Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

San Marino

San Marino é um pequeno país europeu localizado dentro dos limites da Itália. Apresenta população de 34 mil habitantes e uma economia bastante desenvolvida.

Bandeira de San Marino.
Bandeira de San Marino.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

San Marino é um pequeno país europeu localizado dentro dos limites do território italiano. É, portanto, um enclave. Oficialmente chamado de República de San Marino, o país apresenta clima mediterrâneo e relevo marcado pela presença do monte Titano, com terrenos recobertos por vegetação tipicamente mediterrânea.

Com cerca de 34 mil habitantes, San Marino é um dos países menos populosos do continente. Quase toda a sua população vive em cidades como a capital, também denominada San Marino. A economia samarinesa é desenvolvida e baseada nos serviços bancários e financeiros. A produção interna é limitada, e o país importa muitos elementos, inclusive energia elétrica, do seu país vizinho, a Itália.

Leia também: Malta — país da Europa que está entre os menores do mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre San Marino

  • San Marino é um país de 61 km² de extensão localizado no Sul da Europa, com capital na cidade de San Marino.

  • Trata-se de um enclave situado no interior do território italiano.

  • Apresenta clima e vegetação típicos da região do mediterrâneo. Seu relevo é montanhoso e tem como principal feição o monte Titano.

  • Com 34.000 habitantes, San Marino é um dos países menos populosos da Europa. Sua maior cidade, San Marino, contém apenas 4 mil habitantes.

  • San Marino apresenta a quinta maior expectativa de vida do mundo e passa pelo fenômeno do envelhecimento populacional.

  • Os serviços bancários e financeiros e o turismo constituem a base da economia de San Marino.

  • O país se constituiu a partir da capela construída por São Marino no ano 301. Desde pelo menos o século XII é um território independente que se manteve afastado da dominação estrangeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de San Marino

  • Nome oficial: República de San Marino.

  • Gentílico: samarinês.

  • Extensão territorial: 61 km².

  • Localização: Europa Meridional.

  • Capital: San Marino.

  • Clima: mediterrâneo.

  • Governo: república parlamentarista.

  • Divisão administrativa: nove municipalidades (ou castelos).

  • Idioma: italiano.

  • Religião: católica romana.

  • População: 34.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 566,8 hab./km².

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,853.

  • Moeda: euro.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,81 bilhão.

  • PIB per capita: US$ 52.920.

  • Gini: não disponível.

  • Fuso horário: GMT+1.

  • Relações exteriores:

    • ONU;

    • OMC;

    • FMI;

    • Banco Mundial;

    • Conselho da Europa.

Mapa de San Marino

Mapa de San Marino.

Geografia de San Marino

San Marino é um pequeno país europeu de 61 km² de área localizado na região Sul do continente, tendo como capital a cidade de San Marino. O território samarinês pode ser descrito como um enclave, uma vez que está localizado dentro dos limites da Itália, sendo esse o único país com o qual estabelece divisa. San Marino é, junto do Vaticano e de Mônaco, um dos menores países da Europa.

  • Clima de San Marino

Embora não possua saída para o mar, San Marino apresenta clima mediterrâneo, condicionado pela proximidade com o litoral e pela sua posição geográfica. Esse tipo de clima é caracterizado por verões quentes, com temperatura média de 26 °C, e secos, enquanto os invernos são frios e chuvosos. Nos meses mais frios as temperaturas podem baixar até -7 °C. A pluviosidade anual em San Marino varia entre 500 e 800 mm.

  • Revelo de San Marino

San Marino apresenta relevo formado por montanhas, mais precisamente a cordilheira dos Apeninos, e planaltos na maior parte de sua extensão. A principal feição de relevo do país é o monte Titano, que se eleva até 739 metros acima do nível do mar e constitui o ponto culminante do território. A elevação média dos terrenos samarineses é de 55 metros.

Vista de San Marino, cidade construída sobre o monte Titano.
Vista de San Marino, cidade construída sobre o monte Titano.
  • Vegetação de San Marino

A cobertura vegetal de San Marino é tipicamente mediterrânea, formada por árvores como carvalho, abeto, olmo e oliveiras, além de plantas de baixa e média estatura como arbustos e gramíneas.

  • Hidrografia de San Marino

Os rios Marano, San Marino e Ausa são os principais cursos d’água que banham o território de San Marino. Enquanto o rio San Marino deságua no rio Marecchia, na Itália, os demais seguem seu fluxo em direção ao mar Adriático, no Mediterrâneo.

Demografia de San Marino

San Marino é o segundo país menos populoso da Europa, ficando atrás apenas do Vaticano. As estimativas das Nações Unidas indicam que 34.000 pessoas vivem no território samarinês. Em função da sua área reduzida, San Marino apresenta uma densidade populacional bastante elevada, que chega a 566,8 hab./km². Além disso, esse é um país com altíssima taxa de urbanização, tendo em vista que 97,8% de seus habitantes vivem em cidades como a capital, San Marino, que tem 4 mil habitantes.

Vista aérea de um teleférico sobre a cidade de San Marino.
A cidade de San Marino é a mais populosa do país.

A população de San Marino tem apresentado crescimento anual de 0,59%, exclusivamente em função da imigração, que registra saldo migratório positivo para o país em 5,88 migrantes para cada mil habitantes. Isso acontece porque o país praticamente igualou as taxas de natalidade (8,88 nascidos vivos por mil habitantes) e as taxas de mortalidade (8,83 mortes por mil habitantes), o que resulta em um crescimento vegetativo quase nulo.

Hoje em dia San Marino tem uma das populações mais velhas do mundo, caracterizada pela elevada idade mediana de 45,2 anos e pela alta taxa de dependência dos idosos com relação à população economicamente ativa. Soma-se a isso o fato de San Marino apresentar uma boa qualidade de vida, o que reflete na quinta maior expectativa de vida do mundo, que é de 84,05 anos de idade.

Veja também: Por que a população da Europa está envelhecendo?

Economia de San Marino

Apesar de pequena, com Produto Interno Bruto (PIB) de 1,8 bilhão de dólares, San Marino possui uma economia desenvolvida que é baseada no setor terciário, com destaque para os serviços bancários e financeiros. A renda per capita da população de San Marino é elevada e chega a 55 mil dólares por ano, refletindo, em parte, a elevada qualidade de vida encontrada no país. Nota-se, ainda, que San Marino não integra a União Europeia, mas conseguiu um acordo com o bloco econômico e passou a utilizar o euro como a sua moeda oficial.

San Marino apresenta menos de 17% de terras ocupadas com cultivos agrícolas, a maioria delas de lavouras temporárias. Os principais cultivos do país são trigo, milho, uvas e azeitonas. A indústria samarinesa responde por uma parcela de 39,2% do PIB nacional e está concentrada nos ramos têxtil, eletrônico e de bebidas, mais precisamente na produção de vinhos. Em função da limitação das atividades econômicas de San Marino, o país abastece seu mercado interno através da importação de produtos da Itália.

  • Turismo em San Marino

Junto dos serviços, as atividades relacionadas ao turismo constituem a base da economia de San Marino. Anualmente o país recebe cerca de 85 mil visitantes, que buscam conhecer um pouco da história de um dos menores países da Europa, refletida em sua paisagem natural, seus museus, catedrais, castelos medievais e centros históricos e culturais. Além disso, as possibilidades de atividades ao ar livre e os festivais medievais e de música são atrativos para os turistas.

Confira abaixo alguns dos principais pontos turísticos de San Marino.

  • Rocca della Guaita, sobre o monte Titano, na cidade de San Marino:

Fortaleza Rocca della Guaita no alto do Monte Titano, em San Marino.
Rocca della Guaita é a fortaleza mais antiga de San Marino e data do século XI. [1]
  • Palácio Público e a Praça da Liberdade, na cidade de San Marino:

Turistas caminhando em frente ao Palácio Público, em San Marino.
O Palácio Público é a sede do governo de San Marino. [2]
  • Basílica de San Marino, na cidade de San Marino:

Fachada da Basílica de San Marino.
A basílica data do século XIX, mas foi construída sobre as bases da antiga capela erigida por São Marino.

Infraestrutura de San Marino

San Marino é um país muito pequeno que apresenta uma rede de infraestrutura urbana (ou social) que atende a toda a sua população. Assim sendo, todos os habitantes desse território possuem acesso às redes de saneamento básico e a fontes seguras de água potável. A eletricidade também chega a todas as residências de San Marino. Em função de sua limitação com relação a espaço e a recursos, entretanto, a energia elétrica consumida em San Marino é importada da Itália. Esse é, na realidade, o principal item de importação da economia samarinesa.

Os transportes no interior de San Marino são realizados exclusivamente através das estradas. O país dispõe de uma malha rodoviária de aproximadamente 300 km. Para chegar até lá vindo do exterior ou partir em direção a outros países, é necessário fazer uso dos aeroportos italianos. Quantos aos trens, desde pelo menos a década de 1930 não existe acesso ao país por esse meio de transporte.

Governo de San Marino

O parlamentarismo democrático representativo é o sistema de governo de San Marino. O Poder Executivo fica a cargo de dois capitães-regentes, que são eleitos para exercerem mandatos de apenas seis meses, sem direito a reeleição. As eleições para o Executivo em San Marino acontecem, portanto, duas vezes ao ano, mais precisamente nos meses de abril e outubro.

O Poder Legislativo de San Marino é desempenhado pelo Parlamento samarinês, mais conhecido como Conselho Grande e Geral. Trata-se de um órgão unicameral composto por 60 membros. Os membros do Legislativo, diferentemente do Executivo, têm mandatos de cinco anos, e se necessário, as eleições possuem dois turnos.

Etimologia de San Marino

O nome de San Marino é derivado de São Marino (ou San Marino, no italiano). Marino, como era conhecido antes da sua santificação, tinha origem romana e foi canteiro (dedicava-se à construção em blocos de rocha). Em um período de sua vida, decidiu abandonar suas atividades e se tornou eremita. Ele se isolou no monte Titano, onde, no ano 301, construiu a capela e o monastério ao redor do qual o país se expandiu. Durante esse intervalo, havia muitos rumores sobre feitos milagrosos realizados por ele, motivo que levou à sua santificação.

São Marino levantando uma mulher retratado na pintura de Pompeo Batoni.
São Marino, retratado acima na pintura de Pompeo Batoni, teria sido o construtor da capela que deu origem ao país. [3]

Cultura de San Marino

San Marino é um país de língua italiana em que a religião predominante é a católica romana, embora não exista uma religião oficial do Estado samarinês. O país possui muitos pequenos museus e elementos em sua paisagem cultural que recontam toda a história samarinesa, além de contar com uma universidade, a Universidade da República de San Marino, onde se desenvolvem importantes estudos nas humanidades, notadamente em história, comunicação e cultura, além de economia, direito e biomedicina.

O futebol é o principal esporte praticado no país, que tem a sua própria seleção nacional. San Marino é conhecido também pela Fórmula 1, dando nome ao Grande Prêmio de San Marino, que acontece em Ímola, na Itália. A última corrida aconteceu no ano de 2006, depois de mais de duas décadas de disputas. A gastronomia de San Marino é muito parecida com a italiana. O prato principal do país é uma sobremesa chamada torta tre monti, ou bolo das três torres, feita à base de wafer e chocolate.

Saiba mais: Suíça — outro país da Europa que tem o italiano como um de seus idiomas oficiais

História de San Marino

A história de San Marino começa no período do Império Romano, mais precisamente no século IV da era comum. Conforme vimos anteriormente, o país foi constituído em torno da capela construída por São Marino no ano de 301. Algumas fontes indicam que a sua ida até o monte Titano foi solitária, enquanto outras descrevem que Marino e outros cristãos foram perseguidos pelos romanos e se refugiaram naquele local. Os primeiros registros a respeito de San Marino e de sua construção apareceram entre os séculos IX e XIII.

Graças ao relevo de San Marino, formou-se uma comuna relativamente isolada e que conseguiu manter a sua independência. Além disso, a área contava com a proteção da família Montefeltro, que governava as comunas de Gubbio e Urbino, na Itália. Foi no século XV que San Marino se tornou uma república e passou a ser governado por um Grande Conselho.

Apesar das tentativas de dominação, San Marino se manteve independente durante os períodos mais turbulentos da história da Itália e do continente europeu. A neutralidade durante as Guerras Mundiais, entretanto, não pouparam San Marino da ocupação pelos alemães e pelos Aliados, que derrotaram os alemães em batalha, no ano de 1944. Nesse mesmo ano aconteceu um bombardeio no país pela Força Aérea Real (britânica), em decorrência da ocupação alemã.

Em 1988 San Marino passou a integrar o Conselho da Europa e, quatro anos mais tarde, tornou-se oficialmente parte da Organização das Nações Unidas.

Curiosidades sobre San Marino

  • Não existe controle fronteiriço entre San Marino e a Itália.

  • Apesar de ser um país rico, é conhecido por apresentar um custo de vida mais acessível.

  • San Marino não possui defesa militar própria e depende da Itália para isso.

  • San Marino tem uma proporção de carros maior do que de pessoas: são aproximadamente 1.300 veículos para cada 1.000 habitantes.

  • O monte Titano e o Centro Histórico de San Marino são tombados pela Unesco como patrimônios da humanidade.

  • Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos, era cidadão honorário de San Marino. Hoje existe um busto de Lincoln no Parlamento samarinês.

Créditos das imagens

[1] Zhukov Oleg / Shutterstock

[2] Javen / Shutterstock

[3] Stefano Bolognini / Wikimedia Commons

Fontes

BBC. San Marino country profile. BBC, 31 jan. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-europe-17842338.

CIA. Countries: San Marino. The World Factbook. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/san-marino.

FUNAG. Topônimos e gentílicos. In: FUNAG. Manual de redação oficial e diplomática do Itamaraty, [2020]. Disponível em: http://funag.gov.br/manual/index.php?title=Top%C3%B4nimos_e_gent%C3%Adlicos.

IMF. Datasets: San Marino. Disponível em: https://www.imf.org/external/datamapper/profile/SMR.

THE EDITORS OF TH ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. San Marino (republic, Europe). Encyclopaedia Britannica, [1998-2023]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/San-Marino-republic-Europe.

UNDP. Human Development Reports: HDR 2021/2022. Disponível em: https://hdr.undp.org/data-center/country-insights#/ranks.

UNITED NATIONS. Data: San Marino. Disponível em: https://data.un.org/en/iso/sm.html

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "San Marino"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/san-marino.htm. Acesso em 18 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Envelhecimento populacional da Europa

Clique aqui, saiba quais são as causas e as consequências do envelhecimento da população da Europa e entenda por que esse fenômeno é motivo de preocupação.
Geografia

Europa

Saiba mais sobre a Europa. Descubra as principais características do continente, como localização, lista de países, economia, aspectos geográficos e demografia!
Geografia

Itália

Acesse nosso texto e aprofunde seus conhecimentos sobre a Itália. Leia sobre a geografia do território italiano e saiba algumas curiosidades sobre esse país europeu.
Geografia

Mônaco

Saiba tudo sobre Mônaco, um dos menores países do mundo. Veja a localização, conheça a língua, a economia e como funciona a monarquia de Mônaco.
Geografia

ONU

A trajetória da instituição criada no pós-Segunda Guerra.
História Geral

Países da Europa

Saiba quais são os países da Europa. Veja a lista dos países do continente europeu e as regiões em que se encontram. Saiba também o que é União Europeia.
Geografia

Pequenos países europeus

Clique e conheça as características dos pequenos países europeus!
Geografia

Taxa de natalidade e taxa de mortalidade

Entenda mais sobre taxa de natalidade e taxa de mortalidade, importantes indicadores de desenvolvimento humano e de análise do crescimento populacional de um dado lugar. Saiba como calcular cada taxa e como usá-las para analisar a dinâmica populacional dos países.
Geografia

Vaticano

Acesse e saiba tudo sobre o Vaticano. Entenda o papel da Igreja Católica no governo local. Leia mais sobre sua geografia, população, economia, história e cultura.
Geografia