PUBLICIDADE
Hidrogênio verde é o nome dado ao hidrogênio que é extraído sem a produção de resíduos poluentes do meio ambiente, como gases do efeito estufa. O hidrogênio verde é obtido a partir da eletrólise da água, que é iniciada a partir de eletricidade gerada por fontes renováveis como a eólica ou a solar. Ainda de custo muito elevado para fabricação, o hidrogênio verde é uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, já que pode ser utilizado nos veículos a combustão.
Leia também: Quais são as vantagens e as desvantagens dos biocombustíveis?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre hidrogênio verde
- 2 - O que hidrogênio verde?
- 3 - Como é a produção de hidrogênio verde
- 4 - Aplicações do hidrogênio verde
- 5 - Vantagens e desvantagens do hidrogênio verde
- 6 - Importância do hidrogênio verde
- 7 - Hidrogênio verde no Brasil
- 8 - Hidrogênio verde no mundo
- 9 - Curiosidades sobre o hidrogênio verde
Resumo sobre hidrogênio verde
-
Hidrogênio verde é o hidrogênio extraído de outros compostos químicos sem a produção de resíduos poluentes.
-
O hidrogênio verde é produzido por meio da eletrólise da água (H2O).
-
Tem aplicação na indústria de base, farmacêutica e de combustíveis, podendo ele próprio ser utilizado como combustível para automóveis.
-
Apesar de o hidrogênio ser um gás abundante no planeta Terra, o custo de produção do hidrogênio verde ainda é muito elevado.
-
O hidrogênio verde é importante por se tratar de uma alternativa aos combustíveis fósseis, o que contribui para a causa ambiental.
-
Grandes empresas produtoras de combustíveis fósseis já detêm projetos versados para a ampliação do hidrogênio verde.
-
Entre os principais países com projetos em andamento ou a serem executados estão Austrália, Arábia Saudita, Reino Unido, Estados Unidos e China.
-
O Brasil apresenta alto potencial para a produção de hidrogênio verde, e atualmente tramita no Plenário um projeto de lei que fomenta a sua fabricação no território nacional.
O que hidrogênio verde?
Hidrogênio verde é o nome dado ao hidrogênio que é extraído de outros tipos de gases e elementos sem a produção de resíduos poluentes para o meio ambiente. Por essa razão, ele também é chamado de hidrogênio renovável. Trata-se de um gás que tem elevado potencial combustível, e tem se mostrado, cada vez mais, como uma alternativa aos combustíveis fósseis.
O hidrogênio (H2) é um dos gases mais abundantes no planeta Terra e de todo o Universo conhecido. No entanto, ao menos na superfície e na atmosfera terrestre, ele sempre acontece junto de outros elementos químicos e forma gases e compostos distintos, a exemplo da água (H2O) e do gás metano (CH4). Por essa razão, o uso do hidrogênio para finalidades humanas deve ser realizado por meio de técnicas industriais.
Como é a produção de hidrogênio verde
A produção de hidrogênio verde acontece por meio de uma reação química denominada eletrólise. A eletrólise nada mais é do que a quebra da molécula de um composto que contém hidrogênio em sua composição, como a água (H2O), para a obtenção do hidrogênio (H2).
O processo de eletrólise, nesse caso, é iniciado por meio da eletricidade gerada por meio de fontes renováveis como a eólica (ventos) e a solar. Por essa razão o hidrogênio obtido é chamado de verde: nenhum de seus processos de produção resulta na emissão de gases poluentes na atmosfera, tampouco libera substâncias capazes de degradar o meio ambiente. Ao fim da eletrólise há, além do hidrogênio, a liberação de oxigênio (O2).
Veja também: Afinal, o gás natural é uma fonte de energia renovável?
Aplicações do hidrogênio verde
O hidrogênio verde apresenta elevado potencial para a geração de energia, podendo ser utilizado como combustível em veículos com motor a combustão. Esse elemento é aplicado, também, na indústria para a fabricação de outros tipos de combustível. Além disso, a indústria de base e a farmacêutica fazem uso do hidrogênio verde no seu processo produtivo.
Vantagens e desvantagens do hidrogênio verde
Vantagens do hidrogênio verde |
Desvantagens do hidrogênio verde |
Fonte de energia limpa e renovável, ou seja, não agride o meio ambiente. |
Elevado custo de produção, o que resulta em alto preço para o consumidor final. |
Passível de ser armazenado em tanques de hidrogênio na sua forma líquida ou gasosa. |
Trata-se de um combustível altamente inflamável, o que oferece risco caso armazenado de forma incorreta. |
Apresenta alta versatilidade, o que significa que seus usos vão além da sua função combustível. |
A produção de um volume considerável de hidrogênio verde demanda muita energia. |
O hidrogênio é o elemento mais abundante na natureza. |
Apesar de abundante, ocorre principalmente associado a outros elementos, formando compostos como a água. |
Importância do hidrogênio verde
O hidrogênio verde é uma substância que apresenta elevado potencial para a geração de energia, além de não gerar resíduos poluentes para o meio ambiente. Por essa razão, o hidrogênio verde tem importância na preservação ambiental e no combate a problemas graves como o aquecimento global e as mudanças climáticas, uma vez que é uma alternativa limpa e renovável aos combustíveis fósseis.
Hidrogênio verde no Brasil
O Brasil tem alto potencial para a produção de hidrogênio verde nos próximos anos, o que seria um avanço importante em direção a tornar sua matriz energética mais limpa e menos dependente de combustíveis fósseis. O país detém amplas reservas de água doce, sendo ela utilizada para a extração do hidrogênio verde a partir da eletrólise. Soma-se a isso o avanço das energias eólica e solar, que são fundamentais para a produção do hidrogênio verde.
Existe em tramitação no Plenário um projeto de lei que tem como objetivo fomentar a produção de hidrogênio verde no Brasil por empresas nacionais. Trata-se do PL 2308/2023, que institui o marco legal desse combustível no país e prevê a oferta de incentivos para a produção de hidrogênio verde no território nacional. Caso aprovado o PL, a regulação da produção ficará a cargo da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Saiba mais: Quais são os gases que provocam o efeito estufa?
Hidrogênio verde no mundo
A maior parcela do hidrogênio extraído industrialmente no mundo ainda é classificado como cinza, o que significa que esse processo emite gases poluentes da atmosfera. Entretanto, existe um esforço internacional para ampliar a produção de hidrogênio verde, principalmente de empresas que já se encontram no ramo dos combustíveis como a Shell, a Repsol e a BP. Em se tratando de empresas que já fabricam essa substância, a maior delas é a NEOM Green Hydrogen Company (NGHC), localizada na Arábia Saudita.
Os países desenvolvidos da Europa e a Austrália são, hoje, os principais produtores de hidrogênio verde do mundo. Há, entretanto, países que apresentam projetos concretos de ampliação do seu parque industrial para a implementação de usinas de produção de hidrogênio verde, as quais possuem elevada capacidade produtiva. Confira, na tabela a seguir, quais são os países com maior capacidade produtiva de hidrogênio verde.
-
5 maiores produtores de hidrogênio verde do mundo
Países que mais produzem hidrogênio verde atualmente |
Países com maior capacidade produtiva de hidrogênio verde |
Austrália |
China |
Alemanha |
Arábia Saudita |
Espanha |
Suécia |
Países Baixos |
Estados Unidos |
Reino Unido |
Reino Unido |
Curiosidades sobre o hidrogênio verde
-
O potencial energético do hidrogênio foi descoberto em 1839 pelo físico britânico William Robert Grove.
-
Apenas 0,1% do hidrogênio obtido é considerado verde (por meio da eletrólise)|1|.
-
A primeira usina de hidrogênio verde produzido por energia eólica surgiu na Alemanha na década de 1990.
Nota
|1| SMINK, V. Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do 'combustível do futuro'. BBC News Mundo, 11 abril 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56604972
Fontes
AGÊNCIA SENADO. Marco legal para a produção do hidrogênio verde vai a Plenário. Agência Senado, 12 jun. 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/06/12/marco-legal-para-a-producao-do-hidrogenio-verde-vai-a-plenario.
GIS. What is green hydrogen energy? Gosilano Institute for Sustainability, 5 nov. 2020. Disponível em: https://www.rit.edu/sustainabilityinstitute/blog/what-green-hydrogen-energy.
IBERDROLA. Green hydrogen: an alternative that reduces emissions and cares for our planet. Iberdrola, [s.d.]. Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustainability/green-hydrogen.
RÜHTER, R. Por que Brasil tem chance de vender hidrogênio verde 'mais barato do mundo'. BBC News Brasil, 05 fev. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cyxdelyllw7o.
SMINK, V. Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do 'combustível do futuro'. BBC News Mundo, 11 abril 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56604972