Principais biomas do mundo

Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Deserto.

O que é bioma?

O bioma, de acordo com o IBGE, pode ser definido como o conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais (clima, relevo, características geológicas) parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.

É comum vermos em livros e materiais didáticos a adoção do conceito de bioma como sendo sinônimo de ecossistema. Contudo, diferentemente do ecossistema, que leva em consideração as interações entre os seus elementos, a classificação de bioma engloba essencialmente as características da vegetação, da fauna e do ambiente em que estão inseridas.

Como a classificação em bioma leva em consideração as características das formas de vida e do ambiente, um bioma, na maioria das vezes, ocupa grandes extensões do espaço geográfico e inclui diversos ecossistemas. Um exemplo disso é a Mata Atlântica, a floresta tropical do Brasil, que ocupa uma grande extensão de terra na faixa litorânea do país, indo do Piauí ao Rio grande do Sul, e agrega vários ecossistemas, como a Mata de Araucária, os campos de altitude, as restingas e os manguezais.

Atualmente existem diferentes classificações de biomas. A maioria delas classifica-os em: Biomas aquáticos e Biomas Terrestres. Os biomas aquáticos são formados pelos diversos ecossistemas localizados nos rios, mares e oceanos e subdividem-se em: bioma marinho, formado pelos ecossistemas adaptados à água salgada, e o bioma de água doce, constituído pelos ecossistemas localizados nas bacias hidrográficas no interior do continente, em rios e lagos. Já os Biomas Terrestres correspondem originalmente a cerca de 30% da biosfera e são classificados de acordo com as características do ambiente (clima, relevo, tipos de solo), da fauna e, principalmente, do tipo de vegetação.

Os principais tipos de biomas encontrados no planeta são:

Com a alteração provocada pelo desenvolvimento das atividades humanas, a maioria dos biomas do planeta Terra encontra-se ameaçado de extinção. A destruição parcial dos biomas pode comprometer o equilíbrio ecológico dos ecossistemas que os compõem, provocando a destruição de habitat e a extinção de animais e plantas. Assim, é essencial que o ser humano procure promover um desenvolvimento sustentável de suas atividades para não comprometer a existência das várias espécies de plantas e animais que habitam os diversos biomas mundiais e que são essenciais para o desenvolvimento da vida humana no planeta.

Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/principais-biomas-mundo.htm