Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

6 dicas de livros sobre empreendedorismo

Trouxemos dicas de livros sobre empreendedorismo para poder ajudar e inspirar o futuro do seu negócio, a fim de que ele fique cada vez mais perto do sucesso.

Nova Educa
Autor(a):
Nova Educa
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O ano está acabando, a pandemia trouxe dificuldades globais para toda população mundial, mas isso não é motivao para deixar de olhar para frente e enxergar um futuro de sucesso. Mas não basta apenas querer, é preciso se preparar e adquirir conhecimento.

Neste período em que estamos replanejando nossa vida e pensando no futuro, ou melhor, no próximo ano, é uma ótima oportunidade para aprender com quem produziu livros para compartilhar boas práticas de como administrar empresas, gerir equipes, conhecer seu público e desenvolver seu produto.

Separamos algumas sugestões de livros legais. Então, entre na internet, dê uma olhada sobre os assuntos abordados por eles, veja se isso realmente te interessa para otimizar seu tempo e adquirir resultados eficientes.

Leia também: 5 dicas sobre redes sociais para empreendedores

Os livros são uma ótima fonte para aprender novas práticas do empreendedorismo e observar exemplos de empresas de sucesso.
Os livros são uma ótima fonte para aprender novas práticas do empreendedorismo e observar exemplos de empresas de sucesso.

Tópicos deste artigo

6 dicas de livros sobre empreendedorismo

1. Mindset: a nova psicologia do sucesso

Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford, é a autora desse livro,  que mostra como a atitude mental com que encaramos a vida é crucial para o sucesso. Os acontecimentos da vida são influenciados por como lidamos com nossos objetivos, e o livro mostra como a forma de pensar o mundo define nossa relação com o trabalho e com as pessoas, como desenvolvemos nossos projetos e criamos nossos filhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. O ponto da virada: como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença

O que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? O que acontece para que livros desconhecidos se tornem best-sellers? Nesse livro, Malcolm Gladwell mostra como entender fenômenos sociais de venda e popularização de consumo em massa. Ele mostra o que cria as “epidemias” e como funciona o pensamento coletivo no mercado. O momento decisivo em que essas novidades se alastram – ou se acabam – é o que o autor chama de “ponto da virada”.

Veja também: 5 apps gratuitos para a produtividade do empreendedor

3. Startup enxuta

Você pensa em um novo produto e quer deixar ele perfeito para lançar no mercado? “Não!”, grita Eric Ries nesse livro. Ele mostra como processos, inovação e metodologias ágeis podem ajudar a sua empresa alcançar bons resultados, economizando recursos e tempo. São exemplos de empresas que se consolidaram em seus mercados aplicando o modelo startup enxuta.

Aprendizagem validada e experimentação contínua, com métricas efetivas para avaliar o progresso, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção, quando necessário, são componentes desse modelo.

4. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano

Antes de consumidores, somos pessoas. O que parece ser óbvio exige adaptação dos modelos de negócio, que só agora estão se preparando para proporcionar experiências e relacionamentos em vez de simples vendas.

O mestre do marketing, Philip Kotler, desenvolve um modelo para isso mostrando por que o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores.

5. Receita previsível

Implante na sua empresa a máquina de vendas que levou a Salesforce a gerar mais de US$100 milhões em receita anual. Esse livro é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados.

De forma objetiva e com cases reais implantados pelos próprios autores, Aaron Ross e Marylou Tyler, você vai aprender, passo a passo, como colocar em prática o processo de vendas outbound, que levou empresas a aumentarem em mais de 300% suas receitas e a obterem milhões de dólares em receitas futuras.

Acesse também: 5 metodologias para startups

06. Criatividade S.A.: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração

Qual a fórmula por trás de filmes adorados por multidões, como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986.

Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

 

Por Nova Educa

Colunista do artigo
Escrito por: Nova Educa A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.
SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

De estudante para estudante