Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hidrogênio verde

O hidrogênio verde é o hidrogênio obtido sem a emissão poluentes na atmosfera ou qualquer outro resíduo danoso ao meio ambiente. É uma alternativa aos combustíveis fósseis.

Símbolo do hidrogênio sobre mata, em alusão ao hidrogênio verde.
O hidrogênio verde é uma substância que tem sido tratada como alternativa limpa aos combustíveis fósseis.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Hidrogênio verde é o nome dado ao hidrogênio que é extraído sem a produção de resíduos poluentes do meio ambiente, como gases do efeito estufa. O hidrogênio verde é obtido a partir da eletrólise da água, que é iniciada a partir de eletricidade gerada por fontes renováveis como a eólica ou a solar. Ainda de custo muito elevado para fabricação, o hidrogênio verde é uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, já que pode ser utilizado nos veículos a combustão.

Leia também: Quais são as vantagens e as desvantagens dos biocombustíveis?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre hidrogênio verde

  • Hidrogênio verde é o hidrogênio extraído de outros compostos químicos sem a produção de resíduos poluentes.

  • O hidrogênio verde é produzido por meio da eletrólise da água (H2O).

  • Tem aplicação na indústria de base, farmacêutica e de combustíveis, podendo ele próprio ser utilizado como combustível para automóveis.

  • Apesar de o hidrogênio ser um gás abundante no planeta Terra, o custo de produção do hidrogênio verde ainda é muito elevado.

  • O hidrogênio verde é importante por se tratar de uma alternativa aos combustíveis fósseis, o que contribui para a causa ambiental.

  • Grandes empresas produtoras de combustíveis fósseis já detêm projetos versados para a ampliação do hidrogênio verde.

  • Entre os principais países com projetos em andamento ou a serem executados estão Austrália, Arábia Saudita, Reino Unido, Estados Unidos e China.

  • O Brasil apresenta alto potencial para a produção de hidrogênio verde, e atualmente tramita no Plenário um projeto de lei que fomenta a sua fabricação no território nacional.

O que hidrogênio verde?

Hidrogênio verde é o nome dado ao hidrogênio que é extraído de outros tipos de gases e elementos sem a produção de resíduos poluentes para o meio ambiente. Por essa razão, ele também é chamado de hidrogênio renovável. Trata-se de um gás que tem elevado potencial combustível, e tem se mostrado, cada vez mais, como uma alternativa aos combustíveis fósseis.

O hidrogênio (H2) é um dos gases mais abundantes no planeta Terra e de todo o Universo conhecido. No entanto, ao menos na superfície e na atmosfera terrestre, ele sempre acontece junto de outros elementos químicos e forma gases e compostos distintos, a exemplo da água (H2O) e do gás metano (CH4). Por essa razão, o uso do hidrogênio para finalidades humanas deve ser realizado por meio de técnicas industriais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como é a produção de hidrogênio verde

Etapas da produção de hidrogênio verde.
A produção de hidrogênio verde não resulta na poluição do meio ambiente.

A produção de hidrogênio verde acontece por meio de uma reação química denominada eletrólise. A eletrólise nada mais é do que a quebra da molécula de um composto que contém hidrogênio em sua composição, como a água (H2O), para a obtenção do hidrogênio (H2).

O processo de eletrólise, nesse caso, é iniciado por meio da eletricidade gerada por meio de fontes renováveis como a eólica (ventos) e a solar. Por essa razão o hidrogênio obtido é chamado de verde: nenhum de seus processos de produção resulta na emissão de gases poluentes na atmosfera, tampouco libera substâncias capazes de degradar o meio ambiente. Ao fim da eletrólise há, além do hidrogênio, a liberação de oxigênio (O2).

Veja também: Afinal, o gás natural é uma fonte de energia renovável?

Aplicações do hidrogênio verde

O hidrogênio verde apresenta elevado potencial para a geração de energia, podendo ser utilizado como combustível em veículos com motor a combustão. Esse elemento é aplicado, também, na indústria para a fabricação de outros tipos de combustível. Além disso, a indústria de base e a farmacêutica fazem uso do hidrogênio verde no seu processo produtivo.

Vantagens e desvantagens do hidrogênio verde

Vantagens do hidrogênio verde

Desvantagens do hidrogênio verde

Fonte de energia limpa e renovável, ou seja, não agride o meio ambiente.

Elevado custo de produção, o que resulta em alto preço para o consumidor final.

Passível de ser armazenado em tanques de hidrogênio na sua forma líquida ou gasosa.

Trata-se de um combustível altamente inflamável, o que oferece risco caso armazenado de forma incorreta.

Apresenta alta versatilidade, o que significa que seus usos vão além da sua função combustível.

A produção de um volume considerável de hidrogênio verde demanda muita energia.

O hidrogênio é o elemento mais abundante na natureza.

Apesar de abundante, ocorre principalmente associado a outros elementos, formando compostos como a água.

Importância do hidrogênio verde

O hidrogênio verde é uma substância que apresenta elevado potencial para a geração de energia, além de não gerar resíduos poluentes para o meio ambiente. Por essa razão, o hidrogênio verde tem importância na preservação ambiental e no combate a problemas graves como o aquecimento global e as mudanças climáticas, uma vez que é uma alternativa limpa e renovável aos combustíveis fósseis.

Hidrogênio verde no Brasil

O Brasil tem alto potencial para a produção de hidrogênio verde nos próximos anos, o que seria um avanço importante em direção a tornar sua matriz energética mais limpa e menos dependente de combustíveis fósseis. O país detém amplas reservas de água doce, sendo ela utilizada para a extração do hidrogênio verde a partir da eletrólise. Soma-se a isso o avanço das energias eólica e solar, que são fundamentais para a produção do hidrogênio verde.

Existe em tramitação no Plenário um projeto de lei que tem como objetivo fomentar a produção de hidrogênio verde no Brasil por empresas nacionais. Trata-se do PL 2308/2023, que institui o marco legal desse combustível no país e prevê a oferta de incentivos para a produção de hidrogênio verde no território nacional. Caso aprovado o PL, a regulação da produção ficará a cargo da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Saiba mais: Quais são os gases que provocam o efeito estufa?

Hidrogênio verde no mundo

A maior parcela do hidrogênio extraído industrialmente no mundo ainda é classificado como cinza, o que significa que esse processo emite gases poluentes da atmosfera. Entretanto, existe um esforço internacional para ampliar a produção de hidrogênio verde, principalmente de empresas que já se encontram no ramo dos combustíveis como a Shell, a Repsol e a BP. Em se tratando de empresas que já fabricam essa substância, a maior delas é a NEOM Green Hydrogen Company (NGHC), localizada na Arábia Saudita.

Os países desenvolvidos da Europa e a Austrália são, hoje, os principais produtores de hidrogênio verde do mundo. Há, entretanto, países que apresentam projetos concretos de ampliação do seu parque industrial para a implementação de usinas de produção de hidrogênio verde, as quais possuem elevada capacidade produtiva. Confira, na tabela a seguir, quais são os países com maior capacidade produtiva de hidrogênio verde.

  • 5 maiores produtores de hidrogênio verde do mundo

Países que mais produzem hidrogênio verde atualmente

Países com maior capacidade produtiva de hidrogênio verde

Austrália

China

Alemanha

Arábia Saudita

Espanha

Suécia

Países Baixos

Estados Unidos

Reino Unido

Reino Unido

Curiosidades sobre o hidrogênio verde

  • O potencial energético do hidrogênio foi descoberto em 1839 pelo físico britânico William Robert Grove.

  • Apenas 0,1% do hidrogênio obtido é considerado verde (por meio da eletrólise)|1|.

  • A primeira usina de hidrogênio verde produzido por energia eólica surgiu na Alemanha na década de 1990.

Nota

|1| SMINK, V. Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do 'combustível do futuro'. BBC News Mundo, 11 abril 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56604972

Fontes

AGÊNCIA SENADO. Marco legal para a produção do hidrogênio verde vai a Plenário. Agência Senado, 12 jun. 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/06/12/marco-legal-para-a-producao-do-hidrogenio-verde-vai-a-plenario.

GIS. What is green hydrogen energy? Gosilano Institute for Sustainability, 5 nov. 2020. Disponível em: https://www.rit.edu/sustainabilityinstitute/blog/what-green-hydrogen-energy.

IBERDROLA. Green hydrogen: an alternative that reduces emissions and cares for our planet. Iberdrola, [s.d.]. Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustainability/green-hydrogen.

RÜHTER, R. Por que Brasil tem chance de vender hidrogênio verde 'mais barato do mundo'. BBC News Brasil, 05 fev. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cyxdelyllw7o.

SMINK, V. Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do 'combustível do futuro'. BBC News Mundo, 11 abril 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56604972

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Hidrogênio verde"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/hidrogenio-verde.htm. Acesso em 20 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Aquecimento global

Clique aqui e saiba o que é o aquecimento global. Entenda como esse fenômeno acontece. Descubra quais são suas causas e suas consequências.
Geografia

Biocombustíveis

Você sabe o que são biocombustíveis? Tire suas dúvidas aqui. Veja exemplos de biocombustíveis e quais são os seus usos. Entenda a importância dos biocombustíveis.
Geografia

Biocombustíveis no Brasil

Conheça aqui os principais biocombustíveis produzidos no Brasil e as características de cada um.
Geografia

Combustíveis Fósseis

Entenda o que são os combustíveis fósseis e veja as particularidades de cada um.
Química

Eletrólise

Clique para entender de uma vez por todas a eletrólise, um método físico-químico não espontâneo que resulta na formação de substâncias. Confira aqui quais são os tipos de eletrólise, o caso específico da eletrólise da água, as aplicações desse processo e alguns exercícios de vestibulares sobre o assunto resolvidos.
Química

Energia eólica

Você sabe como é gerada a energia eólica? Leia nosso texto para saber mais sobre essa importante fonte de energia. Conheça também suas vantagens e desvantagens.
Física

Fontes não renováveis de energia

Você sabe o que são fontes de energia não renováveis? Clique aqui, veja exemplos e entenda quais são suas vantagens e desvantagens.
Geografia

Fontes renováveis de energia

Confira um resumo explicativo sobre cada uma das principais fontes renováveis de energia, a importância delas e as suas respectivas propriedades.
Geografia

Gases do efeito estufa

Conheça os gases do efeito estufa, seus impactos e como eles são capazes de aumentar a temperatura do nosso planeta.
Química

Hidrogênio

Descubra o que é o hidrogênio. Saiba onde esse elemento é encontrado na natureza. Conheça as propriedades do hidrogênio. Veja como ele é utilizado.
Química