Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Porto Velho

Geografia do Brasil

Porto Velho é o centro político-administrativo e também econômico de Rondônia, no Norte do Brasil. É a cidade mais populosa do estado, contando hoje com 539 mil habitantes.
Bandeira de Porto Velho.
Bandeira de Porto Velho.
PUBLICIDADE

Porto Velho é a capital do estado de Rondônia, que fica na região Norte do Brasil. A cidade se formou a partir da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, tendo como fundação o ano de 1907. Possui mais de 34 mil km² de área e faz fronteira com a Bolívia, além de outros municípios no próprio território rondoniense, Amazonas e Acre. O clima na cidade é o Tropical superúmido, e seu relevo é composto por planícies em sua maioria. Conta atualmente com 539.354 habitantes, e tem sua economia centrada no setor terciário e nas atividades da indústria extrativa.

Leia também: Quais são as capitais dos estados do Brasil?

Resumo sobre Porto Velho

  • Porto Velho é a capital do estado de Rondônia.

  • A cidade foi formada a partir das instalações da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no ano de 1907.

  • Faz fronteira com a Bolívia e com outros 10 municípios rondonienses, acrianos e amazonenses.

  • Tem mais de 34 mil km² de área. Localiza-se em uma região planáltica e tem relevo plano e ondulado. Seu clima é o Tropical superúmido.

  • Faz parte do bioma amazônico e é banhada pelo rio Madeira.

  • É a cidade mais populosa do estado, com 539.354 habitantes.

  • Seu PIB é de R$ 16,64 bilhões, o maior de Rondônia. Além do setor terciário, destacam-se a indústria de transformação e o extrativismo mineral e vegetal.

  • O rio Madeira se tornou uma via de transporte e também rota turística do município.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Porto Velho:

  • Gentílico: porto-velhense

  • Localização

    • País: Brasil

    • Unidade federativa: Rondônia

    • Região intermediária[1]: Porto Velho

    • Região imediata[1]: Porto Velho

    • Região metropolitana: Região Metropolitana de Porto Velho, formada pelos municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari.

    • Municípios limítrofes: Candeias do Jamari, Machadinho d’Oeste, Cujubim, Alto Paraíso, Buritis, Nova Mamoré (em Rondônia), Acrelândia (Acre), Humaitá, Canutama e Lábrea (Amazonas).

  • Geografia

    • Área total: 34.090,952 km² (IBGE, 2020)
    • População total: 539.354 habitantes (IBGE, 2020)

    • Densidade: 12,57 hab./km² (IBGE, 2010)

    • Clima: Tropical superúmido

    • Altitude: 87 metros

    • Fuso horário: GMT -4

  • Histórico

    • Fundação: 04 de julho de 1907

Veja também: Macapá – única capital brasileira atravessada pela Linha do Equador

Geografia de Porto Velho

Porto Velho é a capital do estado de Rondônia, localizado na região Norte do Brasil. A cidade ocupa uma área de aproximadamente 34 mil km², o que equivale a 1,89% de todo o território rondoniense, sendo, assim, a maior em extensão do estado. Porto Velho fica na porção norte de Rondônia, na margem esquerda do rio Madeira, fazendo fronteira com municípios do estado do Amazonas, do Acre e outras seis cidades rondonienses. A sudoeste, a cidade faz fronteira com a Bolívia, sendo, assim, a única capital brasileira com divisa internacional.

Desde 2015, com o município de Candeias do Jamari, na sua divisa sudeste, forma a Região Metropolitana de Porto Velho.

Foto aérea de Porto Velho, capital de Rondônia.
Porto Velho, capital de Rondônia.
  • Clima de Porto Velho

O clima predominante em Porto Velho é o Tropical superúmido. É caracterizado pela alta umidade relativa do ar e também pelas elevadas temperaturas durante o ano, com médias de 26,5 ºC. A pluviosidade anual supera os 2000 mm, com um curto período seco, que se estende de junho a agosto. Esse intervalo corresponde também aos meses de temperatura mais amena, que fica em torno de 24 ºC.

  • Relevo de Porto Velho

A cidade de Porto Velho fica em uma região planáltica, parte do Planalto Central Brasileiro, conforme a classificação estabelecida por Aziz Ab’Sáber, próximo da transição para as planícies e terras baixas amazônicas. As menores altitudes estão situadas próximo da planície do rio Madeira, enquanto o restante da cidade apresenta terreno que varia de plano a suavemente ondulado.

  • Vegetação de Porto Velho

O bioma Amazônia abrange todo o estado de Rondônia, incluindo a sua capital, Porto Velho. Encontra-se no município áreas recobertas com florestas ombrófilas abertas, florestas de transição e florestas de várzea. Além disso, foram estabelecidas áreas de proteção e conservação ambiental, como parques e estações ecológicas.

  • Hidrografia de Porto Velho

O rio Madeira é o principal curso d’água que banha a cidade de Porto Velho. Destacam-se também os rios Abunã, Ji-Paraná, Jacy-Paraná, Mutum-Paraná e Candeias do Jamari.

Mapa de Porto Velho

A cidade de Porto Velho se estende por todo o norte e noroeste do estado de Rondônia, conforme mostra o mapa abaixo.

Mapa de Rondônia com destaque para a cidade de Porto Velho.

Demografia de Porto Velho

Porto Velho é o município mais populoso de Rondônia e o terceiro com maior população da região Norte do país, atrás somente de Manaus e de Belém. Possui 539.354 habitantes, conforme as estimativas do IBGE para 2020, o que significa que 30% dos rondonienses vivem na capital estadual. Entre as capitais, Porto Velho ocupa a posição de número 21 em termos populacionais. Além do mais, a capital rondoniense aparece como o 45º município mais populoso do Brasil.

Sendo um dos municípios mais extensos do país, com mais de 34 mil km², Porto Velho possui uma distribuição populacional de 12,57 hab./km² (IBGE, 2010), sendo, desse modo, pouco povoado. Apesar disso, apresenta concentração populacional maior que a do estado de Rondônia, que é de 6,58 hab./km². Conforme os dados do último censo, 91,18% dos porto-velhenses possuíam domicílio na zona urbana, com 8,81% vivendo na zona rural.

A maioria dos moradores da capital rondoniense, 61,76%, autodeclara-se parda. Sua população é composta também por 29,02% de brancos, 7,1% de pretos, 1,76% de amarelos e 0,33% de indígenas. Destaca-se a grande presença de migrantes, que perfaziam, à época do último Censo, 11% da população de Porto Velho. Os migrantes internacionais são originários principalmente de Portugal e países sul-americanos, como a Bolívia.

Confira no nosso podcast: Envelhecimento populacional e economia

Divisão geográfica de Porto Velho

A cidade de Porto Velho é composta por 71 bairros. Estes são divididos em zonas de planejamento, as quais são numeradas de 1 a 5, além daquelas que não foram definidas ou não possuem lei de criação. Os bairros porto-velhenses são agrupados também por meio dos distritos, que são atualmente 16.

Economia de Porto Velho

Porto Velho tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 16,64 bilhões, maior valor para o estado de Rondônia e também um dos mais elevados da região Norte, ficando atrás apenas das capitais do Amazonas e do Pará. Levando em consideração o conjunto de cidades brasileiras, a economia da capital rondoniense fica na 59ª colocação, conforme indicam os dados do IBGE para 2018.

Semelhante ao que é possível observar em diversas capitais e cidades brasileiras, a maior parte do PIB de Porto Velho é oriunda do setor terciário, isto é, dos serviços e do comércio. A parcela correspondente a essas atividades, com exceção do setor público e da administração, é de 45,87%. Além do comércio tradicional e da prestação de serviços, destaca-se a importância crescente do turismo na região.

A cidade e outros municípios rondonienses próximos concentram as atividades industriais do estado. Em nível municipal, a atividade secundária responde por 26,56% do seu PIB. As empresas localizadas em Porto Velho atuam em ramos como o madeireiro e moveleiro, alimentício e também da construção civil.

O extrativismo mineral, com destaque para a cassiterita e o ouro, e vegetal tem grande relevância para a economia porto-velhense, assim como a atividade pesqueira. A agropecuária, por sua vez, responde por 4,03% do PIB municipal, com destaque para a produção de cana-de-açúcar, açaí, milho, soja, mandioca, banana e café.

Governo de Porto Velho

O governo do município de Porto Velho é do tipo democrático representativo. Isso significa que a população porto-velhense elege os seus representantes, processo esse que se dá por meio de eleições municipais. O prefeito é o chefe do Poder Executivo local. O órgão do Poder Legislativo é a Câmara Municipal, composta por 21 vereadores.

Porto Velho é, ainda, o centro político-administrativo de Rondônia, desempenhando a função de capital estadual. A sede do governo do estado fica no Palácio Rio Madeira.

Infraestrutura de Porto Velho

A maior parte dos domicílios de Porto Velho fica na zona urbana do município. Conforme os dados do IBGE indicam, existe na capital rondoniense alguns problemas estruturais no que diz respeito ao acesso aos principais serviços urbanos. O último Censo Demográfico que realizou o mapeamento da cidade traz a informação de que 42,8% dos domicílios possuem esgotamento sanitário adequado e 37,6% têm acesso à água pela rede geral (sendo o restante por meio de poços e nascentes ou outras formas). A rede elétrica, por sua vez, é mais abrangente e atende a 98,2% dos domicílios de Porto Velho.

O transporte rodoviário é o principal modal utilizado para a conexão da capital rondoniense com outros estados e municípios brasileiros, e também com o território boliviano, situado a oeste de Porto Velho. Entre as vias estão as rodovias federais BR-364 e BR-425. O transporte hidroviário se realiza através da Hidrovia do Madeira, sendo esta uma importante via de escoamento de mercadorias na região Norte do país. O município abriga também o principal aeroporto de Rondônia, que é o Aeroporto Internacional de Porto Velho.

Veja também: Quais são os problemas no transporte público?

Cultura de Porto Velho

Embora seja uma cidade relativamente jovem quando comparada a outras capitais brasileiras, Porto Velho apresenta uma rica cultura, que se manifesta das mais variadas formas, como por meio dos trabalhos manuais, da música, das danças e das festas tradicionais, que compõem o calendário de eventos da capital rondoniense. Entre elas, destacam-se:

  • o Carnaval

  • a festa da Flor de Maracujá

  • a procissão fluvial de São Pedro

  • o Círio de Nazaré de Porto Velho

A antiga Estrada de Ferro Madeira Mamoré se tornou um museu, que reconta uma parte da história da região Norte do Brasil, e integra também um roteiro turístico que é realizado de barco pelo rio Madeira. Os mercados Cultural e Central de Porto Velho são também pontos turísticos da cidade, o primeiro contanto com shows, lançamentos de livros, lojas, exposições de arte, e o segundo com as mercadorias tradicionais do Norte do Brasil, pescados, artesanatos e outros itens.

A cidade conta, além disso, com o Museu da Memória Rondoniense e o Centro Cultural Indígena, voltados, respectivamente, para a história daquele estado e para a sua população tradicional.

Foto de barcos atracados no rio Madeira em Porto Velho.
Barcos que realizam as rotas turísticas pelo rio Madeira em Porto Velho (RO).[1]

História de Porto Velho

A história da capital rondoniense começou com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que deu origem aos primeiros povoamentos formados na região no ano de 1907. A sua fundação foi atribuída à Madeira Mamoré Railway Company, o que aconteceu em 04 de julho daquele mesmo ano, mesmo contra a vontade dos administradores, que não viam com bons olhos a ocupação de um espaço tido como privado. A criação do município de Porto Velho, por sua vez, data de 02 de outubro de 1914. Dois meses mais tarde, os primeiros governantes da cidade foram nomeados.

O espaço urbano de Porto Velho foi, a partir de então, gradativamente se tornando mais amplo e mais instrumentalizado. A década de 1930 foi marcada por grandes inaugurações e pela instalação de importantes rodovias que fariam a conexão do município com outras cidades do Norte e da região Centro-Oeste do Brasil.

No ano de 1943, a cidade foi elevada à categoria de capital do então território federal, que passou a se chamar território federal de Rondônia, em 1956. Após se tornar um estado, o status de capital foi mantido, o que se deu em 1981. Porto Velho é hoje a cidade mais populosa de Rondônia e centro econômico do estado.

Crédito da imagem

[1] Vinicius Bacarin / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Porto Velho"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/porto-velho.htm. Acesso em 17 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Leia nosso texto sobre Belém e conheça melhor a geografia da capital do estado do Pará. Ela integra o bioma Amazônia e possui quase 1,5 milhão de habitantes.
Você sabia que Boa Vista é a única capital brasileira localizada acima da Linha do Equador? Leia nosso texto e conheça um pouco mais da capital do estado de Roraima.
Conheça quais são as capitais do Brasil e seus respectivos estados. Saiba como essas capitais distribuem-se pelo Brasil e quais foram as capitais federais.
Aprenda sobre a cidade de Macapá com o nosso texto. Conheça as principais características de seu território e seus aspectos econômicos, demográficos e culturais.
Amplie seus conhecimentos sobre a cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Saiba mais sobre seus aspectos geográficos, população, economia e história.
Sabia que Palmas é a capital mais jovem do Brasil? Clique aqui e leia nosso texto sobre a capital do Tocantins. Conheça seus principais aspectos geográficos.
Aprenda sobre a cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre! Leia a respeito dos seus aspectos geográficos e conheça sua economia, população, cultura e história.
Clique aqui para conhecer um pouco mais de São Luís, capital do Maranhão. Leia sobre os aspectos geográficos, a população, a economia e a cultura desse município.