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O tema "empreendedorismo" está cada vez mais aparecendo entre jovens e adultos que sonham com uma vida melhor, maior satisfação profissional e colaborar com o mundo de alguma forma. É importante estudar e acreditar nas suas ideias, sendo também um grande diferencial entender números e perceber proporções dos impactos em nossa sociedade.
Neste artigo quero trazer alguns dados que vale compartilhar, como a pesquisa realizada pela Wakefield Research, com patrocínio da Weebly, que entrevistou 1.001 adultos nos Estados Unidos e constatou que, para aproximadamente ⅓ deles, a ideia de começar um novo negócio traz mais medo do que pular de paraquedas. Mas como os brasileiros enxergam esse cenário?
A pesquisa produzida pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com apoio do IBQP e Sebrae — “Empreendedorismo no Brasil – Relatório executivo 2018” — trouxe um número bem legal sobre o tamanho do tema. A taxa de empreendedorismo no Brasil é de 38% entre a população de 18 a 64 anos, o que equivale a aproximadamente 51,972 milhões de pessoas. Ao analisar toda a população do país, que está em torno de 210 milhões, 24,76% empreendem, ou seja, quase 1 a cada 4 pessoas.
Outra avaliação produzida pela MindMiners e encomendada pelo PayPal (para ler o relatório, clique aqui) entrevistou pessoas que empreendem e outras que não, chegando a algumas conclusões, como, por exemplo, a partir do momento que se ingressa em uma atividade empreendedora, a confiança tende a aumentar bastante. Analisando-se esses perfis, vamos colocar os principais resultados identificados.
Leia também: 5 tópicos sobre empreendedorismo do Relatório Juventude e Conexões
Tópicos deste artigo
16 análises do empreendedorismo no Brasil
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Para aqueles que já empreendem
1. Menos da metade dos empreendedores possuem sócios em seus negócios.
2. A grande maioria das empresas segue um modelo de negócio focado em B2C.
3. A grande maioria dos empreendedores já possuía experiência no segmento de atuação de sua empresa.
4. Liberdade e autonomia são os principais motivadores para empreender.
5. A grande maioria acredita que os sócios de um negócio são os grandes responsáveis pelo seu sucesso.
6. Apenas 3% dos entrevistados pretende vender a empresa por um bom preço ao longo dos próximos anos.
7. Processos burocráticos e operacionais são vistos como as maiores dificuldades dentro do processo de empreender.
8. A maioria dos entrevistados já realizou algum tipo de pesquisa de mercado para ajudar sua empresa.
Veja também: 5 dicas sobre redes sociais para empreendedores
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Para aqueles que ainda não empreendem, mas pretendem
1. A grande maioria dos potenciais empreendedores já possui uma ideia de negócio.
2. Um quinto dos entrevistados pretende atuar no setor de tecnologia.
3. Metade dos entrevistados possui alguma experiência no setor que pretende atuar.
4. Quase todos os entrevistados pretendem investir alguma quantia do próprio bolso no negócio.
5. Apesar de ter a intenção de empreender, boa parte dos entrevistados não discute a ideia com outras pessoas.
6. Mais da metade dos entrevistados busca informações sobre a abertura de um negócio com amigos e familiares.
7. A grande maioria dos entrevistados não utiliza apoio de nenhuma instituição para empreender.
8. Um terço dos entrevistados já realizou algum tipo de pesquisa para validar sua ideia.
Acesse também: 5 ações para começar sua empresa
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Por Nova Educa