Whatsapp
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

3 coisas importantes para definir entre empreendedorismo e emprego

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Na construção de uma carreira, é muito comum jovens e adolescentes ficarem em dúvida sobre qual profissão escolher, o que estudar etc. E hoje surgiu mais um debate: empreender ou conseguir um bom emprego? Vamos ser sinceros, nessa idade me parece até injusto tomar decisões tão importantes para a sequência da vida, mas são necessárias e vão ter que acontecer.

Existe um glamour com a palavra empreendedorismo, ou seja, você será seu próprio chefe, vai definir seus horários, definir os caminhos que sua empresa vai trilhar. Olhando por esse ponto, parece até ser uma opção óbvia, mas não se engane. Lendo nossos artigos, você já deve ter percebido que as coisas não são tão simples.

Por outro lado, trabalhar em uma empresa pode parecer um castigo — respeitar as regras, seguir ordens  ou ter uma agenda predefinida —, mas adianto que o crescimento profissional e até o sucesso podem ser mais fáceis por esse caminho. Empresas oferecem certa estabilidade, que favorece o seu planejamento profissional. Então, vamos avaliar três coisas importantes para se pensar antes de tomar uma decisão.

Leia também: 5 termos importantes para jovens empreendedores

Escolher o nosso futuro profissional não costuma ser simples. É necessário pensar nas oportunidades que são compatíveis com nossas características.
Escolher o nosso futuro profissional não costuma ser simples. É necessário pensar nas oportunidades que são compatíveis com nossas características.

3 coisas importantes para definir entre empreendedorismo e emprego

1. Suas características

Sei que é complicado, mas entender sobre você mesmo é fundamental para o seu plano de vida. Existem alguns testes na internet para avaliação de perfil profissional (dá uma pesquisada no Google) que podem iluminar um pouco quem é você. Focando no perfil empreendedor, é muito importante ser resiliente, ou seja, não desistir e insistir, pois todo início é sempre complicado.

Pensar em inovação e criatividade é excelente, mas, se não tiver um perfil de negócios, gestão e vendas, as chances de sucesso se complicam, pois a empresa não consegue girar no seu início. Gostar de estudar diferentes assuntos e buscar conhecimento o tempo todo são práticas fundamentais. A grande diferença aqui é que, em um emprego, você vai focar mais na sua função, o que facilita o curso universitário, os programas de treinamento, conteúdos na internet ou qualquer mecanismo de aprendizagem. Portanto, entender suas preferências e sua fase de vida ajudam a tomar uma decisão, mas isso não significa que seja a decisão final, continue lendo que irá entender.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. A experiência profissional pode ser importante

Muitos jovens sonham e se imaginam empreendendo, criando uma grande empresa, ajudando pessoas e mudando o mundo. Transformar um sonho em prática é um grande desafio, e poucos jovens no mundo conseguiram sem muita experiência. Iniciar uma empresa vai te trazer questões que nem sempre estão ligadas ao seu produto ou serviço. Itens como programação, vendas, contabilidade, financeiro, entre outros, podem não ser algo fácil e simples de resolver.

Muitos empreendedores de sucesso vieram do mercado, ou seja, iniciaram sua carreira em empresas, cresceram, atingiram cargos de gestão e, depois, com mais experiência e poder financeiro, enfrentaram a jornada das suas startups. Portanto, nem sempre uma decisão vai ser definitiva. Você pode começar por um lado, mudar para outro, retornar ou continuar — quanto mais você conhecer a si mesmo e absorver as experiências da vida, mais fácil será alcançar a melhor solução.

Veja também: 5 metodologias para startups

3. Como escolher?

Primeiro faça uma revisão dos dois itens anteriores. Acredito que a resposta já vai começar a ficar cada vez mais clara na sua mente. Mas conversar, compartilhando sonhos e desejos, também é um ótimo caminho. Conte para as pessoas o que está pensando em fazer, escute histórias de como outras pessoas estão tomando as decisões delas, investigue sobre cursos, conheça muito o mercado em que pretende atuar. Quanto mais outras pessoas souberem sobre seus sonhos e suas buscas, mais simples as oportunidades podem surgir. Conselhos ou dicas, independentemente da forma, escute e absorva o melhor possível, pois ser uma pessoa curiosa e bom comunicador é fundamental para ter sucesso como empreendedor ou em um emprego nas grandes corporações. Boa sorte!

  

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Leia este texto e descubra quatro importantes tendências de negócios para novos empreendedores em 2021. Saiba em que área começar uma nova empresa.
Clique aqui e conheça 6 filmes sobre empreendedorismo que podem te ensinar e inspirar ao mesmo tempo em que você se diverte.
Conheça 6 livros sobre empreendedorismo que poderão te ensinar novas práticas, além de inspirar com exemplos de sucesso. Confira!
Leia 16 análises sobre o empreendedorismo no Brasil e compreenda melhor como essa área tem impactado a sociedade e o mercado.
Aprenda 10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo e atualize-se na área de vendas on-line e na interação virtual com seus clientes.
Aprenda 10 termos importantes sobre vendas para te ajudar nesse processo que é fundamental no ramo do empreendedorismo.
Clique aqui e veja cinco dicas valiosas sobre como utilizar as redes sociais para ajudar ainda mais o jovem empreendedor a alcançar seus objetivos.