Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A Segunda Guerra acabou em maio de 1945?

A Segunda Guerra acabou em maio de 1945? Essa pergunta pode gerar dúvidas importantes sobre a maior guerra que já se viu na história.

Acima, imagem aérea de bombas incendiárias atingindo o litoral de Osaka, Japão, 1945.
Acima, imagem aérea de bombas incendiárias atingindo o litoral de Osaka, Japão, 1945.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Sabemos que a Segunda Guerra Mundial foi um dos acontecimentos de maior impacto da história da humanidade. Durante os seis anos em que ela transcorreu (de 1939 a 1945), o mundo transformou-se em todos os âmbitos, do plano econômico às delimitações geográficas. Além disso, a devastação de cidades inteiras e o impressionante saldo de mortos (quase sessenta milhões) cravaram em nossa memória uma experiência traumática. Entretanto, quando exatamente terminou a Segunda Guerra Mundial? Sabemos o ano: 1945. Mas há uma data específica que defina esse término?

Bom, em várias regiões do mundo, mas principalmente na Europa, celebra-se o fim da Segunda Guerra em maio, especificamente no dia 08. Isso ocorre porque ficou previsto para a noite desse dia (8 de maio de 1945) o “cessar-fogo” das tropas aliadas em relação aos nazistas e àqueles aos quais estes se associavam. Esse “cessar-fogo” foi acordado após a assinatura de um documento crucial para o fim da guerra no fronte ocidental, isto é, no continente europeu: a capitulação da Alemanha sob custódia do general dos Estados Unidos Walter Bell-Smith.

Desse modo, o fim da guerra no continente europeu remete efetivamente ao dia 08 de maio de 1945, sendo legítimas e coerentes as comemorações que são feitas em países como os Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e demais participantes da frente aliada à época. No entanto, a Segunda Guerra Mundial não teve seu término definitivo em maio de 1945. Os conflitos prosseguiram no Oriente contra o Império Japonês, liderado pelo monarca Hiroito e integrante das “Potências do Eixo”, junto à Alemanha e à Itália.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em agosto de 1945, nos dias 06 e 09, o mundo ainda testemunharia uma das maiores calamidades produzidas pela guerra: o lançamento das bombas atômicas pelos Estados Unidos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pelo avião bombardeiro B-29 “Enola Gay”. Além disso, outras cidades do Japão, como a capital Tóquio e Osaka, foram incessantemente bombardeadas durante dias seguidos com bombas incendiárias (ver imagem no topo do texto), que devastaram toda e qualquer tipo de estrutura predial.

Os ataques ao Japão também foram levados a cabo pela União Soviética, já que essa última se colocava contra as pretensões expansionistas japonesas sobre o território asiático. As investidas contra o Japão só terminaram com o pronunciamento, via rádio, do imperador Hiroito à população, no dia 14 de agosto, expressando o desejo de pôr fim à guerra.

No dia 02 de setembro, Mamoru Shigemistsu e Yoshijiro Umezo, ministro das Relações Exteriores e chefe geral do Estado Maior da Armada Imperial, assinaram o termo de rendição do Japão a bordo do cruzador Missouri e na presença do general americano Douglas MacArthur. Esse gesto pôs, de fato, fim à Segunda Guerra.

Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "A Segunda Guerra acabou em maio de 1945?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-segunda-guerra-acabou-maio-1945.htm. Acesso em 02 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual era a altura de Napoleão Bonaparte?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Quanto tempo durou a Guerra dos Cem Anos?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...