dos estágios finais dessa guerra.
História Geral

Alianças para a Segunda Guerra Mundial

Aprenda de uma vez por todas as alianças formadas na Segunda Guerra Mundial e conheça os países que integram o Eixo e os Aliados.
História Geral

Brasil na Segunda Guerra Mundial

Clique no link e tenha acesso a informações a respeito da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
História do Brasil

Fases da Segunda Guerra Mundial

Clique para conhecer os principais fatos e conflitos que marcaram as fases da Segunda Guerra Mundial.
História Geral

Invasão Nazista na Grécia

Entenda como ocorreu a Invasão Nazista na Grécia, no ano de 1941, e os fatores que levaram a essa ocupação alemã do território grego.
História Geral

Motivações da Segunda Guerra Mundial

Clique para entender as motivações que causaram um dos mais graves conflitos de todo o século XX: a Segunda Guerra Mundial.
História Geral

Operação Valquíria: o plano para matar Hitler

Saiba o que foi a Operação Valquíria e como o plano para matar o líder da Alemanha Nazista, Adolf Hitler, esteve a ela associado.
História Geral

Principais campos de concentração nazistas

Saiba quando e onde operaram os principais campos de concentração nazistas, onde, além de trabalho forçado, havia o extermínio em massa.
História Geral

Programa nazista lebensborn

Saiba mais a respeito do programa lebensborn, desenvolvido pelas SS nazistas nos anos iniciais da Segunda Guerra.
História Geral

Resumo da Batalha de Stalingrado

Saiba o que foi e que importância teve a Batalha de Stalingrado, travada na cidade homônima russa entre o fim de 1942 e o início de 1943.
História Geral