Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A Segunda Guerra acabou em maio de 1945?

A Segunda Guerra acabou em maio de 1945? Essa pergunta pode gerar dúvidas importantes sobre a maior guerra que já se viu na história.

Acima, imagem aérea de bombas incendiárias atingindo o litoral de Osaka, Japão, 1945.
Acima, imagem aérea de bombas incendiárias atingindo o litoral de Osaka, Japão, 1945.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Sabemos que a Segunda Guerra Mundial foi um dos acontecimentos de maior impacto da história da humanidade. Durante os seis anos em que ela transcorreu (de 1939 a 1945), o mundo transformou-se em todos os âmbitos, do plano econômico às delimitações geográficas. Além disso, a devastação de cidades inteiras e o impressionante saldo de mortos (quase sessenta milhões) cravaram em nossa memória uma experiência traumática. Entretanto, quando exatamente terminou a Segunda Guerra Mundial? Sabemos o ano: 1945. Mas há uma data específica que defina esse término?

Bom, em várias regiões do mundo, mas principalmente na Europa, celebra-se o fim da Segunda Guerra em maio, especificamente no dia 08. Isso ocorre porque ficou previsto para a noite desse dia (8 de maio de 1945) o “cessar-fogo” das tropas aliadas em relação aos nazistas e àqueles aos quais estes se associavam. Esse “cessar-fogo” foi acordado após a assinatura de um documento crucial para o fim da guerra no fronte ocidental, isto é, no continente europeu: a capitulação da Alemanha sob custódia do general dos Estados Unidos Walter Bell-Smith.

Desse modo, o fim da guerra no continente europeu remete efetivamente ao dia 08 de maio de 1945, sendo legítimas e coerentes as comemorações que são feitas em países como os Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e demais participantes da frente aliada à época. No entanto, a Segunda Guerra Mundial não teve seu término definitivo em maio de 1945. Os conflitos prosseguiram no Oriente contra o Império Japonês, liderado pelo monarca Hiroito e integrante das “Potências do Eixo”, junto à Alemanha e à Itália.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em agosto de 1945, nos dias 06 e 09, o mundo ainda testemunharia uma das maiores calamidades produzidas pela guerra: o lançamento das bombas atômicas pelos Estados Unidos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pelo avião bombardeiro B-29 “Enola Gay”. Além disso, outras cidades do Japão, como a capital Tóquio e Osaka, foram incessantemente bombardeadas durante dias seguidos com bombas incendiárias (ver imagem no topo do texto), que devastaram toda e qualquer tipo de estrutura predial.

Os ataques ao Japão também foram levados a cabo pela União Soviética, já que essa última se colocava contra as pretensões expansionistas japonesas sobre o território asiático. As investidas contra o Japão só terminaram com o pronunciamento, via rádio, do imperador Hiroito à população, no dia 14 de agosto, expressando o desejo de pôr fim à guerra.

No dia 02 de setembro, Mamoru Shigemistsu e Yoshijiro Umezo, ministro das Relações Exteriores e chefe geral do Estado Maior da Armada Imperial, assinaram o termo de rendição do Japão a bordo do cruzador Missouri e na presença do general americano Douglas MacArthur. Esse gesto pôs, de fato, fim à Segunda Guerra.

Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "A Segunda Guerra acabou em maio de 1945?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-segunda-guerra-acabou-maio-1945.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante