Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

4 tendências para novos empreendedores em 2021

O início do ano nos traz muitos planos. Por isso, selecionamos quatro tendências para novos empreendedores em 2021, para que alguns desses planos possam ser concretizados.

Nova Educa
Autor(a):
Nova Educa
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Todo mundo procura ter uma grande ideia para seu projeto profissional. Em alguns momentos, elas acontecem na carreira; em outros, são efetivadas nas empresas que criamos. Existe uma frustração em muitos jovens, pois vários não conseguem ter aquela explosão criativa. Mas não se preocupe, pois esse acontecimento é o mais comum para todas as pessoas. Uma ideia brilhante normalmente não surge de uma única vez, e sim com o tempo, quando amadurecemos como pessoa, ganhamos mais conhecimento sobre a área e identificamos melhor as oportunidades.

Dessa forma, é importante eliminar as cobranças sobre encontrar a melhor solução do mundo rapidamente. Seguindo as frases motivacionais, aproveite muito a viagem antes de chegar ao destino, pois é nesse caminho que as coisas mais incríveis podem acontecer. Buscando iluminar um pouquinho seus caminhos, vamos apresentar algumas tendências importantes para 2021, quem sabe isso não colabora com seu planejamento. :)

Leia também: 5 tendências pós-crise

Com o início de um novo ano, é importante analisar as novas tendências de mercado.
Com o início de um novo ano, é importante analisar as novas tendências de mercado.

Tópicos deste artigo

4 tendências para novos empreendedores em 2021

1. Alimentação saudável

Seguindo algumas informações do mercado apresentadas pela Consultoria Food Consulting, o iFood aumentou sua base em mais de 40 mil novos restaurantes desde março. E, no mercado como um todo, a demanda dos consumidores cresceu cerca de 250% no período de pandemia.

Olhando de forma prática e direta, as pessoas estão comendo mais em casa. Isso seria meio óbvio, mas com o tempo o consumo pode deixar de ser por entretenimento, como a pizza de sexta ou um japonês no fim de semana, e passar a ter a preocupação com a saúde diária.

Quem comia na rua e vai continuar de home office por um bom tempo em 2021 precisa de almoço e jantar, não vai rolar pizza todo dia. Então, o perfil saudável vai ganhar espaço, principalmente nos dias de semana, quando as pessoas preferem evitar exageros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Consumo sustentável

O Brasil sofreu por alguns meses com as queimadas, que devastaram boa parte da nossa mata. Entre 2000 e 2018, o IBGE estimou em 2,1 mil km² a área devastada no Pantanal, que era o bioma mais preservado do país. Já em 2020, pesquisadores estimam a perda de pelo menos 23 mil km² consumidos pelo fogo. Além disso, estima-se que existam 14 milhões de toneladas métricas de microplásticos no fundo dos oceanos, conforme estudo da Agência Científica Nacional da Austrália, conhecida pela sigla CSIRO.

Esses são apenas alguns dos itens que começam a entrar cada vez mais na nossa pauta de cuidar do mundo em que vivemos, portanto ações que pregam sustentabilidade ou produtos que não agridem o meio ambiente estão se tornando cada vez mais importantes, e como as pessoas estão mais tempo em casa, esses detalhes de comportamento na compra podem começar a mudar.

3. Produtos artesanais

A pandemia impulsionou algumas mudanças. As vendas on-line no Brasil cresceram 47% no 1º semestre, maior alta em 20 anos (Relatório da Ebit/Nielsen), levando 7,3 milhões de novos consumidores ao e-commerce. Mas assim como na compra face to face, as pessoas gostam de exclusividade, ou seja, com esse aumento de procura, deve surgir uma demanda cada vez maior de compras on-line por produtos personalizados que ofereçam um senso maior de pessoalidade e relação com a aquisição.

Esse item é bem interessante de avaliar, pois as grandes indústrias têm maior dificuldade para personalizar produtos, pois estão sempre produzindo em larga escala, porém os pequenos comerciantes conseguem abordar esse nicho de clientes de forma mais prática, eficiente e com lucros consideráveis.

Veja também: 4 possibilidades de negócio pós-crise

4. Entregas e drones

Nos itens anteriores, ficou claro que o número de entregas no mercado deve aumentar e, para isso, será necessário desenvolver novos formatos de delivery. Um dos mais discutidos ultimamente são os drones, uma tecnologia que vem se desenvolvendo rapidamente e já passa por aprovação da Anac para conseguir voar "mais longe". Essa tecnologia ainda precisa ser colocada à prova em uma rotina pesada de entregas nas metrópoles. Deixar de pensar em como resolver o problema de entregas do mercado é um erro, quanto mais a internet cresce, mais produtos precisam ser levados ao seu consumidor.

Colunista do artigo
Escrito por: Nova Educa A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.
SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

De estudante para estudante