PUBLICIDADE
O ano está acabando, a pandemia trouxe dificuldades globais para toda população mundial, mas isso não é motivao para deixar de olhar para frente e enxergar um futuro de sucesso. Mas não basta apenas querer, é preciso se preparar e adquirir conhecimento.
Neste período em que estamos replanejando nossa vida e pensando no futuro, ou melhor, no próximo ano, é uma ótima oportunidade para aprender com quem produziu livros para compartilhar boas práticas de como administrar empresas, gerir equipes, conhecer seu público e desenvolver seu produto.
Separamos algumas sugestões de livros legais. Então, entre na internet, dê uma olhada sobre os assuntos abordados por eles, veja se isso realmente te interessa para otimizar seu tempo e adquirir resultados eficientes.
Leia também: 5 dicas sobre redes sociais para empreendedores
Tópicos deste artigo
6 dicas de livros sobre empreendedorismo
1. Mindset: a nova psicologia do sucesso
Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford, é a autora desse livro, que mostra como a atitude mental com que encaramos a vida é crucial para o sucesso. Os acontecimentos da vida são influenciados por como lidamos com nossos objetivos, e o livro mostra como a forma de pensar o mundo define nossa relação com o trabalho e com as pessoas, como desenvolvemos nossos projetos e criamos nossos filhos.
2. O ponto da virada: como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença
O que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? O que acontece para que livros desconhecidos se tornem best-sellers? Nesse livro, Malcolm Gladwell mostra como entender fenômenos sociais de venda e popularização de consumo em massa. Ele mostra o que cria as “epidemias” e como funciona o pensamento coletivo no mercado. O momento decisivo em que essas novidades se alastram – ou se acabam – é o que o autor chama de “ponto da virada”.
Veja também: 5 apps gratuitos para a produtividade do empreendedor
3. Startup enxuta
Você pensa em um novo produto e quer deixar ele perfeito para lançar no mercado? “Não!”, grita Eric Ries nesse livro. Ele mostra como processos, inovação e metodologias ágeis podem ajudar a sua empresa alcançar bons resultados, economizando recursos e tempo. São exemplos de empresas que se consolidaram em seus mercados aplicando o modelo startup enxuta.
Aprendizagem validada e experimentação contínua, com métricas efetivas para avaliar o progresso, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção, quando necessário, são componentes desse modelo.
4. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano
Antes de consumidores, somos pessoas. O que parece ser óbvio exige adaptação dos modelos de negócio, que só agora estão se preparando para proporcionar experiências e relacionamentos em vez de simples vendas.
O mestre do marketing, Philip Kotler, desenvolve um modelo para isso mostrando por que o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores.
5. Receita previsível
Implante na sua empresa a máquina de vendas que levou a Salesforce a gerar mais de US$100 milhões em receita anual. Esse livro é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados.
De forma objetiva e com cases reais implantados pelos próprios autores, Aaron Ross e Marylou Tyler, você vai aprender, passo a passo, como colocar em prática o processo de vendas outbound, que levou empresas a aumentarem em mais de 300% suas receitas e a obterem milhões de dólares em receitas futuras.
Acesse também: 5 metodologias para startups
06. Criatividade S.A.: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração
Qual a fórmula por trás de filmes adorados por multidões, como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986.
Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.
Por Nova Educa